27 de dezembro de 2012

RESENHA: CONSELHO DE AMIGA - SIOBHAN VIVIAN (ED. NOVO CONCEITO)


Boa tarde, pessoal.

Quem está esperando ver uma resenha positiva sobre CONSELHO DE AMIGA da SIOBHAN VIVIAN, lançado pela NOVO CONCEITO, vai se decepcionar bastante com minhas palavras.

Infelizmente, nunca havia recebido um livro de parceria que eu tivesse desgostado 100%. Mas dessa vez isso aconteceu. Achei que o livro falaria de traição entre amigas, que mostraria uma história profunda de lealdade e companheirismo, mas não encontrei nada disso no livro.

Vou por a sinopse para que vocês entendam as razões de meus “achismos”:

Conselho de Amiga


SINOPSE: Ruby está completando 16 anos... mas o dia especial não é tão doce quanto foi planejado. Seu pai desaparecido há muito tempo aparece e Ruby não quer ter nenhuma relação com ele. Ao contrário, ela quer sair com seus amigos — a leal Beth, a perigosa Katherine e a fofoqueira Maria. Elas dão muitos conselhos a Ruby — sobre garotos, seu pai e como ela deve se vestir e como deveria estar se sentindo. Mas, na verdade, ela não sabe o que pensar ou sentir. Especialmente quando um novo garoto entra em cena... e Ruby descobre que algumas de suas amigas não são tão verdadeiras quanto dizem.



Diante da sinopse eu achei que o livro traria uma lição profunda, mas o que encontrei foi uma história rasa, com personagens nada cativantes, com diálogos fracos e uma terrível embromação que não levou para nada.

O tempo todo Ruby fica desgostosa em relação ao abandono sofrido pelo pai e deixa a história meio depressiva. Não achei as amigas tão megeras assim e muito menos insinceras, pelo contrário, considerei muitas das atitudes como uma proteção à personagem.

A revelação que é feita ao final do livro, expondo os motivos da separação dos pais de Ruby, até salvam, momentaneamente, o livro, mas não dá para aumentar a nota dele só por aí. Creio que a autora deveria ter feito tal revelação no meio do livro e a partir daí ter explorado de forma profunda as relações de Ruby com a mãe, o pai e as amigas. Mas não foi o que aconteceu. Após a descoberta da verdade por Ruby o desfecho se dá de forma muito rápida e nada emocionante ou comovente.

Não é o tipo de leitura que eu recomendaria para maiores de 10 anos.


FICHA DO LIVRO


CONSELHO DE AMIGA
SIOBHAN VIVIAN
Editora: NOVO CONCEITO
Ano: 2012                   
Nº págs: 224
Gênero: Infanto-Juvenil



 

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

* Deixe seu comentário e me faça feliz :D
* Se você tem um blog, não esqueça de deixar o link.