29 de dezembro de 2012

RESENHA: UM LUGAR PARA FICAR - DEB CALETTI (ED. NOVO CONCEITO)


Boa tarde, meus queridos!

Esta será a última resenha do ano. Dia 31 vou fazer um post especial dos melhores livros que li no semestre, não serão apenas 10, não consigo. A novidade ficará por conta dos 10 piores que li no semestre.

Mas vamos a resenha de hoje: UM LUGAR PARA FICAR da DEB CALETTI (Ed. NOVO CONCEITO).

 Um Lugar para FicarSINOPSE: O relacionamento de Clara com Christian é intenso desde o começo e diferente de tudo o que ela já havia experimentado. No entanto, o que começa como um grande afeto rapidamente se transforma em obsessão, e já é muito tarde quando Clara percebe que as coisas foram longe demais e que Christian está disposto a fazer de tudo para ficar ao seu lado. Então, Clara parte da cidade e Christian fica para trás. Ninguém sabe onde ela está, mas, mesmo assim, Clara ainda luta para se livrar do medo. Ela sabe que Christian não vai permitir que ela suma tão facilmente. Não importa para onde ela vá, nunca será longe o bastante...


Sou obrigada a começar dizendo que não sei se super indico ou não o livro. Em um primeiro momento ele me agradou imensamente, gostei de imediato dos problemas de relacionamentos de adolescentes fugirem do comum e serem um pouco mais sérios, gostei de todo o mistério que cerca a personagem principal sobre a morte de sua mãe, gostei das atitudes firmes de Clara, porém, em muitos momentos, achei a história um pouco forçada.

A forma que a autora escolheu para narrar o livro, alternando o passado e o presente de Clara, foi fantástica. Quando eu estava morrendo de curiosidade para saber mais sobre o passado da garota, ela interrompia e voltava ao presente; e quando eu estava me deliciando com as novidades, expectativas e prazeres desse, ela voltava ao passado, com uma narrativa mais densa, triste, melancólica...

Explorar o abuso do sentimento de posse e ciúme no personagem de Christian foi uma idéia fabulosa, mas foi justamente nessas partea que achei alguns momentos forçados. Claro que adolescentes podem se tornar ciumentos, possessivos, etc, mas achei a medida exagerada para idade do personagem. Creio que DEB seria ainda mais feliz em seu livro se tivesse colocado personagens um pouco mais velhos e tivesse explorado ainda mais uma personalidade mais agressiva em Christian, que devido à idade e experiências na vida, teria mais motivos para se desenvolver e se mostrar da forma que é.

O pai de Clara, um famoso escritor, é quem nos encanta no livro, porém em alguns momentos o achei bastante submisso à situação que a filha vivia. Mudar de cidade só para fugir de um adolescente com personalidade agressiva me parece exagerado, por isso digo que a história seria mais verossímil se as personagens tivessem mais idade.

É por isso que fico numa avaliação de meio termo quanto ao livro. Acho que cada um tem que ler para tirar as próprias conclusões. Não posso dizer que amei de paixão nem que odiei ao extremo. Realmente  me encontrei em uma situação difícil de avaliar, acredito que os autores precisam URGENTE sair dessa coisa se explorar o universo adolescente e partir para relacionamentos mais maduros que possam ser aprofundados para que assim pareçam mais reais.


FICHA DO LIVRO


UM LUGAR PARA FICAR
DEB CALETTI
Editora: NOVO CONCEITO
Ano: 2012                   
Nº págs: 272
Gênero: Drama





Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

* Deixe seu comentário e me faça feliz :D
* Se você tem um blog, não esqueça de deixar o link.