12 de março de 2015

INDICAÇÃO: TRILOGIA LEGEND - Marie Lu (Ed. Prumo e Rocco)



Oi, gente!

Estou tentando fazer um post de INDICAÇÃO todas as quintas. Espero que continue dando certo.
Há poucos dias finalmente li o último livro de umas de minhas trilogias distópicas preferidas: LEGEND, e como não vou postar a resenha de CHAMPION, resolvi fazer esse post, afinal, preciso dizer que vocês DEVEM ler essa trilogia.

LegendLEGEND (vol.1)
MARIE LU
Série: Legend
Editora: PRUMO              
Ano: 2012   
Nº págs: 256
Gênero: distopia

SINOPSE: Ambientado na cidade de Los Angeles em 2130 D.C., na atual República da América, conta a história de um rapaz – o criminoso mais procurado do país – e de uma jovem – a pupila mais promissora da República –, cujos caminhos se cruzam quando o irmão desta é assassinado e a ela cabe a tarefa de capturar o responsável pelo crime. No entanto, a verdade que os dois desvendarão se tornará uma lenda. O que outrora foi o oeste dos Estados Unidos é agora o lar da República, uma nação eternamente em guerra com seus vizinhos. Nascida em uma família de elite em um dos mais ricos setores da República, June é uma garota prodígio de 15 anos que está sendo preparada para o sucesso nos mais altos círculos militares da República. Nascido nas favelas, Day, de 15 anos, é o criminoso mais procurado do país; porém, suas motivações parecem não ser tão mal-intencionadas assim. De mundos diferentes, June e Day não têm motivos para se cruzarem – até o dia em que o irmão de June, Metias, é assassinado e Day se torna o principal suspeito. Preso num grande jogo de gato e rato, Day luta pela sobrevivência da sua família, enquanto June procura vingar a morte de Metias. Mas, em uma chocante reviravolta, os dois descobrem a verdade sobre o que realmente os uniu e sobre até onde seu país irá para manter seus segredos.

Logo no começo, quando li LEGEND, fiquei meio temerosa com a leitura, isso porque o molde de um romance se anunciava e eu já estava farta dessa perspectiva melosa entre adolescentes. Felizmente, não durou muito, e os protagonistas, Day e June, passaram a tomar suas decisões, se posicionar e tomar seus lados na iminente guerra que se anunciava. Foi muito bom acompanhar a visão que ambos tinham de seus ideais ruírem e perceberem que nem tudo era tão maravilhoso quanto um dia seus lados o fizeram acreditar. Esse mundo hostil do primeiro volume, que acabou por explorar mais o lado da República me fascinou completamente e me deixou empolgadíssima para conferir a sequência.


ProdigyPRODIGY (vol.2)
MARIE LU
Série: Legend
Editora: PRUMO              
Ano: 2013   
Nº págs: 256
Gênero: distopia

SINOPSE: Depois que um cataclismo atingiu o planeta Terra, extinguindo continentes inteiros, os Estados Unidos se dividiram em duas nações em guerra: a República da América, a oeste, e as Colônias, formadas pelo que restou da costa leste da América do Norte. June e Day, a menina prodígio e o criminoso mais procurado da República, já estiveram em lados opostos uma vez. Agora eles têm a oportunidade de lutar lado a lado contra o controle e a tirania da República e, assim, alterar para sempre o rumo da guerra entre as duas nações. Resta saber se estão preparados para pagar o preço que as transformações exigirão deles.

Quando li PRODIGY tive uma satisfação imensa, pois esse segundo livro havia sido melhor, mais complexo e mais profundo que o primeiro. Nesse volume, os personagens começaram a ficar mais delineados, e até aqueles que pareciam neutros passaram a se posicionar e mostrar a que vieram. Em PRODIGY declarei todo meu amor e torcida por June, que se mostrou uma garota de garra e fibra. Aqui o romance foi mais desenvolvido, mas por ter diálogos intensos e inteligentes, em momento algum me incomodaram, pelo contrário, confesso ter sido um dos motivos que mais me intrigaram para ler o fim da trilogia. Outro motivo foi o final de Day, gente, sério, lembro até hoje que meu coração doeu ao ler o magnífico final que MARIE LU escolheu.


ChampionCHAMPION (vol.3)
MARIE LU
Série: Legend
Editora: ROCCO              
Ano: 2014  
Nº págs: 304
Gênero: distopia

SINOPSE: No emocionante desfecho da trilogia Legend, June ocupa uma posição privilegiada no governo e Day trocou a alcunha de criminoso mais procurado do país pela de herói nacional. Mas quando tudo parece conspirar a favor da paz, a ameaça da guerra ressurge na forma de um vírus mortal que começa a espalhar o pânico entre as colônias. Em Champion, a vida de milhares de pessoas está novamente nas mãos de June, a menina-prodígio da República. Mas salvá-las significa também enfrentar novos desafios e exigir novos sacrifícios de seu amor. O livro chega ao Brasil pelo selo Rocco Jovens Leitores, que relança também os dois primeiros volumes da série, Legend e Prodigy.

Depois de ter morrido de amores pela série, não via a hora de ler CHAMPION. Porém, apesar de ter comprado o livro assim que saiu, só consegui fazer a leitura poucas semanas atrás, e mais uma vez fiquei fascinada com tudo que foi apresentado. Não minto que meu coração continuou doendo de tanto desespero por Day e seu destino. O rapaz nunca foi meu personagem favorito, mas conseguiu me amolecer. June esteve brilhante como sempre, e adorei o fato de estar mais política que nunca. Aliás, o que mais gosto nessa série distópica é exatamente isso, o quanto ela explora o lado político das situações.
Em muitas distopias vemos isso, mas sinto que a trilogia LEGEND dá uma ênfase maior e mais elaborada para esse lado. Confesso que adoro política e os jogos sujos que ela esconde, justamente por isso considero essa trilogia uma de minhas preferidas. Sinto coisas diferentes quando leio essa série e não consigo deixar de pensar na política atual do nosso mundo, assim como não consigo deixar de pensar se não estamos realmente caminhando para uma distopia. Acho que seria medonho.
Por causa de Day vivi muitos momentos de apreensão durante a leitura, principalmente ao ficar imaginando o final. MARIE LU, no entanto, acertou em cheio, dilacerou meu coração, o deixou em cacos e depois deu esperança de colar os pedaços.



AMO essa trilogia, AMEI ter terminado e só posso dizer que um volume é melhor que o outro. Quem ainda não conferiu, não deve mais perder tempo, deve colocar na listinha já!

Comente com o Facebook:

12 comentários:

  1. Essa trilogia ta na minha lista de desejados quase comprei na black friday mas não deu. O que me desanima nessas distopias é que a politica não é muito bem explorada, só o bastante para que não fique na cara que a historia na verdade é sobre um triangulo amoroso ou algo do tipo, bom que Legend não seguiu esse caminho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahha, ai, Rafa, adoro quando encontro opiniões parecidas com a minha. Tb ODEIO romances disfarçados. Mas aqui o negócio é tenso! Juro!

      Bjs

      Excluir
  2. Olá,
    Vi muitos comentários favoráveis sobre essa série, ela deve ser muito boa mesmo! Obrigada pela indicação
    Bjos!

    ResponderExcluir
  3. Mais 3 livros para a lista em 3..2..1.. hahaha

    Achei que ele seria mais do mesmo por causa do romance, mas agora fiquei empolgada para ler...

    bjoos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O romance sempre dá uma brochada na gente, mas nessa trilogia isso não acontece, prometo ;)

      Excluir
  4. Nossa, quanta informação, você me convenceu, vou comprar a trilogia para começar a ler logo, adoro quando você faz esses posts só como indicação mesmo, sem uma resenha em si.
    Abraços
    www.estantedepapel.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que você gosta, Gabi. Vou tentar fazer um post desses todas as quintas ;)

      Bjs

      Excluir
  5. Nossa, quanta informação, você me convenceu, vou comprar a trilogia para começar a ler logo, adoro quando você faz esses posts só como indicação mesmo, sem uma resenha em si.
    Abraços
    www.estantedepapel.com

    ResponderExcluir
  6. Gente, eu preciso ler essa trilogia. Adoro distopias e essa particularmente chama muita atenção, pelo enredo e trama que a autora desenvolveu. Além disso, as premissas são maravilhosas, e eu só li resenhas positivas até então. Tomara que a oportunidade surja em breve.

    ResponderExcluir
  7. Ta na minha lista de desejados faz tempo, você nem precisava dizer nada pra me convencer rsrs Aliás, só aumentou meu desejo de ter.

    ResponderExcluir
  8. Colocando na listinha que não tem fim agora mesmo! Não li muitas distopias ainda, mas essa parece ser boa mesmo, porque já vi gente falando bem a respeito. Mas minha lista tá aumentando demais por conta desse blog, assim não dá.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahha, sou obrigada a dizer que adorei saber disso :D

      Excluir

* Deixe seu comentário e me faça feliz :D
* Se você tem um blog, não esqueça de deixar o link.