31 de março de 2015

RESENHA: O VOO DA LIBÉLULA - Michel Bussi (Ed. Arqueiro)



Bom dia, pessoal!

Hoje nosso mês especial dedicado à editora ARQUEIRO se encerra, e como última resenha vou falar de um livro que estava super interessada em ler, mas que foi decepcionante: O VOO DA LIBÉLULA do MICHEL BUSSI.

O Voo da LibélulaO VOO DA LIBÉLULA
MICHEL BUSSI
Editora: ARQUEIRO              
Ano: 2015
Nº págs: 400
Gênero: Suspense

SINOPSE: Na noite de 23 de dezembro de 1980, um avião cai na fronteira entre a França e a Suíça, deixando apenas uma sobrevivente: uma bebê de 3 meses. Porém, havia duas meninas no voo, e cria-se o embate entre duas famílias, uma rica e uma pobre, pelo reconhecimento da paternidade. Numa época em que não existiam exames de DNA, o julgamento estende-se por muito tempo, mobilizando todo o país. Seria a menina Lyse-Rose ou Émilie? Mesmo após o veredicto do tribunal, ainda pairam muitas dúvidas sobre o caso, e uma das famílias resolve contratar Crédule Grand-Duc, um detetive particular, para descobrir a verdade. Dezoito anos depois, destroçado pelo fracasso e no limite entre a loucura e a lucidez, Grand-Duc envia o diário das investigações para a sobrevivente Lylie e decide tirar a própria vida. No momento em que vai puxar o gatilho, o detetive descobre um segredo que muda tudo. Porém, antes que possa revelar a solução do caso, ele é assassinado. Após ler o diário, Lylie fica transtornada e desaparece, deixando o caderno com seu irmão, que precisará usar toda a sua inteligência para resolver um mistério cheio de camadas e reviravoltas. Em O voo da libélula, o leitor é guiado pela escrita do detetive enquanto acompanha a angustiada busca de uma garota por sua identidade. 

A sinopse de O VOO DA LIBÉLULA é muito interessante, motivo pelo qual tive imediato interesse pelo livro. Não nego que o fato de ter sido lançado pela ARQUEIRO também pesou, pois a editora sempre lança thrillers e policiais muito bons, exatamente por isso, não podia deixar de conferir essa leitura.

Minha maior decepção foi com a narrativa: extremamente lenta para o gênero. Tudo foi relatado de forma tão minimalista, que me foi impossível ler com empolgação. O detetive, que deveria fazer com que o desejo pelas linhas fosse ávido, apenas tornava a história mais morosa a cada página, tamanha era a quantidade de relatos desnecessários que fazia e sua melancolia. Aliás, detetive melancólico é algo que ninguém merece! Prefiro-os com os problemas comuns a todos os livros do gênero: bebidas e mulheres. Crédule foi um sujeitinho impossível de suportar e suas lamentações, que tomavam cada vez mais lugar na trama, tornaram-na ainda mais insuportável de prosseguir.

Porém, mesmo com esse ritmo lento e a sensação de que a leitura não fluía e não saia do lugar, prossegui. Infelizmente, nada mudou. Quando o final se anunciou e algumas revelações passaram a ser feitas, o sentimento não foi de saciedade da curiosidade, mas sim de alívio por estar FINALMENTE acontecendo alguma coisa naquele marasmo que parecia sem fim.

No quesito personagem, sou obrigada a dizer que não achei um que fosse verdadeiramente interessante. Sobre minha relação com Crédule, o investigador, já comentei, mas com os demais personagens não foi diferente. Achei todos eles mornos e nem mesmo o “vilão” conseguiu ser um personagem soberbo. Aliás, nem mesmo a bebê protagonista conseguiu isso, sendo uma das personagens mais insossas do enredo.


Por ter sido muito elogiado lá fora, tinha expectativas nas alturas em relação ao livro, mas O VOO DA LIBÉLULA acabou se mostrando decepcionante e monótono L


Comente com o Facebook:

12 comentários:

  1. Oi Mari... nossa tava com muita expectativa a respeito desse livro, li algumas resenhas elogiando, mas acredito muito no seu gosto hehehe...

    De qualquer forma se tiver a oportunidade vou lê-lo...

    Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Feeer, sério, me sinto um ET quando todo mundo gosta de um livro e eu não, mas não consegui me conectar com esse de forma alguma :( Depois que você ler me conta o que achou, plix.

      Beijos

      Excluir
  2. Olá Mari, todos os blogueiros estavam falando super bem desse livro, que é muito misterioso e tudo mais. A história parece bem interessante, é uma situação bem diferente do que estamos acostumados nos livros!!
    Estou louca para adquirir o meu exemplar!
    Abraços
    www.estantedepapel.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Gabis, vi tantos elogios. Fiquei me sentindo até um ET quando percebi que não gostei, mas não engoli a trama, não conseguiu gerar nenhum efeito sobre mim :(

      Excluir
  3. Eu ja nao estava sentindo muito potencial nesse livro por causa da sinopse, tem muito livro que é super elogiado la fora ou por blogueiras e eu fico sem entender o motivo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahaha, já eu me sinto um alien quando todo mundo gosta e eu odeio, rs.

      Bjs

      Excluir
  4. Poxa, super chato saber que os personagens do livro são tão sem sal assim, e que a história é morna e cansativa. Confesso que eu estava super empolgada com o livro, a sinopse me atrai muito. A capa também é linda! Mesmo depois da sua crítica ainda pretendo ler o livro, mas tentarei não criar tantas expectativas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Patri, depois que ler, volta pra me falar o que achou! A maioria gostou, quero ler opiniões que sejam diferentes da minha.

      Bjs

      Excluir
  5. Esse livo não me chamou atenção, mesmo vendo gente falando bem dele. Sei lá, acho que o santo não bateu, sabe? Então esse eu passo, já que minha lista é enorme e há vários outros que quero ler.
    beijos!

    ResponderExcluir
  6. Oi Mari

    eu não fiquei muito empolgada com esse lançamento não, então não tenho altas expectativas, vou ler porque gosto de policiais e como as expectativas estão baixas espero gostar.
    Fico triste por você não ter gostado, sobretudo porque queria realmente ler este livro, mas enfim... às vezes isso acontece....

    xoxo
    Mila F.
    @camila_marcia
    www.delivroemlivro.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ca, depois que ler, cola o link da sua resenha, quero ver o que você achou.

      Bjs

      Excluir
  7. nossa... rsrs
    vc realmente odiou o livro
    tp cr entendo vc n ter gostado mas n precisa flr assim
    vc pd dar sua opinião sm ser grossa
    ;)

    mas tp legal vc tr um blog sobre livros e ser sincera
    d vdd msm cr

    vc ja leu a saga crepusculo?

    bjo

    ResponderExcluir

* Deixe seu comentário e me faça feliz :D
* Se você tem um blog, não esqueça de deixar o link.