1 de abril de 2014

RESENHA + SORTEIO: O SONO E A MORTE - A.J. Kazinski (Ed. Tordesilhas)



Oi, gente!

Hoje vou falar sobre um livro policial que estava aguardando com uma ansiedade que estava me corroendo: O SONO E A MORTE da dupla dinamarquesa que escreve sob o pseudônimo de A.J. KAZINSKI, e que foi lançado mês passado pela editora TORDESILHAS.

O Sono e A MorteO SONO E A MORTE
A.J. KAZINSKI
Editora: TORDESILHAS              
Ano: 2014                  
Nº págs: 464
Gênero: Policial  

SINOPSE: Em O sono e a morte, o herói Niels Bentzon, negociador da polícia, está de volta. Uma noite ele é chamado para intermediar o caso de uma mulher que ameaça se jogar de uma ponte de Copenhague. Quando chega ao local, Niels percebe algo estranho na situação. A mulher está nua e drogada, olhando para a multidão que a observa. Mais do que perturbada, ela parece aterrorizada. Apesar dos esforços de Niels, o desfecho é trágico. Os policiais tratam a ocorrência como um suicídio comum, mas Niels sente que ocaso é diferente. Na autópsia surgea primeira reviravolta. Havia água no pulmão e marcas de desfibrilador no corpo da mulher. Antes de pular da ponte, ela havia sido afogada e ressuscitada. Com poucas pistas, Niels começa uma caçada ao responsável por aquela morte. No caminho, encontrará pessoas dispostas a acabar com a sua vida para evitar que ele descubra a verdade. Com ritmo dinâmico, tensão crescente e personagens marcantes. O SONO E A MORTE traz ainda o toque especial da escrita de A. J. Kazinski: uma reflexão sobre questões que não poderiam ser mais humanas – a vida, a morte, a responsabilidade sobre nossas próprias escolhas.

Um dos livros que li quando a parceria com a TORDESILHAS foi firmada foi O ÚLTIMO HOMEM BOM, o primeiro livro da dupla e o primeiro livro com o investigador Niels Bentzon. A escrita super acelerada, as diversas cenas de ação, e a mistura de ciência e religião, fizeram com que os autores ganhassem imediatamente uma nova fã, por isso, quando a TORDESILHAS anunciou o lançamento de O SONO E A MORTE, já estava praticamente roendo todas as unhas das mãos.

Bem verdade é que após começar a leitura temi uma decepção. O começo foi extremamente lento e Hannah, a personagem do livro anterior que havia me conquistado, estava prestes a afundar com a narrativa. Isso porque em O ÚLTIMO HOMEM BOM ela se mostrou uma mulher fascinante e genial. Não fosse por ela, Niels jamais teria chegado a algum lugar em sua investigação. O problema é que em O SONO E A MORTE, a personagem parecia outra. Seu brilho se apagou e ela se tornou uma mulher extremamente melancólica. Isso ocorreu devido a uma gravidez, que deixou a personagem em dúvida se deveria seguir com ela ou fazer um aborto. O medo de Hannah em por a criança no mundo realmente foi bem fundamentado, mesmo quem não leu o livro anterior vai compreender a situação dela nesse livro, o problema é que ela sempre foi tão prática, tão racional, que me causou uma estranheza enorme vê-la se entregando ao desespero de uma decisão. Praticamente toda a participação da personagem girou em torno disso.


Outro ponto que tornou a leitura cansada no início foi o suposto suicídio de uma bailarina que Niels começou a investigar. Demorou muito até que seus superiores aceitassem o fato de que não havia sido um suicídio comum e dessem carta branca para que ele investigasse. Porém, por mais que ele prosseguia na investigação e outros corpos apareciam, tudo continuava parecendo monótono para mim.

Já não bastando essas duas vertentes, temos uma personagem, uma adolescente, que está em um hospital psiquiátrico, traumatizada por causa da morte da mãe. Aos 5 anos de idade ela presenciou a morte, mas parou de falar porque a polícia nunca conseguiu encontrar o assassino da mãe. Seu pai é um médico que trata o distúrbio do sono e a única pessoa que ainda não desistiu das possibilidades de a menina, um dia, sair do mutismo.

O fato é que eu lia, lia, lia essas três premissas e parecia que elas ficariam eternamente difusas nas páginas do livro. Parecia não haver forma de  se cruzarem e por muitas páginas prossegui pensando que o livro me decepcionaria. Mas a morosidade que se estendeu por tantas páginas passou em um piscar de olhos e tudo ganhou um ritmo bastante acelerado e dinâmico, tornando-se assim um verdadeiro romance policial.

Quando foi revelado o personagem que estava cometendo os assassinatos fiquei surpresa. Não pela revelação, mas pela divulgação naquele momento da história, pois ainda faltavam muitas páginas para o final. Então, em cenas emocionantes de muita ação, cada vez mais esclarecimentos foram feitos: as razões do assassino, o que o assombrava, o lado humano dele, etc. Partes que pareciam perdidas e inofensivas no enredo, passaram a fazer sentido, como a morte da mãe da garota, o motivo de ela ter parado de falar, as razões de seu trauma, etc. Essa foi uma das melhores partes do livro, com capacidade de chocar o leitor e ao mesmo tempo deixá-lo penalizado com a situação da adolescente.

Nesse momento, o livro já tinha me conquistado e eu havia deixado o sentimento de decepção para trás. Não bastando toda a fantástica reviravolta, para meu total orgulho e satisfação, Hannah voltou a seu normal, tornando-se novamente aquela personagem brilhante e com inteligência superior.

Em O SONO E A MORTE, temos também uma importante figura arquitetônica explorada e um balé. Quando cheguei ao final, fiquei estarrecida em ver que ao autores realmente conseguiram ligar tudo de forma magistral. Eram MUITOS elementos para conseguir fazer com que se ajustassem tão bem e não se tornassem dispersos em algum momento, e eles conseguiram o que parecia impossível!

O SONO E A MORTE pode não ter começado com um ritmo frenético, mas do meio em diante mostrou-se arrebatador, e com um final nada menos que espetacular. Já posso entrar novamente em desespero desejando mais um livro da série! <3
  

Se você também se interessou pela leitura, não perca a chance de ganhar um exemplar aqui no blog.

Para concorrer basta:
- Seguir o blog no TWITTER ou Curtir a página do blog no FACE. Um ou outro, não precisa ser os dois ;)  mas, quem quiser os dois, agradeço
- Curtir o FACE da editora TORDESILHAS.
- Deixar um comentário válido na resenha. Tem que ser um comentário válido, nada de: bacana, legal, gostei da resenha, quero ler, etc.
- Deixar o nome com que você comentou no formulário do RAFFLE.


ATENÇÃO:
- O sorteio será feito apenas dentre aqueles que comentarem na resenha.
- A promoção tem início hoje 01/04/2014 e termina em 22/04/2014
- O vencedor deverá ter endereço de entrega no Brasil.
- O vencedor terá até 48 horas para responder o email de contato com seus dados para envio.
- O livro será enviado pela editora TORDESILHAS em até 60 dias.

- A editora e o blog não se responsabilizam por extravios dos correios, furtos, ou dados errados passados pelo vencedor.


Comente com o Facebook:

37 comentários:

  1. Gente ao Amo romance policial ♥
    sabe pq, pq esses livros me prendem do começo ao fim( no caso desse parece que é meio chato no começo heim.... hahahaha) e eu nao consigo parar de ler até que eu descubra o assassino e os motivos...
    Nesses livros o assassino sempre nos surpreende e o motivo são na maioria das vezes geniais... amo Agatha Christie, quem ja leu os livros dela sabe que é genial...
    ja vai entrar pra minha listinha aqui... *-*

    ResponderExcluir
  2. Raramente acho romance policial que me interesse, mas eu gostei mesmo da resenha desse ♥

    ResponderExcluir
  3. Que bom que o livro te surpreendeu. Fiquei curiosa, mas terei que ler o outro livro primeiro né? Ótima resenha.

    Abraço!
    http://constantesevariaveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Gabis, não se preocupe com a leitura do 1º, é possível ler o 2º e compreender tudinho, por isso gosto de séries policiais, elas sempre permitem a leitura fora de ordem. ADORO <3

      Excluir
  4. Esses livros de gênero policial são incríveis! Me deixam super empolgado, tenho vontade de ler mais e mais. Ecos da morte para mim, foi o melhor desses tipos. Mas, essa resenha me surpreendeu bastante. Quero muito ele DD:

    ResponderExcluir
  5. Tenho descoberto recentemente meu interesse por romances policiais, eles normalmente se ambientam em lugares legais e isso já é meio caminho p/ que eu goste rs! E esse é na Dinamarca? s2! Quero espiar com certeza!

    miquilis: Bruna Costenaro

    ResponderExcluir
  6. É ruim quando um livro começa tão lento assim, principalmente se dura muitas páginas nesse ritmo, porque, muitas vezes, a gente acaba desistindo da leitura, né?
    Ainda bem que você não desistiu e não se decepcionou.
    Gostei bastante. Mas, é preciso ler primeiro O Último homem Bom? Esse livro, O Sono e a Morte é tipo uma continuação?

    bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Nil.

      Como a grande maioria dos policiais, a leitura do 1º não interfere na compreensão desse 2º. Pode ser sem medo que você vai adorar! Em relação a investigação é uma história completamente nova, que nem lembra do 1º livro, o que retoma do primeiro livro é mais a personalidade e vivencia dos personagens, mas dá para passar sem ;)

      Bjs

      Bjs

      Excluir
  7. É realmente chato e decepcionante quando um personagem que gostamos tanto se mostra outro em outras situações, por mais que sejam justificadas como no caso da Hannah. Sei que não é tão parecido, mas me senti assim no volume 5 de Harry Potter, onde o Harry parecia outro completamente diferente de todos os volumes. Ele estava irritante o livro tanto, e isso acabou afetando a narrativa (é o volume que eu menos gosto). O problema é como a autora queria ser bem realista com relação ao crescimento e amadurecimento do personagem (adolescência sucks, rs) também foi justificado.

    Enfim, falei muito, hahaha. Ainda bem que pra contrabalancear a história mostrou uma reviravolta no final que acabou te satisfazendo, :)

    Beijos,
    Lygia - Brincando com Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ly. Nossa, falou tudo! Senti certo desespero em ver uma personagem que era tão viva, praticamente morta em suas passagens, o duro é que foi ela quem deixou o livro meio frio, mas ainda bem que depois voltou ao normal e tornou a leitura extremamente gratificante.

      Bjs

      PS: Li Harry faz tanto tempo que nem lembro do 5º volume :x e o 7º não li até hoje, mesmo pq, se fosse ler, teria que reler todos os outros, rs.

      Excluir
  8. Nunca havia ouvido falar deste título, muito menos da autora. O título, que é chamativo, me atrai muito. Quem sabe, algum dia, eu possa lê-lo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Sérgio, leia sim, é excelente! Mas não é uma autora, são dois autores dinamarqueses que optaram por usar um pseudônimo.

      Bjs

      Excluir
  9. Este inícios lentos as vezes acabam com a leitura, ainda bem que o enredo pegou e fez a leitura valer a pena. Anotei a dica, pois adoro um bom policial.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  10. Não conhecia a autora e nem o livro mas amei o que li na sua resenha e estou muito querendo ler o livro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jo, leia sim, vale à pena, e muito! Mas não é uma autora. São dois autores dinamarqueses que optaram por usar um pseudônimo.

      Bjs

      Excluir
  11. Que delicia de livro! so posso dizer isso. Quando vi que a tordesilhas esta lançando fiquei muito feliz. Quero muito ler o primeiro!!

    ResponderExcluir
  12. Não gosto muito quando um livro começa com um ritmo lento, mas se ele se recuperou depois já despertou minha atenção. A capa do livro é linda e confesso nunca ter lido um livro desta editora.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Inêêêês, você tem que ler algo da Tordesilhas! As edições são caprichadíssimas, as fontes super confortáveis e quase não se encontra erros gramaticais. O trabalho deles é primoroso! <3

      Excluir
  13. Já estou com o pé atrás por que tenho dificuldade de ler um livro com o começo lento, mas ainda assim eu vou dar uma chance , gosto muito de livros policiais.
    A capa é linda acho que não tenho nenhum livro da editora.

    ResponderExcluir
  14. O enredo da história parece ser interessante, embora o começo ser meio devagar, mas vale a pena uma chance pois amo romance policial....

    ResponderExcluir
  15. Gosto muito do gênero Thriller policial, mas me tornei mais crítica do que gostaria depois de ler John Verdon, narrativa fantástica, verossimilhança e congruência, achei ele tão genial que os outros autores me pareceram inferiores se comparados. Mas agora quero ler mais de outros autores pra abrir mais meu horizonte. De Harlan Coben li apenas um título e não gostei tanto quanto os fanáticos pelo autor, mas eu tenho minhas teorias do porquê.
    Sou paciente com livros que começam lentos desde que se revelem no final, então esse livro me interessou. Se eu não tiver sorte aqui vou procurar em alguma biblioteca pra ler :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Evelim! Já te amo só pq vc ama o Verdon! Hahahaha, esse cara é MUITO foda, né? <3 Realmente, muitos autores acabam parecendo inferiores se comparados a ele. Uma dica? Não compare! Eu vivia dessas comparações e acabava me decepcionando com as leituras.

      O que você leu do Coben? Eu AMO o autor. Talvez você tenha lido algum da série com o Bolitar e por isso não tenha gostado. Gosto mil vezes mais dos livros individuais dele <3

      O Sono e A Morte requer certa paciência no início, mas fica excelente do meio para o final, você vai gostar.

      Bjs

      Excluir
    2. Nossa eu abri aqui algumas vezes e nem vi que você tinha me respondido, vi agora, depois de quase um mês, por acaso :P
      Eu estou tentando parar com as comparações, não da certo, só decepciona.
      E realmente, foi um do Bolitar, o primeiro, quis começar pelo inicio rs. Procurarei então um individual. Eu gostei do sarcasmo do Coben, mas não gostei da simplicidade da escrita, eu realmente gosto de quem escreve bonito :D (Tipo o Verdon ;) )
      O Sono e a Morte vai lá pelo topo da minha lista (já que eu não ganhei :(( )
      Bjs

      Excluir
  16. Achei essa capa sinistra!! Ela é linda, mas me da uma angustia, não sei.
    Normalmente não curto nem um pouco livros desse genero, mas esse realmente chamou minha atenção, fiquei com vontade de ler.

    ResponderExcluir
  17. Eu não costumo ler muito policiais, fico muito angustiada. Por outro lado, confesso que tenho curiosidade em ler autores de outros países como a Dinamarca, porque nunca li nada até hoje. E pelo que você falou o início é meio parado, não sei se eu teria paciência. Mas que bom que você gostou do livro e está gostando da série, e que bom que o final te surpreendeu, isto é muito legal.

    ResponderExcluir
  18. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  19. Eu adoro tramas policiais mas confesso que nunca tinha lido nada sobre estes autores. A sinopse do livro já nos deixa muito curiosos pelo o que vai acontecer assim como sua resenha. Com certeza vou querer conhecer estes escritores!

    ResponderExcluir
  20. Bem interessante. Gostou muito do estilo policial, me parece ser um pouco louco, e suspense. Obrigada pela resenha, não conhecia o livro. bjos!

    ResponderExcluir
  21. Essa editora tem me surpreendido com os lançamentos.
    Todos parecem temáticas que eu amaria ler. E este é um dos meus desejados =)
    Espero ter a oportunidade de conferir em breve.

    ResponderExcluir
  22. Oi Mari
    Não conhecia esse livro e depois de ler a sua resenha, fiquei querendo ter o livro agora para começar a leitura imediatamente. Adoro livros assim, que começam meio que de mansinho, como quem não quer nada e depois vem aquela explosão onde percebemos que o tempo todo tudo fazia sentido, as pistas estavam todas lá.
    Gostei por demais e espero conseguir ganhar esse exemplar ;)
    nome no rafflecopter: Escuta Essa
    email: blogescutaessa@gmail.com
    Beijinhos
    Renata
    Escuta Essa

    ResponderExcluir
  23. Geralmente quando o assassino é revelado muito cedo na trama é porque tem uma reviravolta em algum ponto do futuro ou os autores tinham mais em mente do que simplesmente se fixar na investigação policial. Realmente, pela sua descrição do início do livro parece que é tudo meio complicado, com elementos em excesso que deixam o leitor confuso sobre qual é o foco da trama, mas pelo visto quando o livro te pegou ele pegou de jeito, o que sempre é muito bom.

    ResponderExcluir
  24. Romances policiais são os meus preferidos, mas ultimamente tenho lido bem pouco do gênero. Ainda não conhecia o autor, mas pela resenha fiquei bem interessada pelo livro.

    ResponderExcluir
  25. Livros policiais são incríveis, gosto muito de desvendar misterios, descobrir o q vai acontecer.
    https://www.facebook.com.br/meiriellensantos

    ResponderExcluir
  26. Concordo plenamente com sua colocação. Que por sinal foi genial...descreve tudo ser desvendar os mistérios, atraindo assim mais leitores...tb no início me decepcionei um pouco e não via como interligar todos os fatos...mas os autores me surpreenderam dando um desfecho mto bom....leitura maus que recomendada...detalhe: eu não havia lido o primeiro...mas com certeza ja está na lista de desejados. Bjo!

    ResponderExcluir
  27. Adoro romances policiais!! Ainda não conhecia esses autores, mas a escrita deles parece genial! Adoro quando a gente fica meio que boiando o livro inteiro e no final tudo se liga e encaixa de maneira perfeita. Preciso ler esse livro urgente!!

    Abraços

    ResponderExcluir
  28. Não li ainda o primeiro livro com a dupla e achei uma pena o começo deste ter sido muito lento. As três estórias parecem bem interessantes e fiquei mais animada ao saber que o livro vai se acelerando em um piscar de olhos, se tornando um policial de verdade. Que bom que o livro não decepcionou e a personagem principal tornou-se melhor, fiquei mais interessada na leitura! Adoro romances policiais e este parece ser bem interessante, me deixou curiosa.

    ResponderExcluir

* Deixe seu comentário e me faça feliz :D
* Se você tem um blog, não esqueça de deixar o link.