10 de dezembro de 2012

RESENHA: A POSSESSÃO DO SR. CAVE - MATT HAIG (ED. RECORD)


Boa tarde, pessoal!

Estou apaixonadinha! É com essa afirmação que preciso começar a falar sobre A POSSESSÃO DO SR. CAVE, do MATT HAIG, lançado pela editora RECORD. Um livro perfeito, cheio de citações musicais, artísticas e históricas, e que, apesar do nome e da sinopse, não tem nada de livro de terror. Pelo contrário, é um drama muito bem estruturado e demasiado envolvente.

Em vez de ficar falando sobre o enredo para vocês, vou colocar a sinopse, pois são tantas as coisas que quero falar sobre o livro, que tenho medo que a resenha fique muito extensa.


Sinopse: Após o assassinato da jovem esposa e a morte de um de seus filhos gêmeos, resta a Terence Cave apenas a filha, Bryony, a quem ele é inteiramente dedicado. Mas estranhos acontecimentos fazem-no acreditar que Reuben, o filho morto, cujo amor ele sempre desprezara, está de volta e deseja se vingar da irmã. Obcecado pelo desejo de proteger Bryony a qualquer custo, Terence percebe que ele próprio pode ser uma ameaça: em um segundo, ele não é mais o mesmo, mas sim o filho morto. Aos poucos o pai perde o controle e, para proteger a única coisa valiosa que lhe resta, ele está disposto não apenas privá-la da liberdade, mas também a controlar sua vida.


Esse é o terceiro livro do autor que a editora lança, mas foi primeiro que li, e já adianto que fiquei fascinada pela escrita de MATT. Ele escreve de um jeito denso, profundo, dramático, tocante e intenso. Um jeito que até agora me deixa na dúvida sobre “tomar um lado” na história.

A princípio, achei todas as atitudes de Terence Cave compreensíveis. Ele era um filho, marido e pai enlutado, e não queria perder Bryony, seu maior tesouro, para a morte também.  Em meio a seu desespero, ele vai escrevendo para a filha os sentimentos que foram tomando conta dele após a morte de Reuben, gêmeo de Bryony. Os sentimentos eram de medo, e vontade de cuidar de sua jóia, mas o sr. Cave também vai expondo como se sentia em relação aos filhos, e não esconde, nem por um momento, sua preferência pela filha e a forma como negligenciava o filho.

A vida de Cave era Bry. A melhor educação, os melhores presentes, os melhores passeios, as melhores roupas, tudo era para que ela ficasse satisfeita. Mas após a morte de Reuben, Cave passa a fazer uma análise de sua vida com seus filhos, vai descobrindo os pontos que errou com eles, ao mesmo tempo em que começa a sentir um imenso desespero, pois vê a personalidade de sua adorável filha mudar completamente, e se sentir perseguido e possuído pelo espírito de filho.

Não sei dizer se acreditei na possessão do sr. Cave por seu filho, ou se apenas considerei que ele estava ficando louco com medo de perder a filha, afinal, a menina se tornou agressiva, grossa, passou a andar com maus elementos, tratar mal o pai, arrumou um namorado briguento que esconde uma história tenebrosa, etc.

Cheguei a um ponto que não conseguia mais discernir o que era certo e o que era errado na atitude de Cave em relação à sua filha. Algumas vezes ele me parecia super protetor, outras me parecia correto, uma vez que a filha tinha se transformado em alguém tão desconhecido.

Muitas vezes acreditei que ele usou o nome do filho em vão, porque não queria acreditar que era ele mesmo quem fazia as coisas, sendo mais fácil por a culpa no filho, uma vez que ele tanto se culpava por ter negligenciado o garoto e achava que ele o perseguia como forma de vingança.

Ao final, Cave faz coisas inacreditáveis para proteger e defender a filha. O amor dele como pai é desmedido e incontrolado, beirando o absurdo e o doentio. Apesar disso, o leitor sente uma profunda confusão em relação aos pensamentos e sentimentos de Cave. Fica bastante difícil estabelecer uma linha entre proteção e obsessão.

Mas A POSSESSÃO DO SR. CAVE é extrema e brilhantemente bem escrito. MATT HAIG nos transporta para a vida de um homem desesperado para proteger, ao mesmo tempo em que deixa em dúvida se tudo isso é apenas amor de pai. Passei muitos momentos me perguntando se todo o cuidado de Cave era de amor paterno ou tinha algo mais.  Cave é um personagem muito bem construído em sua personalidade, e acho que a intenção do autor era mesmo a de confundir o leitor, se ficávamos ao lado dele ou não, e em quais momentos. Muitas vezes era claro que o personagem ultrapassava os limites do permitido e chegava ao absurdo, mas em momentos seguintes parecia natural e até correto que algumas atitudes fossem tomadas.

A escrita do autor, as dúvidas construídas, o protecionismo e o tom melancólico de seu personagem me conquistaram a cada página. Para aqueles que gostam de uma narrativa mais lenta, profunda, cheia de sentimentos, e que proporciona muita reflexão, A POSSESSÃO DO SR. CAVE é mais que recomendado, é leitura obrigatória.  


FICHA DO LIVRO

A POSSESSÃO DO SR. CAVE
MATT HAIG
Editora: RECORD                       
Ano: 2012                   
Nº págs: 272
Gênero: Drama


Comente com o Facebook:

Um comentário:

  1. Vi esse livro na estante e pesquisei sobre ele na internet rapidamente. Vou levar só pelo sua resenha, espero mesmo que seja bom hahaha ;)

    ResponderExcluir

* Deixe seu comentário e me faça feliz :D
* Se você tem um blog, não esqueça de deixar o link.