11 de dezembro de 2012

RESENHA: ZUMBIS x UNICÓRNIOS - ORG. HOLLY BLACK E JUSTINE LARBALESTIER (ED. GALERA RECORD)


Boa tarde, pessoal.

A resenha de hoje é bastante complicada de ser feita, pois se trata de um livro de contos: ZUMBIS X UNICÓRNIOS lançado pela GALERA RECORD e organizado pela HOLLY BLACK e JUSTINE LARBALESTIER.

Resenhar contos é complicado, porque sempre acabamos entregando uma coisinha a mais, ou deixamos de fora algum comentário pertinente. Essas histórias curtas nos envolvem tal como um romance, mas o mínimo que falamos dela já pode ser considerado um spoiler, contudo, prometo que vou tentar não entregar o ouro.


Como muitos devem saber, e como o próprio título entrega, o livro é uma seleção de contos que fala de ZUMBIS e UNICÓRNIOS.

Primeiramente gostaria de dizer que fiquei “assombrada” com a quantidade de contos sobre UNICÓRNIOS. Sempre pensei neles como seres bondosos e bobinhos; cavalinhos brancos que saltitavam, eram do bem e faziam o bem; seres que usavam seus chifres para cura e nada além (muita Caverna do Dragão?), enfim, seres que não teria muito o que se contar sobre eles. Eis que me aparecem UNICÓRNIOS assassinos, UNICÓRNIOS inseridos em contextos históricos, UNICÓRNIOS que “cheiram” virgindade (?!),

Do outro lado temos os ZUMBIS... Seres rastejantes, comedores de cérebros, fedidos, mas que tem até a capacidade de se apaixonar, e, em um dos casos, a paixão é entre um zumbi e seu amigo, o que me fez gostar bastante do conto e da maneira como a autora abordou o tema do homossexualismo.

A grande maioria dos contos do livro me fascinou, fossem eles de ZUMBIS ou UNICÓRNIOS. Sei que muita gente disse preferir os ZUMBIS e que os contos desse time foram melhores, talvez realmente sejam, mas eu ainda não escolhi um lado, pois eu imaginava uma coisa sobre os UNICÓRNIOS e me surpreendi bastante com as narrativas criadas para eles.

Mas o mais legal em ZUMBIS x UNICÓRNIOS é a interação entre HOLLY BLACK e JUSTINE antes de cada conto. Elas se posicionam dizendo o que acham do conto, e muitas vezes soltam umas farpinhas em relação aos autores ou a elas mesmas. Diverti-me mais com os comentários das duas do que com muitos dos contos. Elas são engraçadas, divertidas e puxam a sardinha para seus lados de um jeito cativante. Não via à hora de terminar um conto só para poder conferir o bate-papo entre as duas no início do próximo.

Aliás, esse bate-papo já é sentido logo no início do livro, na introdução, quando elas apresentam os times para que torcem e os autores. É engraçadérrimo o que elas escrevem sobre eles, por exemplo: “LIBBA BRAY, que só namora zumbis desde o ensino médio”. Dessa tiradinha já da para sentir o tamanho do sarcasmo que vai rolar durante o livro.

O conto que mais gostei foi da CASSANDRA CLARE. Juro, não é puxação de saco porque adoro tudo que ela escreve, é por que o conto é realmente o máximo e eu o achei melhor que os demais. CASSIE é do time dos ZUMBIS e escreve uma história envolvente, com mortos-vivos, cidade amaldiçoada, romance, intriga, assassinato, vingança... E ela faz tudo isso em apenas 20 páginas!

Vou aguardar ansiosa por outros livros organizados pela HOLLY e JUSTINE. Eu quero muito ver toda essa farpa afiada saindo delas de novo. ADOREI!


FICHA DO LIVRO

ZUMBIS x UNICÓRNIOS
ORG. HOLLY BLACK e JUSTINE LARBALESTIER
Editora: GALERA               
Nº págs: 382
Gênero: Sobrenatural




Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

* Deixe seu comentário e me faça feliz :D
* Se você tem um blog, não esqueça de deixar o link.