9 de maio de 2011

SEGUNDAS L&PM: UM CRIME NA HOLANDA


Boa tarde queridos!

Prontos para mais uma segunda L&PM valendo livro?

Há pouco divulguei o vencedor de LOUCA POR HOMEM e agora apresento a resenha de UM CRIME NA HOLANDA, do autor Georges Simenon. Como vocês sabem, está valendo o livro. Ao final da resenha vocês podem conferir a frase a ser twittada.

Antes de começar a falar do livro em si, preciso falar um pouquinho sobre o autor Georges Simenon e a enorme quantidade de livros escritos por ele: quase 200 romances, 75 deles protagonizados por Maigret e 155 contos, 30 com o comissário Maigret também. A obra de Simenon é vasta e aqui apresentei apenas a parcela de sua obra que conta com Maigret como personagem principal, afinal, UM CRIME NA HOLANDA é mais uma aventura do comissário.

Conrad Popinga está morto. Jean Duclos é o principal suspeito. Duclos é um professor francês que fazia uma palestra na cidade de Delfzijl, na Holanda, e estava hospedado na casa de Popinga. Sem poder sair da cidade para seus outros compromissos, Duclos pede a presença de um investigador francês, eis que aparece Maigret. Jean tem interesse de encerrar logo o caso, mas quando percebe a eficiência de Maigret age com arrogância, o que levanta suspeita sobre sua pessoa.

Mas a casa de Popinga estava cheia no dia de sua morte. Além do professor; a esposa de Popinga, a cunhada, o casal Wienands, a filha de um fazendeiro e um aluno estavam na residência no dia de sua morte. Agora todos são suspeitos, mas todos são distantes e arredios. Até mesmo Maigret o é. Não se faz de amigo, não joga conversa fora, não fica atrás de deduções, apenas investiga, algumas vezes com métodos nada tradicionais.

É preciso dizer que, diferente de muitos livros policiais, a narrativa de Simenon é bastante divergente. Ela é simples e direta. Não faz rodeios, não existem extensas descrições (comuns no romance policial), não tem aquele aprofundamento psicológico em cada personagem, as qualidades e deficiências vão aparecendo ao longo do livro e cabe ao leitor ir “pescando” elas para montar o quebra-cabeça acerca de lugares e pessoas, motivos e razões. Soma-se a isso o fato do comissário Maigret não desvendar pistas, pois uma vez que trabalha sozinho, não tem com quem confabular, logo o leitor tem que ficar atento aos diálogos com os suspeitos, nada mais que isso será revelado.

Para quem está acostumado com os romances policiais de Agatha Christie, prepare-se para se surpreender com o novo jeito de narrar de Simenon. Surpreender, adorar e começar uma nova coleção de livros policiais.

FICHA DO LIVRO

UM CRIME NA HOLANDA
GEORGES SIMENON
Editora: L&PM  
Ano: 2011
Nº págs: 159 
Gênero: Policial
Formato: 18X11

Cortesia da editora para resenha e promoção

Vamos concorrer ao livro para conferir essa história então?

Para concorrer basta seguir @S2LerMRVentura e @LePM_Editores no twitter e twittar a seguinte frase:

#SORTEIO: @S2LerMRVentura e @LePM_Editores vão me ajudar a desvendar UM CRIME NA HOLANDA com Maigret. Regras >>>http://kingo.to/B2E

Vocês tem até às 12:30 do dia 16-05 para twittar a frase.


Boa sorte!

Comente com o Facebook: