28 de abril de 2014

RESENHA: O SEGREDO DO MEU MARIDO - Liane Moriarty (Ed. Intrínseca)



Oi, pessoal.

Vou começar a semana falando de um livro incrível da INTRÍNSECA: O SEGREDO DO MEU MARIDO, da LIANE MORIARTY.

O Segredo do Meu MaridoO SEGREDO DO MEU MARIDO
LIANE MORIARTY
Editora: INTRÍNSECA              
Ano: 2014                  
Nº págs: 368
Gênero: Drama, Romance

SINOPSE: Ela virou o envelope. Estava lacrado com um pedaço de fita adesiva amarelada. Quando a carta tinha sido escrita? Parecia velha, como se tivesse sido anos antes, mas não havia como saber ao certo. Imagine que seu marido tenha lhe escrito uma carta que deve ser aberta apenas quando ele morrer. Imagine também que essa carta revela seu pior e mais profundo segredo - algo com o potencial de destruir não apenas a vida que vocês construíram juntos, mas também a de outras pessoas. Imagine, então, que você encontra essa carta enquanto seu marido ainda está bem vivo... Cecilia Fitzpatrick tem tudo. É bem-sucedida no trabalho, um pilar da pequena comunidade em que vive, uma esposa e mãe dedicada. Sua vida é tão organizada e imaculada quanto sua casa. Mas uma carta vai mudar tudo, e não apenas para ela: Rachel e Tess mal conhecem Cecilia - ou uma à outra -, mas também estão prestes a sentir as repercussões do segredo do marido dela.

Desde que vi o lançamento desse livro, fiquei curiosa. É impossível um título desse não chamar atenção. Mesmo sabendo diante mão que o segredo não seria lá grande coisa, continuei doida para ler, e só posso dizer que valeu muitíssimo a pena!

O SEGREDO DO MEU MARIDO traz três situações paralelas: a primeira, explora a vida de Cecilia, com seu marido, John-Paul, e as três filhas; a segunda, fala da relação de Tessa com o marido, Will, e sua prima, Felicity; e a terceira, nos mostra Rachel, uma idosa que há quase trinta anos perdeu uma filha e que sofre muito com essa ausência.

No começo, MORIARTY vai alternando os capítulos entre esses personagens e suas vidas, o que criou uma enorme curiosidade em mim. Não estava nem na página 100 e não tinha interesse algum em descobrir qual seria o segredo do marido, o que eu queria era entender como que a vida dessas três mulheres iria colidir para que elas passassem a fazer parte do mesmo círculo.

Foi no embalo dessa curiosidade que mal vi as páginas passarem. LIANE escreve de um jeito delicioso, totalmente detalhado, mas, surpreendentemente, esses detalhes não cansam o leitor, pelo contrário, fazem com que desejemos saber mais e mais minúcias da vida de cada um dos vários personagens que ela vai inserindo no livro.

Quanto ao segredo, vi algumas pessoas comentarem que ele é fraco, mas, se nos colocarmos no lugar de Cecilia, veremos que ele é bastante forte. Na realidade, veremos que ele é algo que choca o leitor, porém, acredito que haja uma decepção pelo fato de o segredo ser algo óbvio e facilmente decifrável, daí a decepção de algumas pessoas com a leitura. Porém, é preciso saber que O SEGREDO DO MEU MARIDO não é um livro policial, e sim um drama, portanto, apesar do título, o descobrimento do segredo não é o principal no livro, o foco é ver a reação das personagens depois de o segredo ter sido revelado.

Depois de saber o que John-Paul escondia, que como eu disse, foi bastante óbvio devido ao curso que a narrativa foi tomando, fiquei meio desconfiada com o livro, afinal, o segredo já tinha sido revelado e ainda faltava mais da metade do livro para chegar ao final. Pensei que a autora não fosse ser capaz de manter o mesmo nível, e foi aí que MORIARTY tornou-se uma verdadeira diva! Mais uma vez, de forma simples, mas bastante detalhada, ela foi explorando o sentimento e a vida de cada um dos personagens, e enquanto sofria com Cecilia, por causa do aparentemente perfeito marido, fui sofrendo com Tessa e Rachel, que nessa altura já compreendi aonde se encaixariam na história. De repente, eu estava ainda mais concentrada e atraída pelo fabuloso enredo criado pela autora.

Ao final, Rachel foi uma personagem que veio a me surpreender. Tive muitas reações diante dos sentimentos e atitudes da personagem: empatia, tristeza, raiva, até que Rachel conseguiu ganhar minha antipatia por uma atitude impensada, porém, mesmo assim, pude compreender sua reação.

Mas Cecilia foi a personagem que mais me encantou. Após descobrir o que o marido escondia, pensei que a personagem iria murchar ou tomar uma atitude imediata, mas não, ela continuou vivendo com aquele homem, mas sem esquecer por um segundo do que ele fizera. Ela foi forte quando precisou ser e desmoronou longe das vistas de todos. Suas reações e atitudes foram surpreendendo cada vez mais, até chegar à revelação do segredo para outra pessoa, o que mostrou toda a força, honestidade e caráter que existia dentro dessa mulher, que a princípio mostrava-se como uma personagem simplória e adoradora de seu parceiro.

Quanto a Tessa, sua história é interessantíssima, e passei bons momentos torcendo pela personagem. Durante vários momentos da leitura pensei que ela não era uma personagem tão importante para a trama, mas depois vi que ela foi a responsável por destacar a presença de um outro personagem masculino no livro, e que a participação dele causou muita agonia e desespero em mim, pois temi pelo que poderia acontecer com ele.

O mais interessante em O SEGREDO DO MEU MARIDO, é o trabalho minucioso que LIANE teve em mostrar que cada decisão que tomamos na vida desencadeia uma série de ações e reações que podem nos levar ao sucesso ou ao total fracasso. O “e se” é a grande dúvida que permeia por todo o livro e nos faz pensar em refletir por todos os “e ses” da nossa vida. 

O SEGREDO DO MEU MARIDO foi uma leitura surpreendente e formidável. Com certeza um livro que vai para as melhores leituras de 2014. Simplesmente o máximo! Mais que recomendado! Mais um 5 estrelas que foi favoritado.


Comente com o Facebook:

6 comentários:

  1. Aiii estou amando esse livro e nem li ainda!!!hahah
    desde que vi a capa me apaixonei...e já está no topo da minha lista de desejos de 2014!
    Infelizmente ainda não tive a oportunidade de lê-lo...mas a sua resenha só me deixou mais curiosa sobre esse livro...

    ResponderExcluir
  2. Menina, pelo que você disse esse livro deve ser maravilhoso mesmo. Não estava na minha lista mas agora fiquei curiosa. Ótima resenha.

    Abraço!
    http://constantesevariaveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Hihi..eu pedi spoiler do Segredo e realmente não é grandes coisas...pelo visto o bom do livro é acompanhar os dramas dos personagens. Vamos ver se eu me animo de ler! \o/

    Beijos,
    Lygia - Brincando com Livros

    ResponderExcluir
  4. Estou com muita vontade de ler esse livro. Já havia lido o primeiro capítulo e me interessado pela história. Adorei a resenha!

    Beijos,
    wesaysomething.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Oi Mari! Não imaginava que o livro fosse por esse lado. Acho que não tinha lido a sinopse ainda, mas pensei que fosse mais para o lado do suspense a respeito do segredo, sei lá. Mas adorei. O estilo da autora me lembrou um pouco dos livros da Emily Giffin, é parecido?
    Fiquei morrendo de curiosidade, não só a respeito do segredo, mas, como você falou, de como a autora conecta todas essas pessoas e traz uma história tão boa como você descreveu. Adorei, vou atrás do livro para eu ler também.

    Beijos,
    Adri Brust
    http://stolenights.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adri, não tem muito a ver com a Giffin, não. É mais denso, mais intenso. Acho que voc~e também vai gostar bastante.

      Bjs

      Excluir

* Deixe seu comentário e me faça feliz :D
* Se você tem um blog, não esqueça de deixar o link.