14 de março de 2015

LISTAS: Meus Malvados Favoritos no Gênero Policial



Bom dia, pessoal!

Depois de duas semanas da seção LISTAS falando de minhas personagens favoritas, femininas e masculinas, dos livros policiais, claro que eu não poderia deixar de fazer um post falando dos MEUS MALVADOS FAVORITOS desse gênero, afinal, não fossem eles, as narrativas não seriam tão soberbas!

Antes de qualquer coisa, quero dizer que alguns vilões não serão aqui nomeados, isso porque suas identidades são secretas no livro e minha intenção não é acabar com a surpresa de ninguém. No entanto, quando for aquele tipo de livro em que o MALVADO é mostrado logo de cara e não há suspense, vou falar dele ;)

Corte Súbito


10. CORTE SÚBITO – Sandra Brown
Esse foi o primeiro, e até agora único, livro que li da Sandra e já virei fã, tanto que falta apenas um dos livros policiais dela para completar a coleção. Essa mulher me deixou de queixo caído ao apresentar seu astuto vilãozinho, ainda mais pelo fato de ela não fazer muito suspense em relação a ele. Já no meio do livro sabemos muito bem quem ele é, mas isso torna a leitura ainda mais interessante, pois ela começa a dissecar de forma primorosa o psicológico desse ser. Excelente!



O Aliciador



9. O ALICIADOR – Donato Carrisi
Eis um livro surpreendente e deveras inteligente, mas o foco aqui é o vilão, que quando revelado não surpreende por sua identidade, mas apavora e fascina por seu modus operandi. Cheguei a ter vertigens com a maldade intrínseca ao personagem, mas admito que o sucesso do livro se deve totalmente a esse personagem.




Apenas os Inocentes


8. APENAS OS INOCENTES – Rachel Abbott
Essa mulher criou uma narrativa soberba ao apresentar uma vítima que não é tão vitimizada assim. ABBOTT foi mais uma autora que apresentou um thriller fantástico sobre os segredos do matrimônio e quão destruidora essa união pode ser. Depois de GAROTA EXEMPLAR, elejo o casal desse livro como os meus preferidos, ambos os personagens são grandiosos e majestosos. É uma leitura MAGNÍFICA!



A Fera Interior
7. A FERA INTERIOR – Lotte & Soren Hammer
Vocês já devem ter visto eu falando desse livro dezenas e dezenas de vezes, isso porque é um livro extremamente fascinante e denso. Foi minha melhor leitura de 2013 e com certeza se tornou inesquecível. Tenho adoração por esse livro pelo fato de sabermos quem os assassinos são logo de cara. Na verdade, não temos a revelação das identidades deles, mas sabemos que trata-se de um grupo de pessoas que se uniram para fazer justiça com as próprias mãos contra um tipo de ser extremamente maligno e que a justiça do país não pune como deveria. É um livro bastante pesado e que leva a grandes reflexões. E sim, sou do tipo que pensa que algumas mortes são justificadas, e é o caso aqui. É MUITO difícil se posicionar contra os assassinos diante das situações descritas. Só quem ler vai conseguir entender os tipos tão diversos de sentimentos que esse livro desperta. 


O Peão
6. O PEÃO – Steven James

Yes! Eu nunca deixo essa série faltar em nenhuma das minhas LISTAS, mas é porque ela é realmente fantástica! Mas esse primeiro volume é o melhor, além disso, apresenta o arqui-inimigo de Bowers, que perdura durante alguns volumes. O cara é fodão! E não, não estou falando do Bowers e sim do vilão. Ele me instiga, me fascina e faz com que eu tenha adoração pela série e saiba que Patrick não seria um agente tão fodástico não fosse por esse malvado tão soberbo. Morro de ódio dele e ao mesmo tempo o adoro, rs.


O Canto das Sereias
5. O CANTO DAS SEREIAS – Val McDermid
Esse livro BRILHA por seu vilão! O CANTO DAS SEREIAS traz um dos melhores vilões que já tive o prazer de “conhecer”. Não nego, os protagonistas investigadores são personagens chatos, fracos e que não sustentam a trama, mas em momento algum isso faz falta, pois o serial killer aqui é tão presente e fascinante, que temos a sensação de não necessitarmos de mocinho algum! É o caso em que o vilão se sobressai e torna a trama EXTREMAMENTE significativa e única. Para mim, foi o melhor personagem do livro! É um assassino misterioso, frio, monstruoso e cruel, MUITO cruel, tanto que até hoje, quase um ano depois de ter lido, ainda me lembro de uma cena com um cachorro que me deixou estarrecida! É o tipo de assassino que mexe com os nervos e o psicológico de todo mundo.


Um Lugar Especial
4. UM LUGAR ESPECIAL – Peter Straub
Esse livro fininho me surpreendeu para caralho ao trazer os primórdios da formação da mente psicopata de um personagem. Ketih Hayward é um garotinho que gosta de matar animais e que logo chama atenção de seu tio para sua sociopatia. É um ser que já nasceu maligno. STRAUB disseca o personagem sem pudores e revela desde o começo o que o garoto é, por isso, não me xinguem, NÃO É SPOILER. A verdade é que Keith está em outro livro do STRAUB e que UM LUGAR ESPECIAL é apenas um “adendo” para mostrar a psicologia abalada desse personagem desde sua infância. Livrinho sinistro e medonho, assim como o personagem e sua maldade.


Dias Perfeitos
3. DIAS PERFEITOS – Raphael Montes
O brasileiro RAPHAEL apresenta um sociopata de tirar o fôlego! Sem dúvida um de meus preferidos. Seu protagonista, que não vou citar o nome porque não está na sinopse do livro, mas que tenho certeza não ser surpresa para ninguém, é fascinante! O rapaz me chocou horrores, principalmente por parecer estar sempre em um conflito interno dentro de si, pois várias vezes parecia que ele sabia que o que fazia era errado, mas não era tão errado assim, porque para ele os motivos eram os certos. ADOREI acompanhar esse personagem e ver como com o passar das páginas sua psicopatia foi crescendo e engolindo o próprio lado racional dele. Um personagem interessantíssimo e um livro com um final MARAVILHOSO que até hoje me tira um sorriso de satisfação. 


Objetos Cortantes 2. GAROTA EXEMPLAR e OBJETOS CORTANTES – Gillian Flynn
Garota Exemplar
Em ambos os livros FLYNN fez o mesmo que SANDRA BROWN, desvendou seu vilão, ou permitiu que o leitor tivesse certeza de quem ele era, na metade do livro. Ainda assim, conseguiu tornar suas narrativas fantásticas e impressionantes. FLYNN, ao contrário da maioria dos autores do gênero, da ênfase ao dissecar as diversas ramificações da personalidade feminina e nos surpreende a cada virar de página em que apresenta algo sobre suas astutas e MEDONHAS personagens. Os dois livros reviraram meu estômago e gostaria muito que mais autores focassem na psicopatia feminina. Essa mulher é hoje uma de minhas autoras favoritas e espero ainda ler muitos e muitos livros dela.


Querido e Devotado Dexter
1.    DEXTER – Jeff Lindsay
Obviamente, o primeiro lugar seria do DEXTER. Eu sei que vocês vão dizer que nem gostei dos livros 1 e 3, e que não tenho nenhum dos livros da série como favorito, então porque estou colocando ele em primeiro lugar? O fato é que não estou aqui julgando os livros, o enredo, sua narrativa, etc, estou julgando o personagem MALVADO, e DEXTER é, e sempre será meu queridinho nesse quesito. Sei que o achei chato e melancólico nos livros 1 e 3, mas não posso negar que ainda assim sua personalidade me fascina. Não posso negar que apesar de saber que ele é um vilão, a mim é um justiceiro e não age de forma totalmente errada. Eu sei, isso levanta discussão, e acreditem, já tive várias com minha mãe sobre o personagem. Ela o considera um serial killer como qualquer outro, eu já não consigo enxergá-lo assim, e podem achar que tenho uma mente deturpada, mas dizer que eu não ache que estupradores de criancinhas mereçam morrer, seria estar sendo hipócrita! Portanto, querido Dexter, você pode ser um vilão, mas, para mim, é meu justiceiro e é MEU MALVADO FAVORITO e sempre irá ser!


E vocês, têm vilões favoritos? Se sim, quais?

Semana que vem eu volto para falar dos MEUS MALVADOS FAVORITOS em outros gêneros literários. É... Eu tenho um fraco pelos maus :S


Comente com o Facebook:

11 comentários:

  1. Dos livros da sua lista até agora só li o Garota Exemplar...e achei muitooooo topa a vilã do livro...fazia tempo que não via algo tão chocante heheheh

    Agora to esperando chegar meu Objetos Cortantes, e to tentando criar tempo pra ler o peao... aiaiai

    bjos

    ResponderExcluir
  2. Ameiiii essa lista, conheço alguns livros, e já vou correr atrás dos demais.
    Adorei o post.
    Beijos.

    Leitora Assídua.

    ResponderExcluir
  3. Amo listas, tanto que meu blog é dedicado a elas. Por isso peço, faça com mais frequência, por favor.
    O vilão de O Aliciador é um dos melhores, principalmente pela maneira como comete os crimes.
    Não sabia dessa obra de Straub. Vai para a minha segunda lista de crianças que tocaram o terror, assim que eu lê-lo.
    Simplesmente tenho repugnância pelo vilão de Garota Exemplar, torci demais contra esse personagem.
    Também não curti o único livro de Dexter que li, mas amo esse assassino.
    O vilão de Dias Perfeitos é fascinante, apesar ser um pouco cansativo.

    http://porquelivronuncaenguica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ronaldo. Pode deixar que teremos uma postagem dessa todos os sábados ;) Adoro listas tb... Sempre acompanho seu blog!

      Eu torci contra tanta gente em Garota Exemplar, e depois me vi torcendo a favor das mesmas pessoas, e no fim fiquei com cara de idiota por ter tomado partido, hahaha.

      Excluir
  4. Adoro lista de livros, filmes e series já perdi um tempão copiando algumas no wunderlist e to tentando acabar com elas mas estou aumentando algumas com o blog porque adoro esse gênero mas acho que estou lendo pouco porque não li nenhum desses.
    Nao dava nada por essa serie do Steven James mas parece ser bem boa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Steven James é o maior, o melhor, o mais foda EVER! <3

      AMO-O

      Excluir
  5. Dexter é um malvado e ao mesmo tempo não é né? Eu até gosto do personagem, tirando o lado ruim dele. A maioria dos outros livros ainda não li, mas quero muito ler os livros da Flynn, porque todo mundo diz que são maravilhosos e tudo o mais.
    Abraços
    www.estantedepapel.com

    ResponderExcluir
  6. Como eu amo o gênero policial, acho que teria uma lista de vilões bem recheadas. Sou parecida contigo, as vezes, muito frequentemente, acontece de eu acabar gostando mais dos vilões que dos mocinhos, por eles serem bem mais interessantes. O meu vilão preferido de longe é Hannibal Lecter, impossível escolher outro!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas olha! Esqueci dele! Tb adoro o Hannibal!

      Faça uma lista para mim, Pat, indique livros do gênero, plixxxx

      Bjs

      Excluir
  7. Como sempre, não li nenhum desses livros hahaha mas achei bem interessante sua lista e to anotando os nomes aqui pra poder ler um dia. Dias perfeitos é um livro que eu to querendo faz tempo.

    ResponderExcluir
  8. Não li nenhum desses livros, mas Dias Perfeitos, Dexter e Garota Exemplar estão na minha lista de desejados.

    ResponderExcluir

* Deixe seu comentário e me faça feliz :D
* Se você tem um blog, não esqueça de deixar o link.