13 de dezembro de 2012

RESENHA: REVIRAVOLTA - MICHAEL CONNELLY (ED. SUMA DE LETRAS)


Boa tarde, galera!

Que tal falarmos de Thriller Jurídico? Quando penso no gênero logo me vem JOHN GRISHAM e SCOTT TUROW na cabeça, mas descobri um “novo” autor para esse gênero, e preciso dizer que o achei muito melhor que os anteriores citados. Estou falando do MICHAEL CONNELLY, que lançou pela SUMA DE LETRAS o livro REVIRAVOLTA.

Já tive contato com CONNELLY, mas foi em um livro puramente policial e com bastante suspense, nada de leis, tribunais, advogados, etc. Quando vi que REVIRAVOLTA seria lançado, fiquei muito interessada no livro, ainda mais depois de a Halime (responsável pelas parcerias da Suma) disse que o livro era excelente. Ela estava certíssima!

Em REVIRAVOLTA temos um homem que passou 24 anos na prisão, pela morte de uma garotinha de 12 anos, se dizendo inocente e querendo provar a qualquer custo que sua prisão foi um engano. Após muitas apelações Jason Jessup consegue um novo julgamento, afinal 24 anos atrás não havia testes de DNA e agora ele havia conseguido provar que no vestido de Melissa Landy, sua vítima, fora encontrado o esperma de seu padrasto.

Contudo, o Estado não acredita na inocência do réu e chama para promotor o advogado de defesa Mickey Haller. Haller costuma defender os caras maus e sair vitorioso, mas pela primeira vez vai se encontrar do outro lado do jogo, tendo que provar que Jason realmente teve a ver com o caso.

Mickey conta com a ajuda de sua ex-esposa como assistente de promotoria e de Bosch, o famoso detetive de CONNELLY. Os três estão convencidos e dispostos a provar que Jessup assassinou a vítima, mas muitos fatores provam o contrário, e esses três vão ter que ser espertos para não deixar passar nem uma vírgula e transformar todas as oportunidades contra Jason.

O livro é fascinante! Muita coisa é diferente nas leis americanas em relação às brasileiras, o que nos faz ficar fazendo comparações, e isso torna a leitura bastante prazerosa. A forma como as provas, depoimentos e situações são descritas nos deixam em verdadeiro desespero para saber se temos um inocente condenado ou um culpado ardiloso.

As personagens, apesar de passarem a maioria do tempo no tribunal ou em busca de provas e fatos, são rica e detalhadamente construídas, nos informando sobre seu passado, suas vidas, pensamentos, etc.

Nada sobra e nada falta em REVIRAVOLTA. Li em dois dias e fiquei fascinada com a narrativa do CONNELLY, com a forma como se deu o julgamento, com as muitas injustiças que ocorrem em todos os lugares do mundo quando falamos em lei, mas, principalmente, fiquei em êxtase com o final. Surpreendente e inimaginável, CONNELLY prepara uma real REVIRAVOLTA que nos leva a um verdadeiro deleite!

Da primeira a última página, REVIRAVOLTA é um livro para ser apreciado em seus mínimos detalhes e digerido de forma extremamente saborosa! Mais que recomendado.



FICHA DO LIVRO


               REVIRAVOLTA
MICHAEL CONNELLY
Editora: SUMA DE LETRAS                          
Ano: 2012                   
Nº págs: 380
Gênero: Thriller Jurídico


Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

* Deixe seu comentário e me faça feliz :D
* Se você tem um blog, não esqueça de deixar o link.