11 de maio de 2011

RESENHA: CIDADE DAS CINZAS - Cassandra Clare (Galera)


Bom dia queridos!

Semana passada postei a resenha de CIDADE DOS OSSOS, o primeiro volume da série INSTRUMENTOS MORTAIS, hoje tenho o prazer de dar continuidade na resenha, e trago para vocês CIDADE DAS CINZAS.

Estava super ansiosa pela continuação. O livro chegou na segunda de tarde e ontem de noite eu já havia terminado. E o que posso dizer dessa continuação? É tão perfeita quanto o primeiro livro.

O segundo volume da série repete a fórmula de sucesso do anterior, ou seja, traz todos os elementos sobrenaturais que já falei e continua sem dar enorme ênfase nos romances, que mais uma vez não acontecem como deveriam, ou como imaginávamos, e com isso, diferencia-se dos outros livros do gênero.

Nessa segunda aventura Clary e os Caçadores de Sombras precisam encontrar Valentim, pois ele tomou posse de mais um dos instrumentos mortais para “fazer” seu exército. Mas, para fazer o segundo instrumento funcionar de forma adequada, Valentim precisa do sangue de quatro crianças do submundo. É uma corrida contra o tempo para impedir que o vilão triunfe.

No meio de toda essa busca, personagens vão entrando, outros vão se transformando e dúvidas em relação ao caráter de Jace são postas à prova. Clary e Jace descobrem novos poderes e novas informações sobre o passado; os pais dos Lightwood retornam; uma Inquisidora é chamada; novos demônios, maiores e mais fortes, são aliados do mal; e a ação continua, do começo ao fim.

E falando em fim, não posso deixar de dizer que Cassandra termina esse volume de forma instigante e que nos deixa querendo MUITO mais.

A obra da autora é tão fabulosa e tão diferente das demais que ainda fico em dúvida em relação ao vilão. Valentim aparenta ser o vilão, mas várias falas do personagem me deixam realmente intrigada se ele o é. Sim, eu assumo: simpatizo, e muito, com o vilão, pois Cassandra o construiu de tal forma que me fez olhar também pelo ponto de vista dele e não apenas pelo ponto de vista dos “mocinhos” da história, com isso, passei a entender mais esse personagem, que quando abre a boca não fala em vingança ou domínio, mas fala de livre-arbítrio, medo, superação...

Enfim, Cassandra conseguiu pegar TODOS os elementos de histórias sobrenaturais para escrever a sua, e de forma alguma isso ficou ridículo, pelo contrário, ela conseguiu escrever algo grandioso, misterioso e surpreendente, mas principalmente, conseguiu fugir de personagens já estereotipados e nos presenteou com personalidades inusitadas e diferentes.  E se o desejo dela era deixar nós, pobres leitores, ávidos pela continuação... Bem, ela conseguiu.



FICHA DO LIVRO

CIDADE DAS CINZAS
CASSANDRA CLARE
Editora: GALERA 
Ano: 2011                    
Nº págs: 404
Gênero: Sobrenatural

Cortesia da editora para resenha.


Comente com o Facebook: