8 de abril de 2014

RESENHA + SORTEIO: RESTOS HUMANOS - Elizabeth Haynes (Ed. Intrínseca)



Oi, gente.

Hoje vou falar de um lançamento da INTRÍNSECA que estava ansiosíssima para ler: RESTOS HUMANOS da ELIZABETH HAYNES.

Restos HumanosRESTOS HUMANOS
ELIZABETH HAYNES
Editora: INTRÍNSECA              
Ano: 2014                  
Nº págs: 320
Gênero: Thriller

SINOPSE: Você conhece bem seus vizinhos? Saberia dizer se eles estão vivos ou mortos? Ao encontrar por acaso o corpo de uma vizinha em avançado estado de decomposição, Annabel Hayer, que trabalha com análise de informações para a polícia, fica horrorizada ao pensar que ninguém — e isso inclui ela mesma — sentiu falta daquela mulher. De volta ao trabalho, ela vasculha os arquivos policiais e encontra dados que mostram um aumento significativo de casos como aquele nos últimos meses em sua cidade. Conforme aprofunda a investigação, Annabel parece cada vez mais convencida de estar no rastro de um assassino, e é obrigada a enfrentar os próprios demônios e a própria fragilidade. Será que alguém perceberia se ela simplesmente desaparecesse? Um thriller psicológico extremamente perturbador, Restos humanos fala de nossos medos mais obscuros, mostrando como somos vulneráveis — e a facilidade com que vidas podem ser destruídas quando não há ninguém que se importe com elas. 

Ao contrário do que vocês estão pensando, não estava doida para ler RESTOS HUMANOS por ser thriller nem nada do gênero, meu desespero todo era porque precisava muito desempatar com a HAYNES.

Quando li NO ESCURO quase dei uma surtada. Foi um dos melhores livros que li e fiquei apaixonadíssima pela autora e por toda aquela tensão psicológica que ela conseguiu criar. O livro foi sinistro e chocante, capaz de me dar calafrios, foi fenomenal a forma como ela explorou o tema do abuso. Gostei tanto que entrou para meus favoritos.

Já em VINGANÇA DA MARÉ só conseguia pensar “mas que porcaria é essa?” Sem dúvida foi um dos piores livros que li na vida! O enredo parecia uma mistura de nada com nada, a protagonista era tosca e foram muitas páginas contando como a moça se movimentava para fazer pole dance. Até a posição dos pés foi descrita, juntamente, claro, com o formato da sandália que a sujeita usava.

Depois de ler VINGANÇA DA MARÉ, não conseguia acreditar que os dois livros haviam sido escritos pela mesma autora, não sabia dizer se em algum deles HAYNES havia sofrido algum mal súbito, só sei que precisava descobrir se com RESTOS HUMANOS ela seria a autora que me levaria de volta ao céu, ou me jogaria de vez no inferno, para ser arrastada por sua MARÉ (trocadilho idiota).

O fato é que gostei muitíssimo de RESTOS HUMANOS e agora o placar se encontra em 2x1. Nesse livro, a autora explorou novamente a tensão psicológica. RESTOS HUMANOS foi um dos livros mais interessantes que já li, pois conta com um criminoso diferente do que os leitores de livros policiais estão acostumados. O personagem foge do padrão comum do homem que mata, dilacera, tortura, etc. Ele é simplesmente genial porque abate suas vítimas através do próprio psicológico delas.

Um dos aspectos mais interessantes no livro é que HAYNES dá voz a esse personagem desde o início, nomeando-o, expondo-o, sem tentar escondê-lo para criar suspense. Ela deixa clara a genialidade e competência do personagem para compreender a psicologia humana e se aproveitar dela, mas o melhor de tudo é que como ele não age realmente, toda uma dúvida de culpa e inocência fica pairando pelas páginas do livro. É bastante complexa a discussão que a autora conseguiu levantar com esse método do vilão.

Quanto à protagonista, confesso: ela não é das melhores. Algumas vezes simpatizei muito com Annabel, outras senti uma raiva absurda dela por ser tão simplória, por deixar que algumas pessoas fizessem com que ela se sentisse diminuída e por ser tão boba em relação a várias outras coisas, contudo, ao mesmo tempo em que ela demonstrava tantas fraquezas em algumas situações, em outras se mostrava uma mulher forte, destemida e audaciosa. Claro que todos temos pontos positivos e negativos e que, na maioria das vezes, os autores utilizam desses aspectos da personalidade para humanizar o personagem e deixá-lo mais próximo do leitor, mas gostaria de ter visto Annabel em seu melhor aspecto, e não como uma figura infeliz, como pareceu em muitas passagens.

Tirando isso, o livro foi perfeito, completamente envolvente e com ritmo alucinante. Adorei!


Se você também se interessou pela leitura, não perca a chance de ganhar um exemplar aqui no blog.

Para concorrer basta:
- Seguir o blog no TWITTER ou Curtir a página do blog no FACE. Um ou outro, não precisa ser os dois ;)  mas, quem quiser os dois, agradeço
- Curtir o FACE da editora INTRÍNSECA.
- Deixar um comentário válido na resenha. Tem que ser um comentário válido, nada de: bacana, legal, gostei da resenha, quero ler, etc.

- Deixar o nome com que você comentou no formulário do RAFFLE


a Rafflecopter giveaway


ATENÇÃO:
- O sorteio será feito apenas dentre aqueles que comentarem na resenha.
- A promoção tem início hoje 08/04/2014 e termina em 28/04/2014
- O vencedor deverá ter endereço de entrega no Brasil.
- O vencedor terá até 48 horas para responder o email de contato com seus dados para envio.
- O livro será enviado pela editora INTRÍNSECA em até 60 dias.
- A editora e o blog não se responsabilizam por furtos ou extravios dos correios, bem como dados errados passados pelo vencedor.




Comente com o Facebook:

33 comentários:

  1. Eu acompanhei as duas resenhas que você fez dos livros da autora e posso dizer que também fiquei em um impasse sobre a qualidade dos livros dela. Mas lendo sua resenha de Restos Humanos acho que há uma grande possibilidade de eu amar tanto esse livro quanto No Escuro. Não vou nem me atrever a colocar Vingança da Maré na lista porque não tenho saco para ficar lendo descrição de ritmos e passos de ninguém. rs
    Ademais, estou insanamente curiosa para ler esse livro. Me pareceu uma versão melhorada do que Chuck fez em Sobrevivente (no quesito indução a morte através do psicológico). ^^
    Beijos,
    Isa | http://www.mundodoslivros.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Mari...
    Nossa desde quando esse livro foi lançado eu estou doida para ler!
    No Escuro, também foi uma das minhas leituras favoritas do ano passado! Achei fascinante a escrita da Haynes, como você escreveu, ela soube abordar e muito bem o tema de abuso que a estória traz.
    Depois de ler sua resenha de Restos Humanos, fiquei mais interessada ainda, parece ser muito bom.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  3. Eu tenho os dois primeiros livros que vocês citou, Vingança da Maré e No Escuro. Não li nenhum deles ainda. E agora fiquei com medo de ler Vingança. Bom, mas acho que a autora se redimiu nesse livro, né? Fiquei super interessada em ler.

    bjs.

    ResponderExcluir
  4. Gente do céu! E eu que não li nenhum livro dessa autora! Já tinha ouvido falar nela, mas não sabia dessa incostância toda nos livros que ela escreveu. Mas esse Vingança da Maré fiquei bem curiosa, se bem que a protagonista pelo que vc descreveu não é lá essas coisas toda. Mas pelo que li aqui o criminoso é bem inteligente. Eu adoro esse tipo de livro, que mexe com o psicologico e tem crimes! Fiquei mega curiosa com esse. Mesmo não tendo gostado tando da capa, bem sombria...rsrs... Tudo bem que é um suspense! Eu queria o que, né?
    Beijos
    Adriana

    ResponderExcluir
  5. Não li nada da Elizabeth Haynes e Restos Humanos era o único livro dela que eu conhecia e já tinha lido resenhas.
    Confesso que sou muito viciada em livros policiais e esse me parece ser totalmente diferentes de todos os que eu já li.
    Gostei muito da resenha, espero poder ler em breve.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  6. Oi Mari! Vi que você tinha gostado do livro já no outro post, mas não sabia ainda exatamente como era o livro. Mesmo assim, já tinha me interessado. Agora estou doida para lê-lo, parece um livro policial bem diferente dos que estou acostumada a ler. Adoro os livros em que o autor já nos mostra o criminoso desde o início, e que mesmo assim não deixa sem graça (porque tem autor que não sabe fazer isso, ao contar estraga toda a história).
    Nunca li nada da autora, mas fiquei curiosa a respeito dos outros dois livros também, é realmente difícil de acreditar que um mesmo autor possa escrever um livro tão bom e um livro tão ruim, né? Adorei a resenha.

    Beijos,
    Adri Brust
    Stolen Nights

    ResponderExcluir
  7. Nossa....estou super afim desse livro!
    Achei a história muito interessante, bem na temática que gosto...
    adoro suspenses policiais, investigativos..
    Desde que vi esse lançamento, já adicionei à minha lista de desejos...
    A resenha só me deixou com mais vontade de ler...Adorei!

    ResponderExcluir
  8. Esse livro parece realmente ser meu estilo :D vou dar uma olhada nesse "No escuro" também, estou me animando a voltar a ler com mais frequência nos tempos livres.

    ResponderExcluir
  9. Eu amei o primeiro livro da autora entrou pro meus queridinhos do ano passado já o segundo nem li já que as resenhas se mostraram desfavoráveis, agora que veio esse livro que parece vai ser o meu livro preferido desse ano, nossa já estou muito curiosa pra ler quero pra ontem, pena que a protagonista seja fraca mas ainda assim aposto na leitura.

    ResponderExcluir
  10. Eu queria muito esse livro. tinha um sorteio dele no Skoob mas não tenho chances de ganhar! Tudo nele me chama a atenção: a capa, a sinopse, o nome, resenha, TUDO!
    Espero que dessa vez a sorte esteja ao meu favor!

    Bjs, Sofia
    formula-amor.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  12. Uau parece que o livro é denso, alias que a escrita da autora é densa. Sou psicóloga e então imagina minha curiosidade para ver td que essa autora escreveu? Assassinos exercem certa curiosidade para nós que amamos o inconsciente hehehe.

    Miquilis: Bruna Costenaro

    ResponderExcluir
  13. Esse é um dos livros que quero muito ler esse ano. Adorei a resenha e só me deixou ainda mais interessada na leitura desse livro. Adoro esse gênero e com certeza é mais um livro garantido na minha estante.

    ResponderExcluir
  14. Quero muito ler esse livro e é bom saber que você que já leu outras obras da autora aprovou. Fiquei curiosa sobre o método do bandido. Ótima resenha e estou participando.

    Abraço!
    http://constantesevariaveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Eu estou completamente maluco atrás deste livro. Fui na livraria local e não achei. Espero que consiga este livro com a editora <3

    decaranasletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Nossa, Mari, adorei a resenha, e até fiquei feliz que tenha gostado e desempatado com a autora, acho que aumento minha vontade de ler os livros dela. O título desse é extremamente chamativo.

    ResponderExcluir
  17. Bom a mesma opinião que você tem sobre o livro No Escuro eu tenho, ainda não li porque eu li o livro vingança da maré é o livro é uma droga< agora com esse sua resenha de restos humanos quero dá mais uma chance a essa escritora.

    ResponderExcluir
  18. Oi, gostei da resenha, também li No escuro e adorei, mas Restos Humanos não me conquistou. Fiz minha resenha no meu blog. Dá uma passadinha lá....http://primeiroscapitulos.blogspot.com.br/

    Bjos
    Carol

    ResponderExcluir
  19. Oi Mari!
    Que bom saber que "Restos Humanos" agradou você.
    Eu estava sofrendo da mesma angústia: amei "No Escuro" (um dos melhores livros que li no ano passado) e achei "Vingança da Maré" bem fraquinho (você tem razão...nem parece que foram escritos pela mesma autora) e estava na expectativa para ver como seria o terceiro livro. Agora já estou esperando virar a madrugada como fiz com o primeiro ;)
    Beijos
    alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  20. Estou muito animada para ler esse livro. Gosto de histórias que envolvem o lado psicológico dos personagens e todo esse "jogo mental". É intrigante, prende o leitor do início ao fim.
    Espero ter a chance de ler um dia desses.
    bjs

    ResponderExcluir
  21. Meu estilo literário favorito sempre foi o policial. Estou ha tempos doida para ler algo dessa autora e nossa com a sua resenha fiquei com mais vontade ainda. Quando se lê muitos livros policiais é um pouco dificil vc pegar um livro e achar aquilo realmente diferente e nunca visto antes. estou apostando nesse livro!

    ResponderExcluir
  22. Talvez thriller psicológico seja o forte dessa autora... Adoro ler suspense/policial e fiquei intrigada para saber o desenrolar dessa história, animada pra ler!

    ResponderExcluir
  23. Não conheçia a autora, mas vi o livro no Skoob e me interessei muito, sou apaixonada por thriller psicológico! Sua resenha só aumentou o meu interesse, se não ganhar o sorteio com certeza vou comprar... Bjs

    ResponderExcluir
  24. Comprei o livro No Escuro só por causa de comentários positivos de resenhas que li. Estou numa ótima fase pra livros de suspense/thriller, e acho que finalmente está na hora de ler Elizabeth Haynes! Se eu gostar, com certeza darei uma chance a Restos Humanos. Parece ser uma leitura muito tensa, mas daquelas que você não consegue largar até ler tudo.

    ResponderExcluir
  25. Deve ser agradavel,mas assustador. Quero muito.
    https://www.facebook.com.br/meiriellensantos

    ResponderExcluir
  26. adorei a capa do livro é fantástica! .. tomará q eu ganhe o sorteio (y

    ResponderExcluir
  27. Olá,
    Nunca cheguei a ler nenhum livro da autora (por que não a conhecia),e quando vi que a intrínseca ia lança-lo fiquei curiosa e acabei pesquisando um pouco.Percebi que esse é um livro eu realmente quero ler, principalmente por toda essa parte "psicológica" dentro dele.
    Foi bom saber que o livro agradou você *-*

    ResponderExcluir
  28. Nossa gostei super dessa resenha, fiquei com muita vontade de ler esse livro, ja ouvi falar dessa autora e acredito que ela promete muitos livros bons ainda, mas eu tenho um pouco de medo desses livros de thriller, mas acho que agora a curiosidade me matou, quero muito saber como é ler um livro assim

    ResponderExcluir
  29. Que legal saber que esse Thriller foge um pouco do padrão no quesito do assassino,ainda não li nada dessa autora. Como amo suspense eu quero....

    ResponderExcluir
  30. Comigo aconteceu o mesmo, amei No escuro e detestei Vingança da maré. Enquanto um foi um suspense pisicológico agoniante o outro só dava voltas e não chegou em lugar nenhum. E Restos humanos será agora meu tira teima. Se continuo lendo a Elisabeth ou se a abandono. Não vejo a hora de comprá-lo.

    ResponderExcluir
  31. Comigo aconteceu o mesmo, amei No escuro e detestei Vingança da maré. Enquanto um foi um suspense pisicológico agoniante o outro só dava voltas e não chegou em lugar nenhum. E Restos humanos será agora meu tira teima. Se continuo lendo a Elisabeth ou se a abandono. Não vejo a hora de comprá-lo.

    ResponderExcluir
  32. Este livro para mim também foi um desempate. Pois amei No escuro e detestei Vingança da Maré. Restos Humanos provou que Haynes é uma escritora promissora. Da mesma forma que ela conseguiu passar toda a angústia de um portador de TOC no seu primeiro livro, neste ela criou um clima todo depressivo para falar de solidão. Mas apesar de melancólica a história é instigante. Mostrar o assassino logo no início realmente foi ousado, mas logo deu para entender que o verdadeiro mistério era como ele matava. Achei um pouco forçado seu método, mas isso não desmereceu o livro. Se quiser ver meu post sobre Elisabeth Haynes, em meu blog, segue o link logo abaixo.

    http://porquelivronuncaenguica.blogspot.com.br/2014/04/toc-pole-dance-e-solidao.html

    ResponderExcluir

* Deixe seu comentário e me faça feliz :D
* Se você tem um blog, não esqueça de deixar o link.