2 de abril de 2014

RESENHA + SORTEIO: O CANTO DAS SEREIAS - Val McDermid (Ed. Bertrand Brasil)



Oi, gente

Hoje vou falar sobre um livro que impliquei com um monte de coisas, mas que curiosamente dei quatro estrelas, pois apesar de todos os pontos que me incomodaram, achei simplesmente UAU! Estou falando de O CANTO DAS SEREIAS, da VAL McDERMID, lançado pela BERTRAND BRASIL.

O Canto das SereiasO CANTO DAS SEREIAS
VAL McDERMID
Editora: BERTRAND BRASIL              
Ano: 2014                  
Nº págs: 490 
Gênero: Policial, Suspense

SINOPSE: Inspirado pelo acervo de um museu dedicado a aparelhos de tortura, o Assassino de Bonecas – como é conhecido por abandonar suas “obras de arte” em locais de público gay – parece ter descoberto a grande vocação de sua vida. Suas mortes são planejadas com tamanha frieza e impiedade que não deixam nenhum rastro para trás.
Por causa da ausência de pistas, o psicólogo Tony Hill é convocado para ajudar na investigação. Com a ajuda da detetive Carol Jordan, sua missão é entrar na mente do criminoso e estabelecer um perfil que possibilite desvendar sua identidade. No entanto, mesmo para um profissional experiente como ele, a série de mutilações sexuais seguidas de assassinato é diferente de tudo que já viu antes.
Um suspense psicológico tenso e muito bem escrito, O CANTO DAS SEREIAS explora a mente atormentada de um assassino em série diferente de qualquer outro que o mundo da ficção já tenha visto. Os métodos de tortura utilizados, assim como o modo de abordagem das vítimas – narrados pelo criminoso em seus relatos sombrios – chocarão os leitores.

O CANTO DAS SEREIAS é o primeiro livro da série Tony Hill & Carol Jordan. Tony é um profiler e Carol a queridinha do chefe de polícia. Juntos irão investigar estranhos e violentos assassinatos que deixaram corpos mutilados em locais voltados à comunidade gay. O Assassino de Bonecas, nome que a mídia deu ao serial killer, não é um matador comum. Ele não se conforma com uma morte qualquer, todas são bem elaboradas e perversamente executadas através de objetos de tortura de séculos passados. O requinte de crueldade atingir o máximo nível do perturbador.

Sou obrigada a dizer que ao mesmo tempo em que O CANTO DAS SEREIAS me impressionou e surpreendeu em muitas passagens, também me decepcionou bastante em algumas ocasiões, principalmente no quesito dos personagens policiais.

Carol é uma policial fantástica, tem ótimas ideias, confabula de um jeito extremamente rápido e não descarta nenhuma possibilidade no que se refere ao assassino. Ela quer investigar todas as vertentes e todos os “achismos” que aparecem durante a investigação. O problema da personagem está em sua ENORME carência e na presença de Hill. Como uma policial gabaritada, supõe-se que Carol seja uma mulher prática, madura e dada à razão, contudo, por muitas e muitas vezes ela se comportou como uma adolescente, principalmente quando Hill estava em cena. Até chiliquinho de ciúme a personagem deu, com um importantíssimo detalhe: os investigadores não tinham nenhum tipo de caso. Hill, na verdade, tem um problema de relacionamento, e mal reparava que Carol era mulher ou mesmo que existia, mas parecia que na cabeça dela algo estava acontecendo entre eles e em diversas passagens percebemos que a personagem faz de tudo para poder esfregar a piriquita no doutor (com o perdão do termo).

Já Hill tem traços de personalidade incríveis, mas sua teimosia e cegueira me irritaram ao extremo. Ele se acha o profiler mais foda de todos os tempos, que não comete erros e nunca se engana, e, apesar de Carol ser toda oferecida para cima dele, a moça tem ótimo tino investigativo e dá ótimos palpites por onde conduzir a investigação, mas Tony “The Best” Hill, acha sempre melhor seguir tudo aquilo que ele descreveu no perfil que criou do assassino, não que ele não acerte em nada, longe disso, mesmo porque, se fosse o caso, era melhor ele abandonar o diploma, mas ele erra em não querer ouvir, em não aceitar outras vertentes, e isso acaba colocando-o em maus lençóis. E confesso que adorei! Acho que o personagem de fato mereceu o que aconteceu. Quem sabe assim ele perde um pouco a pose e fica menos arrogante, porque nunca vi um consultor policial de mente tão fechada. Pior foi a polícia que dizia amém a tudo que o profiler dizia, mesmo muitas vezes não estando de acordo com ele.

Mas dois personagens foram brilhantes e salvaram o livro: Cross, um policial que no início da trama irrita no grau mais alto possível. Já eram quatro mortos, todos com modus operandi semelhante, e ele não queria de jeito nenhum falar que havia um serial killer. Como os corpos dos homens que estavam morrendo estavam sendo desovados perto de comunidades gay, Cross parecia nem se importar com o que estava havendo, o que parecia um descaso enorme por parte do policial e que em muitas partes soou como preconceito. Depois de ter pego birra do sujeito, acabei por me contentar com o personagem dele, afinal, foi necessário um antagonista para dividir com Hill o nervoso que ele estava me causando, porque, quando odiamos o personagem principal de um livro policial, simplesmente não conseguimos ir para frente, portanto, fiquei extremamente feliz em poder dividir minha ira, assim vou poder conferir o próximo volume com a esperança de ter um Hill menos teimoso e topetudo.

O outro personagem que brilha no livro, como não podia deixar de ser, é o próprio assassino. Quanta crueldade! O personagem é realmente monstruoso! Tem uma cena com um cachorro que a leitura chegou a me causar calafrios. Se fosse um filme, de certo teria tapado os olhos. Que coragem para levar tamanha sordidez a cabo! O fato é que o personagem tem voz no livro, e, sem se revelar, vai contando como elabora as mortes, como se aproxima de suas vítimas, como as escolhe, etc. A participação dele é tão significativa nessas passagens que entramos num jogo de gato e rato conosco mesmo a respeito de quem ele poderia ser. A curiosidade e as dúvidas foram tantas que por diversas vezes parei a leitura para conversar com a Carla, do blog Histórias Sem Fim, e com a Isa, do Mundo dos Livros, sobre a leitura. Foi uma experiência realmente gratificante poder conversar com elas sobre o livro, e ainda mais maravilhoso foi ver que o assassino conseguiu mexer com todas nós.

Aí vocês devem estar se perguntando por que dei 4 estrelas para um livro que apontei tatos pontos que me desagradaram e para dois protagonistas que não me cativaram. O fato é que a história que VAL criou, os motivos dos assassinatos, a execução deles, e a personalidade do assassino, dispensam investigadores. Eles poderiam ser o pior dos piores personagens, e ainda assim teríamos um livro realmente foda em mãos. Tudo ao redor desse assassino foi tão brilhante, que qualquer investigador que tivéssemos, mesmo o mais competente deles, seria relegado a um segundo plano, principalmente quando a autora passou a nos colocar diante da revelação da personalidade e infância do assassino.

Infelizmente, assassinos vêm e vão, mas investigadores ficam, e já que temos mais uns sete livros com Carol e Hill pela frente, espero que Carol amadureça e deixe de ser carente, pois como policial ela é fantástica e não precisa mudar nada; já Hill, espero que trate de seus problemas pessoais e que entenda que não é um gênio da psicologia, e que saiba aceitar as opiniões que o cercam, do contrário, se o personagem continuar esse poço de ignorância e auto-confiança, pelo menos em relação aos perfis que traça, serei obrigada a ler o próximo livro desejando que ele receba outra lição *_* (sem sadismo, juro ;)


Se você também se interessou pela leitura, não perca a chance de ganhar um exemplar aqui no blog.

Para concorrer basta:
- Seguir o blog no TWITTER ou Curtir a página do blog no FACE. Um ou outro, não precisa ser os dois ;)  mas, quem quiser os dois, agradeço
- Curtir o FACE da editora BERTRAND.
- Deixar um comentário válido na resenha. Tem que ser um comentário válido, nada de: bacana, legal, gostei da resenha, quero ler, etc.

- Deixar o nome com que você comentou no formulário do RAFFLE.

a Rafflecopter giveaway

ATENÇÃO:
- O sorteio será feito apenas dentre aqueles que comentarem na resenha.
- A promoção tem início hoje 02/04/2014 e termina em 23/04/2014
- O vencedor deverá ter endereço de entrega no Brasil.
- O vencedor terá até 48 horas para responder o email de contato com seus dados para envio.
- O livro será enviado pela editora BERTRAND BRASIL em até 60 dias.

- A editora e o blog não se responsabilizam por furtos ou extravios dos correios, bem como dados errados passados pelo vencedor.




Comente com o Facebook:

29 comentários:

  1. A premissa é bem interessante, mas os pontos que você abordou me deixaram bastante dividida. Mas se tem maldade com cachorro não conseguirei ler. :/ Enfim, ótima resenha.

    Abraço!
    http://constantesevariaveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gabi, leia! Prometo que você vai conseguir passar ilesa pela parte do cachorro, só não posso contar o motivo, rs. Mas vale à pena

      Bjs

      Excluir
  2. "Infelizmente, assassinos vêm e vão, mas investigadores ficam," EXATAMENTE esse meu sentimento, Mari. Apesar de as leituras do gênero que fiz até hoje me mostraram investigadores bons e que criam empatia com o leitor, os assassinos geralmente tem o seu charme (até estranho dizer isso, mas é verdade, haha). Tomara que Val consiga amadurecer seus investigadores e os próximos volumes te cativem mais.

    E vamos na sorte, que eu quero esse livro, hehehehe <3

    Beijos,
    Lygia - Brincando com Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hhahhaha, adorei "os assassinos geralmente tem o seu charme" <3 Pura verdade, não fosse eles, nenhum mocinho seria bom. Espero que a Val mude um pouco os personagens também, ou então que os deixe assim, meio tapados e siga por toda a série mostrando assassinos fodas, com certeza vai compensar e será algo bem diferente ^^

      Bjs

      Excluir
  3. Oi, td bom?
    Que sinopse show! Sempre me choco quando as histórias beiram até o doentio e eu me interesso em ler...Freud explica.
    Acho que é "normal" investigadores se acharem as últimas bolachinhas do pacote... tipo o Poirot e o próprio Sherlock.
    Esses dias eu assisti à Seven *.* os aspectos de tortura que vc fala na resenha, me lembraram dele (e de novo... Freud explica a carinha feliz ao falar de tortura...)
    Concorrendo ;)
    Beijos
    Arrastando as Alpargatas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rafa, ODEIO Sherlock, que poço de arrogância! Poirot já foi meu detetive preferido, mas depois de um livro, não lembro qual foi agora, ele humilhou tanto o Hastings que peguei RAIVA d+ dele ¬¬;

      Adoro o filme SEVEN <3

      Feliz que você tenha se interessado pelo livro, ainda mais pq disse que uma das razões é que beira o doentio... Me senti normal, hahahahaha.

      Bjs

      Excluir
  4. Estou me aventurando em romances policiais agora, eles nunca fizeram meu tipo até eu perceber qt psicologia há neles. Esse mais ainda já que temos um psicologo na trama não é? Quero ler!

    Miquilis: Bruna Costenaro

    ResponderExcluir
  5. Livros policiais, independente de autor, tema abordado ou editora, são sempre bem-vindos. Adorei a resenha e espero obter meu exemplar deste livro o mais breve possível, embora eu tenha uma lista infinita de livros para comprar antes.

    ResponderExcluir
  6. Concordo com você em tudo, Mari!
    Apesar dos deslizes da autora na construção de alguns personagens, ela conseguiu criar um livro incrível. A resolução que ela propôs foi tão genial que foi impossível não ficar boquiaberta tamanha ousadia dela em nos enganar e nos incitar durante toda a leitura.
    O jeito que ela desenvolveu o "Assassino de Bonecas" foi um ponto muito forte do livro e por mais absurdo que possa parecer, mesmo ele sendo um serial killer com uma mente extremamente diabólica, ele foi o meu personagem favorito do livro.
    Não me canso de dizer: a experiência de leitura compartilhada foi maravilhosa. Mesmo eu tendo entregado um receio meu que acabou se concretizando... rsrs Vamos repetir mais vezes.
    Beijos,
    Isa | http://www.mundodoslivros.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isaaaa, precisamos repetir mais vezes, sim! Foi ótimo!
      Assim como você, o assassino também foi meu personagem preferido. Acho que a Val podia fazer algo diferente com essa série, deixar os dois investigadores sempre sendo meio "tapadinhos" e apresentar assassinos fodões ^^ ia ser algo bem diferente ;)

      Bjs

      Excluir
  7. A sinopse já tinha chamado atenção, e isso continuou com sua resenha, mas quando vi mais 7 livros, desanimei um pouquinho. Mas não vou tirar da minha lista de leitura, apenas adiar um pouco o início dela, pois quero terminar algumas antes de começar outras novas.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  8. Adoro romance policial, eu preciso, eu necessito desse livro, se eu tivesse ele aqui ja começava a ler agora mesmo... *-*
    eu acho muito phoda esses livros, eles me prendem e eu nao consigo parar de ler, só sossego quando eu descubro quem era o assassino e o porque ele fazia isso, quais os motivos, teve uma vez que eu tava lendo um livro da Agatha Christie, faltavam uns 3 capitulos pra acabar, mas ja tava de madrugada e fui dormir, mas eu nao conseguia dormir, o livro nao saia da minha cabeça, cada hora um dos personagens era o assassino e cada hora na minha cabeça eu ficava imaginando pq ele matou a pessoa, sabe o que tive que fazer? levantei, era umas 05:00 da manha, peguei o livro e fui terminar de ler, era o único jeito de eu conseguir dormir de novo... hahahaahhaa
    Rachei de rir... "a personagem faz de tudo para poder esfregar a piriquita no doutor"

    ResponderExcluir
  9. O nome do livro é perfeito e o suspense parece ser ótimo. Gosto muito de livros que mostram a visão do assassino. Apesar de ser uma serie, vou querer ler, pois até agora só ouvi elogios a inteligencia da autora em conduzir a história.

    ResponderExcluir
  10. Eu não costumo ler livros desse gênero, mas é como o pessoal diz, é sempre bom dar uma inovada. Apesar de não me parecer a melhor obra para começar eu gostei da premissa e achei interessante o livro trazer também a visão do assassino.

    ResponderExcluir
  11. Fiquei meio confusa agora com sua resenha ainda nãos ei se vou querer ler ou não rsrsrsrs, mas acho que ler vai vencer por que fiquei curiosa com tudo que disse sobre a história.Legal essa de ser na visão do assassino.

    ResponderExcluir
  12. É bem interessante descobrir o que vem por tras de mentes criminosas.... Embora tenha pontos fracos acho que deve ser uma leitura bem empolgante ....

    ResponderExcluir
  13. É tão gostoso quando a gente tem uma impressão ruim ou estranha do livro e ele nos surpreende, né?
    estou curiosa e louca para ler!

    ResponderExcluir
  14. A capa é bem chamativa e a história parece ser bem interessante, mas não sou fã de livros desse genero. Já li alguns e nunca gostei de nenhum, por isso fico um pouco com o pé atras.

    ResponderExcluir
  15. Esse livro realmente despertou meu interesse!! Assim que terminar a serie que estou lendo agora vou procurar por esse livro :D

    ResponderExcluir
  16. Por se tratar de uma série já me deixou um pouco desaminada, eu já tinha prometido que não leria séries novas esse ano, mas não tem como resistir.
    Além do mais quando a história envolve mistérios, e assassinatos.
    Gostei da resenha, me deixou interessada pelo livro.
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dany. fiz a mesma promessa, mas série policial pode, a gnt não precisa ler elas na ordem pra compreender e não fica sem resposta, aguardando a sequência para descobrir algo ;)

      Você vai gostar, pode conferir sem medo.

      Bjs

      Excluir
  17. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  18. Nossa! Amei a resenha! Gostei muito do livro. Suspense, psicose, de crimes, de, enfim, um livro inteligente, fico presa com este tipo de livro... Amei até a capa. rs Obrigada pela excelente resenha!

    ResponderExcluir
  19. Adoro livros policiais, é um dos meus generos favoritos, e com certeza que esse ja vai entrar para a minha lista para a proxima compra, pela resenha já vi que irei adorar alguns personagens, a historia pareceu ser beem emocionante (curiosidade a mil já), espero poder ler em breve esse livro1


    xx

    ResponderExcluir
  20. Parece que a série promete, adoro esse gênero! Gostaria muito de lê-lo, curiosa pra saber o que vai acontecer! Ótima resenha!

    ResponderExcluir
  21. O que mais me incomodou ao ler a resenha foi a parte das torturas. Mas acho que é um livro que merece ser lido. Adoro assassinos bem construidos.

    ResponderExcluir
  22. A parte do carente me incomoda um pouco, mas eu adoro livros com personagens femininas fortes, se ela é uma boa policial/profissional acaba sendo o ponto fixo do qual tentarei me apegar! Espero gostar do livro.

    Beijos,
    www.dimoana.com

    ResponderExcluir
  23. Já ouvi falar muito bem desse livro. Sua resenha me tiriu dúvidas. Agora vou ler com certeza. Vou ganhá-lo aqui.
    https://www.facebook.com.br/meiriellensantos

    ResponderExcluir
  24. Com certeza irei ler esse livro. Sua resenha me tirou varias duvidas sobre esse livro!

    ResponderExcluir

* Deixe seu comentário e me faça feliz :D
* Se você tem um blog, não esqueça de deixar o link.