17 de abril de 2014

RESENHA: ONCE UPON A TIME - Irmãos Grimm (Ed. Planeta)



Olá, pessoal!

Hoje vou falar sobre um lançamento da editora PLANETA que ficou lindo: ONCE UPON A TIME, uma reunião dos contos dos IRMÃOS GRIMM.

Once Upon A Time: Uma Antologia de Contos de FadasONCE UPON A TIME
IRMÃOS GRIMM
Editora: PLANETA          
Ano: 2014                  
Nº págs: 272
Gênero: Contos, Fantasia

SINOPSE: Três palavrinhas que, depois de demais de dois séculos, ainda conseguem transportar os leitores para cenários de mistérios, intrigas, traição, vida e morte, amor e abandono. Em seu esforço para preservar a cultura popular, sem querer os Irmãos Grimm criaram um marco atemporal e eterno da literatura ocidental. Com este livro de contos de fadas, lindamente ilustrado por Kevin Tong, você poderá reencontrar as histórias e os personagens que aprendeu a amar.
Corra pela floresta com Chapeuzinho Vermelho. Vá ao baile com Cinderela. Coma uma maçã com Branca de Neve. Com suas bruxas, fadas, rainhas más e reis bondosos, sapos que viram príncipe e princesas adormecidas os contos de Grimm são clássicos que encantam crianças e adultos.
Com o prefácio escrito pelos criadores de Once Upon A Time, da ABC, entendemos porque estes contos continuam atuais. A série dá vida a alguns desses personagens clássicos numa grande reinterpretação do mundo do faz de conta. Fica aqui o convite para que você mergulhe mais uma vez nessas histórias maravilhosas e seu mundo mágico.

Quando o email da PLANETA chegou para escolhermos o livro do mês quase enlouqueci. Um dos livros me interessou muito, mas ao ver ONCE UPON A TIME na lista, não resisti, tinha que pedir ele! Confesso que já tenho uma edição dos contos de fadas dos IRMÃOS GRIMM, mas precisava ter essa edição linda lançada pela PLANETA, afinal, ter várias e várias edições dos contos dos GRIMM nunca é demais, mesmo porque, cada editora faz um trabalho único nas edições desses livros.

A PLANETA realmente caprichou, a começar pela capa dura. É tão difícil vermos livros em capa dura no Brasil, que quando acontece, acabamos por ter uma síncope, bem, eu pelo menos tive. Mas, o que mais chama atenção nessa edição da PLANETA, nem é tanto a capa dura, mas sim o fato de o livro ser ilustrado, e é lindo! Ao fim de cada conto temos uma imagem que o simboliza completamente. Por exemplo, para Cinderela temos dois sapatinhos, para João e Maria o forno da bruxa, a roca de fiar para A Bela Adormecida, e por aí vai.


Em relação aos contos, já conhecia todos, mas é sempre gostoso reler, pois alguns não se fixam tanto em nossa memória como outros. Aliás, acredito que os contos que mais lembramos são aqueles que a Disney transformou em filme, e o mais gostoso ao ler os contos é ver que na verdade não são bem aquilo que a Disney mostrou. Muitos têm finais trágicos, passagens malévolas e nada da doçura que crescemos acreditando.

Contos conhecidíssimos como: João e Maria, Cinderela, A Bela Adormecida, Rapunzel, O Pequeno Polegar, Chapeuzinho Vermelho e Branca de Neve estão em ONCE UPON A TIME. Alguns nem tão conhecidos, mas igualmente memoráveis, também se encontram nessa antologia, tais como: O Ganso de Ouro, O Alfaiate Valente, Rumpelstilsequim, O Príncipe Sapo, e o meu preferido: A Parceria Entre o Gato e o Rato, um conto sobre confiança, que consegue, em poucas páginas, ser hilário quando analisado pela visão do gato, e cruel quando pensado pelo lado rato.

Uma das coisas que mais gosto nessas leituras é a moral que podemos tirar das histórias. Acho delicioso ler um conto tão curtinho, mas com tanto significado e possibilidade de aprendizado.


ONCE UPON A TIME ficou divino e é o tipo de livro que todo mundo tem que ler, seja para relembrar a infância, seja para se desenganar da versão amenizada que conhece, seja para ler pra os filhos. Não importa, esses contos, com toda sua significação final, merecem ser lidos e relidos por todos, muitas e muitas vezes. É simplesmente delicioso! 



Comente com o Facebook:

5 comentários:

  1. Que fofooooooooooo! Acho que ia adorar, amo o seriado.
    Bjs
    http://eternamente-princesa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Quuue liindo <3
    Gente preciso desse livro *.*

    Abraços.
    http://musicaselivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Fiquei doida quando soube que a Planeta publicaria essa edição aqui no Brasil. Preciso dela! Ótima resenha.

    Abraço!
    http://constantesevariaveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi Mari! Estou doida por esse livro, acredita que não tenho nenhuma edição dos contos dos irmãos Grimm? Então, quando vi esse livro, nem pensei duas vezes antes de ir atrás dele. Estou esperando o Submarino começar a vender para comprar, mas tá demorando..
    Eu não sabia que ele era em capa dura, que lindo. E os desenhos *---*. Quero muito ver essa edição logo! Quero muito conhecer a história do Rumpelstiltskin direitinho, já que só o conheço da série Once Upon a Time mesmo. Adorei sua resenha.

    Beijos,
    Adri Brust
    http://stolenights.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Gostei muito do livro, li no kindle e realmente pé surpreendi, exatamente por ver que as histórias eram diferentes da que escutei na infância, porém não acho que seja um livro bom para contar para crianças, achei pesado em alguns pontos e creio que as versões mais amenas consigam o também dar a lição rs.

    Quero dar uma espiada na versão impressa, pois adoro livro de capa dura e cheio de gravuras :)

    ResponderExcluir

* Deixe seu comentário e me faça feliz :D
* Se você tem um blog, não esqueça de deixar o link.