2 de maio de 2011

RESENHA: CIDADE DOS OSSOS - Cassandra Clare (Galera)

Bom dia!

Como vocês sabem, adoro começar a segunda-feira com resenha, e por isso, hoje teremos duas.

Vou começar com um livro FANTÁSTICO que li e que me surpreendeu imensamente: CIDADE DOS OSSOS da Cassandra Clare (Ed. GALERA).


Por ter gostado tanto do livro e ter tantas coisas boas para falar sobre ele, a resenha de hoje será um pouco diferente. Vou falar o mínimo possível sobre o livro, apenas o necessário para vocês se situarem na história, afinal, quero dar muitas opiniões, e a resenha acabaria ficando enorme.

Estamos vivendo num tempo em que séries de anjos, vampiros e lobisomens estão invadindo as prateleiras e nossas leituras, com isso temos a sensação de estar sempre lendo à mesma coisa, contudo mesmo assim procuramos, como bom fãs do sobrenatural, identificar alguma coisa que diferencie o livro que está sendo lido dos demais. Foi com essa perspectiva que me entreguei a CIDADE DOS OSSOS, e foi sem fazer o menor esforço para diferenciar a série das demais, que acabei me apaixonando por um livro inusitado com personagens diferentes.

Esqueça tudo que você leu sobre vampiros e lobisomens até agora. Sim, eles estão no livro e não, eles não são bonzinhos, brilhosos ou vivem uma história de amor com a protagonista. Some a esses dois seres: feiticeiros, demônios, caçadores, traidores, e vários outros seres do Mundo das Sombras, e aí sim você estará diante de CIDADE DOS OSSOS.

Clary Fray tem 15 anos e mora em Nova York com a mãe. Nunca conheceu seu pai, pois ele havia morrido antes de seu nascimento. Apesar de amar demais a mãe, as duas vivem brigando, pois Jocelyn é super-protetora e Clary não consegue entender os motivos.

Ao ir a uma boate com seu amigo Simon Clary presencia o assassinato de um rapaz. O problema é que apenas Clary consegue enxergar o assassinato. Ao confrontar-se com os assassinos, ela descobre que eles caçadores, ela fica completamente perdida, pois os considera loucos. Ao mesmo tempo os caçadores ficam intrigados, uma mundana não deveria enxergá-los.

A partir daí, a vida de Clary começa a virar de cabeça para baixo. Sua mãe desaparece sem deixar pista; Jace, um dos caçadores, começa a estar presente em sua vida, pois acredita que ela não seja uma mundana como os demais; e fatos sobre sua verdadeira identidade começam a ser revelados.

Esqueça uma protagonista fraca, atrapalhada, sensível e que pede por romance. Clary é forte, determinada, guerreira, inteligente e possui uma língua afiada com resposta para tudo. Jace é lindo (como todo protagonista deve ser), mas nada dotado de gentilezas ou mimos, seu humor é acido, seu caráter é forte, suas batalhas nunca são perdidas e ele nunca mente. Simon é o amigo para todas as horas, o brincalhão, piadista e galinha, ele dá o toque certo de leveza ao livro, já que a esses três somam-se diversos personagens extremamente diferentes de tudo que já vimos.

O mais interessante no livro é a mescla que a autora conseguiu fazer do presente e do passado de Clary, com isso, é como chegar a determinado ponto do livro e ler um romance histórico.

O livro é incrivelmente bem desenvolvido. Quando chegamos até a página 356 pensamos: “poderia terminar por aqui, já está enrolando” eis que maravilhosas surpresas do passado e presente vão se revelando. Nesse momento torna-se impossível largar o livro antes de chegar à última página, pois a cada frase lida uma revelação é feita e nos sentimos mais instigados a ler. As relações familiares que permeiam a vida de Clary tornam-se uma surpresa inimaginável e até chocante para o leitor.

Com ação do começo ao fim, Cassanda Clare pouco explorou (graças a Deus) o triângulo amoroso que parece dar início em certo momento da trama. Com isso conseguiu escrever uma história diferente e interessante sobre seres sobrenaturais. Arrisco-me até a dizer que ela conseguiu escrever uma história que vai agradar a gregos e troianos, ou no caso meninos e meninas.

Outro ponto que simplesmente ADOREI no livro é que, assim como FALLEN e TORMENTA, ele termina sem final. Ao ler o último parágrafo sabemos que terá uma continuação e que mais revelações, e uma história tão boa quanto a primeira vem aí. Como disse em FALLEN, planejamento é tudo! Muito me agrada quando um autor mostra-se apto a isso. Agora só posso dizer que estou muito ansiosa para ler CIDADE DAS CINZAS, e espero em breve apresentar a resenha desse segundo volume para vocês. Enquanto isso, quem não leu CIDADE DOS OSSOS, não perca mais tempo, e corra para conhecer uma história completamente diferente de tudo que vocês imaginam e já leram. 


Comente com o Facebook: