25 de março de 2015

RESENHA: INOCÊNCIA? - Gail Carriger (Ed. Valentina)



Olá, pessoal!

Hoje vou falar sobre INOCÊNCIA? da GAIL CARRIGER, lançado pela editora VALENTINA.

Inocência?INOCÊNCIA? (vol.3)
GAIL CARRIGER
Série: O Protetorado da Sombrinha
Editora: BERTRAND BRASIL              
Ano: 2015
N. págs: 316
Gênero: Sobrenatural, Steampunk

SINOPSE: Alexia Tarabotti enfrenta uma série de atribulações sociais, quiproquós e saias justas (embora compridíssimas) em plena sociedade vitoriana. Ao abandonar a residência do marido e se mudar de volta para o lar de sua terrível família, Lady Maccon se tornou o escândalo da temporada em Londres. Além disso, a Rainha Vitória dispensa Alexia do Conselho Paralelo, e a única pessoa capaz de ajudar a esclarecer os fatos, Lorde Akeldama, inesperadamente deixa a cidade. Como se não bastasse, Alexia é atacada por joaninhas mecânicas assassinas, indicando – como apenas joaninhas são capazes de fazê-lo – o fato de que todos os vampiros londrinos estão muito interessados em vê-la rigorosamente morta. Enquanto Lorde Maccon concentra seus esforços em ficar cada vez mais ébrio e o Professor Lyall se desdobra para que a Alcateia de Woolsey se mantenha coesa, Alexia deixa a Inglaterra em direção à Itália em busca dos misteriosos Templários. Somente eles têm o conhecimento sobre os seres preternaturais que Alexia precisa para entender sua crescente e inconveniente condição, mas eles podem ser piores que os vampiros – e estão armados com molho pesto. 

Muitos devem saber que tenho verdadeira adoração por essa série. Li o primeiro volume por mera curiosidade, pois havia visto tantos comentários bons que fiquei com água na boca para conferir. Depois disso, foi amor à primeira lida!

Essa série traz uma mescla deliciosa: sobrenatural e steampunk. As invencionices são todas soberbas e a cada volume parecem ficar ainda mais magníficas. Nesse terceiro livro, temos joaninhas mecânicas assassinas, que apesar de malvadas, são um verdadeiro deleite quando aparecem nas páginas. O mote sobrenatural é o mais instigante, pois foge completamente da mesmice eterna que estamos acostumados a ver nesse tipo de livro. Nessa Londres de séculos atrás, vampiros, fantasmas, lobisomens e muitos outros seres convivem, claro, que não pacificamente. E no meio deles temos uma sem alma, Alexia, que é a melhor parte dessa série!

Alexia é a protagonista feminina que deveria estar presente em muitos e muitos livros, principalmente àqueles voltados ao público jovem. Essa mulher foge aos padrões comuns literários das mocinhas em todos os sentidos: ela não é cheia de frescuras, não é linda e magricela, não arrasa corações por onde passa e não é fútil. Na verdade, ela é o contrário de tudo isso, mas é principalmente mordaz com suas palavras e genial em suas atitudes. Acho uma pena que os autores ainda recorram a mocinhas estereotipadas e não a esses belíssimos exemplos que vez ou outra um excelente autor cria.

Lorde Maccon, por sua vez, não fica atrás de Alexia. Esse lobisomem muito sexy é completamente apaixonado pela moçoila, mas após ter choque no segundo livro rende-se a bebida. As frases de Maccon bebaço foram hilárias e geniais. Aliás, a grande pegada desse volume foi o humor. Achei que ele estava presente nos outros livros, mas nesse ele ganhou disparado. Cheguei a sentir dor física de tanto rir ao ler Alexia falando do tamanho de seu próprio nariz. GAIL caprichou MUITO no tom dessa vez!

Apesar de ter amado esse terceiro volume, e de continuar achando essa uma das melhores séries, no quesito antagonista achei que ficou a desejar. Para mim, esse foi o volume mais fraco nesse sentido. Por um motivo específico, os vampiros desejavam a todo custo matar Alexia. Vejam bem, disse que foi fraco, não que não foi interessante, mesmo porque foi perceptível que no quarto livro as coisas vão ficar MUITO tensas, então creio que essa diminuta situação antagônica foi só para dar um gostinho de que, daqui para frente, Alexia tem que tomar cuidado em triplo, pois sua situação peculiar irá colocá-la em MUITOS perigos; e tudo leva a crer que eles serão ainda maiores depois que sua situação se estabelecer.

Uma grande sacada de GAIL em INOCÊNCIA? foi apresentar mais informações sobre o pai de Alexia, que vinha sendo um mistério constante até então. Não que tudo tenha ficado completamente esclarecido, obviamente, GAIL não iria entregar tudo de bandeja dessa forma, mas foi muito interessante os esclarecimentos acerca desse papai tão misterioso e ao mesmo tempo figura tão importante nessa trama. 

CARRIGER terminou o segundo livro deixando meu coração em frangalhos e picotado, e juro que por um momento pensei que INOCÊNCIA? teria vários dramas por causa dessa situação. Mas não, a autora foi brilhante em não perder o tom que sua série teve até aqui e seguir com sua protagonista sendo a mulher vibrante e geniosa que sempre foi. Fiquei bastante surpresa, pois não achei que a autora fosse conseguir isso, principalmente pela situação em que colocou Alexia. 

Ao fim desse terceiro livro, os cacos do meu coração estavam colados, mas minha ansiedade por mais jamais será saciada. Quero Alexia presente em minha vida de leitora por muitos volumes mais. Queria que essa série jamais tivesse fim! É divina! Leiam, leiam, leiam!  


Comente com o Facebook:

12 comentários:

  1. Ultimamente tenho visto muitos comentários bons sobre essa série...um dia devo lê-la...tenho tantas na lista...

    Acho que se não tivesse lido nada sobre nunca teria me chamado atenção...valeu Mari ;)

    ResponderExcluir
  2. Eu tenho verdadeira adoração por essa série, só pelas resenhas que já li dela. O mote sobrenatural é incrível, super inovador e original. Sem falar que eu adoro esse tipo de protagonista que foge completamente aos padrões, acho que é muito mais fácil uma identificação por parte do leitor dessa maneira. Adoro as capas, as sinopses, enfim, quero muito ler!

    ResponderExcluir
  3. Eu amo essa série, sou completamente suspeita para falar. Alexia e Maccon são meus personagens preferidos de todos os tempos. Já li Inocência? e concordo com você o humor está muito mais presente neste livro, se bem que acho que o primeiro tbm foi muito bom, só no segundo que decaiu um pouco. Adorei sua resenha http://goo.gl/hfc6Cn

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ju, toca aqui o/ amo todo mundo que ama essa série e esse casal!
      Melhor série sobrenatural ever!

      Bjs

      Excluir
  4. Ai, ainda não li nenhum dessa série, mas confesso que sempre tive vontade. A primeira coisa que me chamou atenção foi a capa e depois o fato de que ela mistura muitos elementos que adoro. Já vi vários comentários positivos e ela está na minha lista. Adorei a resenha!

    ResponderExcluir
  5. Olá, ainda não li essa série, porque os livros são bem carinhos, mas tenho muita vontade, pois todo mundo fala muito bem dela, achei a resenha bem interessante e estou louca para adquirir os livros!!
    Abraços
    www.estantedepapel.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gabis, fica de olho no Submarino, às vezes aparece por R$ 14,90! Vale a pena, você vai amar, juro!

      Excluir
  6. Essa serie ta na minha lista desde que foi lançada, nem sabia que tinha tantos seres fantásticos mas minha curiosidade era porque ela tem uma pegada steampunk e pela sua resenha isso é bem explorado. Essa protagonista diferente que não é linda e perfeita também me anima a ler o livro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rafa, pode investir na série, você não vai se arrepender, é FODORÁSTICA! <3

      Excluir

* Deixe seu comentário e me faça feliz :D
* Se você tem um blog, não esqueça de deixar o link.