10 de março de 2015

RESENHA: UM PASSO EM FALSO - Harlan Coben (Ed. Arqueiro)



Oi, pessoal!

Como disse para vocês, durante esse mês de março às terças e sextas sempre teremos resenhas da ARQUEIRO, e agora vocês vão poder conferir o que achei de UM PASSO EM FALSO do HARLAN COBEN.

Um Passo em FalsoUM PASSO EM FALSO (vol.5)
HARLAN COBEN
Série: Myron Bolitar
Editora: ARQUEIRO              
Ano: 2014 
Nº págs: 272
Gênero: Policial, Suspense

SINOPSE: Ainda jovem, Myron Bolitar contou com a ajuda do treinador Horace Slaughter para começar a jogar basquete. O relacionamento dos dois era como o de pai e filho, mas com o tempo eles perderam contato e Myron abandonou o esporte. Dez anos depois de ver Horace pela última vez, Myron conhece Brenda, filha do antigo amigo e uma bela estrela do basquete. Trabalhando como agente de atletas, ele poderá fechar um contrato valioso com a jogadora se descobrir o paradeiro de Horace, que sumiu repentinamente após agredi-la. Desde então, Brenda começou a receber ameaças por telefone e a ser seguida. Myron não acredita na culpa do amigo e resiste a ser guarda-costas da moça, mas acaba cedendo. Determinada a não fazer papel de donzela indefesa, Brenda provoca uma atração irresistível em Myron, que vive um relacionamento amoroso debilitado. Porém, existe entre eles um abismo de corrupção e mentiras, além de segredos pelos quais muitos arriscariam a vida. Mesmo contra o bom senso, Myron segue investigando o caso. Disposto a conquistar o coração de Brenda, ele está ciente de que um passo em falso pode acabar matando os dois. 

Sou fã do HARLAN e entro em verdadeiro desespero quando vejo que um novo livro dele é lançado. Minha ansiedade só aumenta quando o livro chega e tenho a oportunidade de conferir a excelência que esse homem sempre apresenta. Com UM PASSO EM FALSO não foi diferente, bastou ler o prólogo para que COBEN me sugasse para dentro de sua história e não me deixasse largar o livro até chegar ao final.

UM PASSO EM FALSO faz parte da série Myron Bolitar, e apesar de preferir os livros avulsos do autor, admito que Myron me arranca boas risadas, principalmente por conta de seu sarcasmo na hora de enfrentar situações perigosas. O que mais gosto no personagem é o fato de ele ser um agente esportivo, não um detetive propriamente dito, mas mesmo assim estar sempre metido em alguma investigação sobre o passado nebuloso de alguém.

Não nego que esse livro segue a mesma premissa de praticamente todos os livros do COBEN: alguém está desaparecido e é preciso encontrá-lo. Mas dessa vez o resultado da busca é diferente ao que estamos acostumados, e gostei muito de ser surpreendida dessa forma. Também fiquei surpresa com o desfecho e com a escolha do personagem para ser o culpado, foi instigante e impressionante.

Um aspecto que gostei bastante em UM PASSO EM FALSO foi a presença de políticos. Sempre gosto dessa mistura em livros policiais e adorei a forma como COBEN abordou os políticos envolvidos e os mistérios que eles escondiam sobre seus passados.

Win, como sempre, estava impagável com seu jeito marrento e audacioso. Adoro o personagem e morro de rir com o fato de ele querer chegar atirando primeiro e perguntar depois. É com certeza um dos grandes personagens dessa série. Assim como Jéssica, a mulher com que Myron está enrolado há anos, e que me surpreendeu com o desenvolvimento do relacionamento nesse volume.

Apenas duas coisas me desagradaram em UM PASSO EM FALSO: a pouca participação de Esperanza, que dessa vez teve uma aparição mínima e que quando aconteceu foi irrelevante; e o fato de todo mundo conhecer Myron da época que ele jogava basquete. Passaram-se 10 anos e todos com quem ele conversou o reconheceram, o festejaram e disseram que o admiravam. Memória boa desse pessoal americano, não? Isso aí não me convenceu nem me agradou.


Tirando esses dois fatores, achei o livro incrível, como praticamente tudo que HARLAN escreve. Espero que nesse ano de 2015 a ARQUEIRO traga vários e vários livros do autor. Leiam e se deliciem J


Comente com o Facebook:

10 comentários:

  1. Myron é a minha paixão e é uma pena que a série tenha acabado. Sei que ele aparece nos livros do Mickey, mas não é a mesma coisa. Acho que Harlan deveria continuar escrevendo sobre ela a vida toda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ronaldo! Nossa, é verdade, ele aparece nos livros do Mickey, mas não é a mesma coisa MESMO! Aliás, acho a participação dele beeeem secundária :( Gosto muito do personagem também e acho a dupla que ele faz com Win fantástica, mas admito que ainda prefiro os livros únicos do Coben, por isso não fico tão triste por ele ter parado de escrever a série. Acho que ele parou na hora certa, antes que o personagem caísse na mesmice.

      Abraços

      Excluir
  2. Ai Mari o que eu faço se você tá sempre indicando livros bons??? Vou falir hahahaha

    Nunca li nada do autor mas sempre tive vontade...aquela coisa de sempre...fui deixando pra comprar outra hora e nunca li

    bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahaha, fico feliz em saber que você acha que indico sempre livros bons *_*

      Pare de postergar e dê uma chance ao homem! Ele é foda!!!!! <3

      Bjs

      Excluir
  3. Gosto muito dos livros do Harlan, pena que este eu ainda não li.
    Bjs, Rose - Fábrica dos Convites

    ResponderExcluir
  4. Adoro o gênero, e infelizmente nunca li nada do Coben, o que é uma vergonha, claro! Mas não foi por falta de interesse, e sim de oportunidade, que eu espero que surja logo. Gosto de livros investigativos que trazem um mesmo personagem, e acho que o caso dessa série é exatamente este. Acho essa mistura de comédia muito válida em livros desse gênero, sempre me acabo de rir com isso. Só não curto muito a política no meio da história, mas acho que se o livro for bom isso é superável.

    ResponderExcluir
  5. Ainda não li Harlan Coben, ate tenho um livro mas tenho um tipo de mania de ler todos os livros de um detetive ou autor por ordem de publicação e agora que estou na Agatha Christie mas pretendo ler Coben. Mas também acho esquisito todos os colegas da época do basquete se lembrar do detetive, eu pago cada mico quando encontro pessoas que conheci na época do colégio e não reconheço e quando minha mãe tem uma fofoca de algum coleguinha da creche e eu nem consigo lembrar da cara da pessoa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exato, Rafa! Sou assim tb! Essa super memória me enlouquece! Hahahaha

      Excluir
  6. Olá, até hoje só li o livro Quando ela se foi do Coben, acabei de comentar na resenha de a toda prova que estou com medo de me decepcionar com os outros livros, não sei se vale a pena a leitura. O Win é realmente muito legal, concordo com isso.

    ResponderExcluir
  7. Adoro livros que envolvem políticos e os segredos que eles escodem. Além do Harlan ser ótimo em livros policiais, né? Ninguém prende mais a atenção do leitor nesse gênero do que ele. Que bom que você achou o final surpreendente, porque odeio quando saco quem é o culpado antes do final. Gosto mesmo é de errar na minha aposta. kkkkkk

    ResponderExcluir

* Deixe seu comentário e me faça feliz :D
* Se você tem um blog, não esqueça de deixar o link.