24 de maio de 2011

RESENHA: A VINGAÇA - Christopher Reich (Sextante)

Oi queridos, boa tarde.


Faz alguns dias postei a resenha de A FARSA e prometi que em breve postaria a de A VINGANÇA, porém fiquei doente e tudo aqui no blog deu uma atrasada. Mas hoje, finalmente, chega a resenha de A VINGANÇA.


Como muitos de vocês sabem, esse é o segundo livro do autor Cristopher Reich com o Dr. Jonathan Ransom como protagonista. Nessa nova aventura Jonathan está menos ingênuo, já sabe sobre o passado obscuro de sua esposa e a tristeza que o consumia nas primeiras páginas de A FARSA foi embora.


Um carro-bomba é detonado em frente a um edifício, na tentativa de ajudar uma das vítimas, Jonathan é acusado pelo atentado terrorista e acaba sendo preso. Para provar que é inocente ele precisa entregar uma pessoa que lhe foi muito importante, mas não está disposto a fazer isso, tornando-se o alvo dessa aventura.


É muito difícil falar de A VINGANÇA, pois esse segundo livro revela vários acontecimentos e situações de A FARSA. Apesar da contracapa do livro conter essas revelações, optei por ocultá-las para não cometer spoilers na resenha.


Achei tanto a trama, como o modo de narrar, de A VINGANÇA infinitamente melhor que a de A FARSA. A aventura é maior, as situações acontecem com maior rapidez, os personagens cresceram, o passado foi desvendado, etc. Tudo é contado em ritmo tão frenético que acaba por nos envolver de tal forma que chega a faltar o fôlego.


O que gosto muito nesses livros do Reich é a mistura de policial e ação. Acabamos por ficar perdidos sobre qual parte devemos dar mais atenção, pois tudo nos puxa pra dentro do livro e das situações. Se enfocamos no policial para tentar resolver o mistério as cenas de ação nos saltam aos olhos e nos fazem ter a sensação de estar vendo um filme na tela do cinema, se por outro lado, passamos a viver esse momento “vendo o filme” alguma pista nos é dada e voltamos correndo para nosso papel de detetive, afinal, a mágica desse tipo de livro está em (tentar) descobrir o culpado antes do final, e Reich conduziu esse segundo volume com maestria para que essa mágica fosse alcançada. Agora é conferir a continuação para ver se ele conseguiu se superar novamente. E, bem, não tenho dúvidas que ele vai conseguir.



Comente com o Facebook: