21 de março de 2015

LISTA: Meus Malvados Favoritos Pt. II



Bom dia, pessoal!

Semana passada apresentei para vocês MEUS10 MALVADOS FAVORITOS dos livros policiais. Hoje vou repetir a dose e falar sobre MEUS 10 MALVADOS FAVORITOS em todos os outros gêneros literários. Acredito que se pegasse cada um dos meus livros para dar uma olhada, nem que fosse na capa, essa lista seria bem maior, mas esses foram os que listei sem olhar para nada, portanto, creio que foram malvados inesquecíveis e que me fizeram vibrar durante a leitura. Confiram...


O Iluminado10. JACK TORRANCE – O ILUMINADO – Stepehn King
Quem acompanha o blog deve saber que O ILUMINADO está dentre os livros do KING que não me agradam. Não vejo nada demais nessa narrativa e algumas coisas são fantasiosas demais e nada convincentes. Contudo, não nego que Jack é um grande vilão e é o personagem mais brilhante da história. Não aprecio o livro tanto assim, mas tiro o chapéu para o vilão. Se essa lista fosse sobre filmes, com certeza ocuparia uma posição mais alta, pois Jack Nicholson me faz “cagar” de medo desde criancinha (sim, isso já faz umas boas décadas).



Precisamos Falar Sobre o Kevin


9. KEVIN – PRECISAMOS FALAR SOBRE O KEVIN – Leonel Shriver

Li esse livro faz bastante tempo, mas até hoje consigo lembrar os calafrios que KEVIN me fez sentir. SHRIVER conduziu muitíssimo bem, através de uma narrativa extremamente lenta, toda infância e adolescência desse infame vilãozinho que trouxe dor a muita gente. KEVIN foi um dos malvados mais sinistros que já encontrei nas páginas.



A Maldição8. TADUZ LEMKE/ BILL HALLECK – A MALDIÇÃO – Stephen King
A MALDIÇÃO é um de meus livros favoritos do KING e confesso que fico bastante em dúvida em colocar TADUZ como um vilão. Para mim, o cigano foi apenas uma vítima que agiu de acordo com suas convicções já que a lei não lhe proporcionou a devida justiça. Já BILL, apesar de aparecer como a vítima em grande parte da narrativa, para mim foi o verdadeiro vilão, afinal, ele é hipócrita, corrupto, dissimulado e quer tirar vantagem da situação, até, claro, se ver engolido por ela. É justamente pelo fato de termos esse joguete de características em ambos os personagens que esse livro entra nessa lista.


Nosferatu7. CHARLES MANX – NOSFERATU – Joe Hill
Antes de ler NOSFERATU só havia lido FANTASMAS DO SÉCULO XX do JOE e havia odiado. Mas como todo mundo sempre falou bem do autor e ele é filho do mestre, resolvi dar mais uma chance... E NOSFERATU me deixou completamente fascinada! Com tudo! Com o enredo, com a fantasia e terror envolvidos, com os personagens, a protagonista, tudo! Mas creio que MANX deu um brilho deveras especial a essa maravilha de livro. Foi um vilão que me meteu medo de verdade, e que mesmo agora, ao escrever esse post, continua me aterrorizando ao me fazer lembrar das passagens com dentes (!!). Foi SINISTRO!


6. GOVERNO/ POLÍTICOS/ CLASSES DOMINANTES das DISTOPIAS
Não tenho como elencar aqui uma série para simbolizar esse tipo de vilão, pois seria injusto escolher apenas uma, mas o fato é que no quesito vilania, o lado “politiqueiro” das distopias sempre foi o que mais me atraiu nesse gênero. A cada livro que leio fico mais abismada com a forma como o governo conseguiu ter uma dominação tão imponente diante da população e em como essa aguenta tanta sordidez antes de buscar uma revolução.


Cidade dos Ossos5. VALENTIN – CIDADE DOS OSSOS – Cassandra Clare
Simplesmente AMO a série OS INSTRUMENTOS MORTAIS! Mas até hoje sinto dor no coração por VALENTIN ter perdido espaço no quesito vilania para seu filho. Sei que muitos acham que SEBASTIAN é um vilão melhor que o pai, mas não compartilho da opinião. Ele pode até ser mais malvado e cruel, mas VALENTIN tinha CARISMA! Sério, podem me odiar, mas o grande responsável por eu ter amado essa série foi esse homem. Para mim, VALENTIN sempre será a melhor e mais significativa parte de CIDADE DOS OSSOS <3



O Parque dos Dinossauros4. JOHN HAMMOND – O PARQUE DOS DINOSSAUROS – Michael Crichton
Sou extremamente apaixonada pelos filmes da franquia JURASSIC PARK, mas, apesar disso, faz só alguns anos que resolvi ler o primeiro livro, e sério, fiquei em CHOQUE com as descobertas que fiz, principalmente ao que se refere a JOHN HAMMOND, aquele vovô maluco por criar os bichos, mas que no filme tinha um preocupação gigante com os netinhos e parecia até fofo em seu sonho megalomaníaco. Porém, no livro, o personagem é completamente diferente! Sim, vovô JOHN é mau e não está nem aí para seus netinhos. Na verdade, ele é um mercenário que só se importa com dinheiro e sucesso. Fiquei horrorizada com o personagem no livro. Mas por ele ser um excelente exemplo de vilão, não poderia NUNCA ficar de fora dessa lista :s


Drácula3. DRÁCULA – DRÁCULA – Bram Stocker
Esse é o tipo de vilão que dispensa qualquer tipo de comentário. É IMPOSSÍVEL não amá-lo! Faz trocentos anos que li DRÁCULA (e esse faz trocentos anos mesmo!) e nunca me esqueci do prazer imenso que senti com a leitura. Por mais “mau” que o personagem fosse, sempre achava que era justificado. Amei o livro, amei a adaptação baseada no livro, apesar do final completamente diferente, e AMO vampiros malvados. Para mim, esses seres têm que ser sanguinários, cruéis e cínicos. É tudo que DRÁCULA é, por isso o amo de forma incondicional! É um livro que sem dúvida preciso reler.


A Coisa2. PENNYWISE – IT: A COISA – Stephen King
Há alguns anos, jamais colocaria esse palhaço do demo na minha lista de vilões preferidos, mesmo porque, acho que para um vilão ser o preferido ele tem que ter magnetismo, charme e conquistar a gente apesar de sua maldade. Porém, como esse ser só me causava medo, horror e espanto (não gosto de palhaços até hoje), estava longe de se tornar um personagem que eu admirasse. Isso, claro, porque havia assistido ao filme quando criança e esse maldito ser passou a vida me metendo medo. Mas isso foi até ler IT: A COISA no ano passado. Obviamente, não vou dizer que ele passou a figurar nessa lista por ter algum tipo de magnetismo, mas ele está aqui hoje porque me encantou a dimensão que esse vilão tomou no livro. Enquanto no filme ele era apenas um palhaço sádico e assassino, nas páginas de KING ele se tornou muito mais que isso, e por ter descoberto, tão tardiamente, que esse vilão era algo MUITO maior, MUITO mais impressionante, e MUITO mais medonho que apenas um palhaço, é que elejo ele como meu segundo preferido.
·     Existe uma passagem com lobisomem no livro que acho que vou morrer e não vou esquecer, sério!


Misery1.    ANNIE WILKES – MISERY – Stephen King
Ok, ANNIE deveria estar na lista da semana passada, eu sei, mas simplesmente não consegui colocá-la junto com os vilões de livros policiais, mesmo sabendo que MISERY é um thriller fantástico. O problema é que a considero em um outro nível de maldade: o da loucura, e apesar de esse livro ser um thriller psicológico, acho que essa criatura ultrapassa qualquer quesito assassino e violento dos vilões de livros policiais. ANNIE é TOTALMENTE CRAZY! Essa mulher perturbada é, sem dúvida, minha vilã preferida e uma grande protagonista. Sua loucura, baseada em sua obsessão mais que doentia por um autor, dá calafrios em qualquer um que ler sua história. É impossível não ficarmos assombrados com a psicopatia da moça e o quão cruel e maligna ela pode ser sem se dar conta disso. Para ela, o que ela faz é por puro e simples amor. AMO personagens que não se dão conta de todo o mal que causam e que tentam justificar seus atos. ANNIE me encantou há muitos anos quando vi o filme e me deixou aterrorizada quando li o livro, pois percebi que ela era 10 vezes pior nas páginas do mestre. Por tantos sentimentos que essa mulher despertou em mim, não acredito que tenha vilã melhor para ocupar o primeiro lugar dessa lista. Quem ainda não conferiu a loucura da personagem, não sabe o que está perdendo! ANNIE, querida, você é MINHA MALVADA FAVORITA ;)


E são esses meus vilões preferidos dos livros, e os de vocês, quais são? Já leram alguns desses livros? Algum vilão já “conquistou” vocês? Deem dicas de mais malvados para mim!


Gostei tanto de falar desses malignos nesses dois posts que já penso até em fazer um sobre meus vilões preferidos nas séries de TV e nos filmes, o que vocês acham? 


Comente com o Facebook:

19 comentários:

  1. Olá, Mari!
    Adorei sua lista!! E concordo com cada uma das escolhas!!! A Annie Wilkes é top mesmo!
    Bjão

    ResponderExcluir
  2. Olá!!

    Essa lista está de arrepiar! Só de pensar no Charles Manx já dá uma coisa ruim aqui. rs

    Beijos,

    Samantha Monteiro
    http://www.wordinmybag.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Sou suspeita ao elogiar sua lista, pois adoooooro SK, só não concordo qdo vc diz que Pennywise não tem magnetismo, acho que ele tem um magnetismo malévolo mas tem, as crianças sentem mas mesmo assim entram no território dele.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Wilza, senti TANTO medo desse ser a vida toda, que não consigo sentir magnetismo nele, hahahaha, só pavor, rs. Mas o livro me fez considerá-lo um grande vilão. Antes dele, para mim, Penny (tô intima!) era só um palhaço do mal. Foi MUITO bom ver que era muito mais que isso <3

      Excluir
  4. Eu que já li A maldição ha seculos atras e nem lembrava tive que parar de ler a resenha e ir marcar no skoob e concordo com todas as suas considerações sobre o livro. Precisamos falar sobre o Kevin foi um dos livros mais difíceis de ler mas por ser tao perturbador e real. Tenho o livro do Jurassic Park no kindle mas também uma má vontade de ler porque não imaginava que a historia trazia um vovô tão malvado. Essa serie da Cassandra Clare não passei da primeira pagina, já li as Peças Infernais apesar do vilão ser comum adorei a historia.

    ResponderExcluir
  5. O vampiro Barlow de Salém e o político Big Jim de Sob a Redoma são muito bons também.

    ResponderExcluir
  6. Mari...desses ai só conheço o Kevin e o Valentin...ainda vou descobrir sobre os vilões do mestre King...

    Quanto ao Valentin concordo com vc... eu gostava mais dele do que do filho dele...sera que somos as únicas?? hahaha

    bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fer, acho que somos poucas... Eu achava bem mais legal um vilão adulto que um aborrecente, maaaas :(

      Excluir
  7. Sou fã do Valentin também, eu adorava o personagem, ele conseguia ser muito mal e ao mesmo tempo muito legal no primeiro livro, mesmo sendo mal ele tinha um tom de ironia geralmente e eu gostava muito disso!
    Abraços
    www.estantedepapel.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também o amava, Gabi, uma pena ele não ter continuado :(

      Excluir
  8. Sou fã do Valentin também, eu adorava o personagem, ele conseguia ser muito mal e ao mesmo tempo muito legal no primeiro livro, mesmo sendo mal ele tinha um tom de ironia geralmente e eu gostava muito disso!
    Abraços
    www.estantedepapel.com

    ResponderExcluir
  9. Apesar de não ter lido nenhum desses livros, conheço algumas histórias, e posso dizer que adorei a lista!
    Kevin também é um dos meus malvados favoritos preferidos, mesmo eu tendo só assistido o filme, espero ler o livro assim que possível.
    Vou tentar ler alguns desses livros, já percebi que seu gosto literário se parece um pouco com o meu.
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tarsi, não gostei do filme de Kevin, mas o livro mata a pau. Se tiver oportunidade, leia, e não desista dele por causa da narrativa hiper lenta, é ela que causa a maior agonia.

      Bjs

      Excluir
  10. Estou lendo A Dança da Morte do King e o Randall Flagg já está entre os melhores malvados em minha opinião.

    www.bomlivro1811.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ma, ainda não li Dança da Morte, faz aaaaanooooos que está aqui na estante. Preciso tomar vergonha na cara :S

      Bjs

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. Estou gostando muito dele, tanto que tem grandes chances de se tornar o meu novo livro preferido, que até agora é Novembro de 63. bjos

      Excluir
  11. É realmente meio impossível deixar de lado todos esses vilões tão conhecidos nossos em todos os gêneros literários. Preciso dizer que a tua lista ficou impecável, e que eu concordo plenamente com cada um dos nomes. Só discordo no quesito O Iluminado, é um dos meus livros favoritos do King, e confesso que aquele que mais me deu arrepios.

    ResponderExcluir
  12. Que lindo ver o Stephen e o Joe como autores nessa lista, porque sou fã dos dois. É a genialidade da família, né? kkkkkkk Deve ter sido difícil escolher entre os livros do King porque ele é mestre em escrever malvados que o leitor se apega. Preciso ler A Coisa.
    Beijos!

    ResponderExcluir

* Deixe seu comentário e me faça feliz :D
* Se você tem um blog, não esqueça de deixar o link.