14 de abril de 2014

RESENHA: O BISPO - Steven James (Ed. Nacional)



Oi, gente.

É com muita tristeza que hoje vou falar sobre O BISPO, 4º volume da série OS ARQUIVOS DE BOWERS, do STEVEN JAMES, lançado pela editora NACIONAL. Não pensem que estou triste porque o livro é ruim, longe disse, ele é maravilhoso como os outros, e também mereceu suas 5 estrelas, a tristeza é porque terminou os livros do STEVEN que eu tinha para ler. Estou arrependida de ter devorado a série tão depressa, pois agora fiquei sem Pat e Tessa, mas vamos falar sobre o livro:

O BispoO BISPO
STEVEN JAMES
Editora: NACIONAL              
Ano: 2014                  
Nº págs: 400
Gênero: Policial

SINOPSE: Quando a filha de um deputado é brutalmente assassinada, Bowers vai a Washington, DC, para desvendar o mistério. Mas o que parecia ser um crime isolado vai ganhando terríveis proporções quando uma onda de assassinatos hediondos começa a ser revelada. Patrick Bowers está diante de seu caso mais difícil: precisa solucionar crimes perfeitos ao mesmo tempo em que tem de enfrentar o passado, que volta para lhe atormentar, ameaçando tomar a pessoa que ele mais ama. Intenso. Feroz. Impetuoso. O Bispo é uma narrativa eletrizante, que vai prender o leitor do começo ao fim!

O BISPO foi mais um dos livros do JAMES que idolatrei pela quantidade de corpos e detalhamento nas mortes. Mais uma vez o autor escreveu uma fantástica trama, com muitas coisas se conectando, e com muita informação para fazer com que o leitor pense.

O diferencial em O BISPO está na vida pessoal dos personagens. As mulheres que protagonizaram os volumes anteriores com Pat estão juntas na investigação e ele se sente dividido. Algumas passagens desses relacionamentos são bem engraçadas e nos ajudam a aliviar um pouco da tensão permanente que nos ronda por causa da investigação. Tessa “metendo o bedelho” na vida amorosa do padrasto é um sarro. ADORO ver como essa adolescente consegue enxergar através de Pat e colocá-lo em várias saias-justas para que ele possa resolver sua vida pessoal e tirar o tormento que permeia sua mente e coração.

A vida pessoal de Tessa também é muito bem explorada. Lembram que falei, no 3º volume da série, que uma figura havia aparecido na vida de Tessa e ao que tudo indicava no 4º volume a presença dele se faria constante? Pois foi exatamente isso que aconteceu. O sujeito tem uma vida misteriosa, poucas informações da vida profissional dele são sabidas, e o leitor fica a todo tempo de orelha em pé com o personagem, ainda mais porque JAMES desenvolve a história como um joguete, ora apostamos que o cara é do mal, ora que é do bem, e a dúvida quanto a seu caráter permanece por muitas páginas.

A respeito dos vilões, a cada livro o autor consegue elaborar sujeitos incríveis para esse papel, fico até boba.  O instigante nesse volume não é apenas o assassino em si, mas o espaço que se abre para estudar seu psicológico. Dessa vez ele age junto com uma parceira, e ambos tem voz na narrativa, obviamente sem se revelarem, pois isso é trabalho para Pat. Mas é impossível ler as passagens deles e ficar indiferente a loucura de cada um. Os dois são completamente psicóticos e suas ideias e pensamentos amedrontam mais que os próprios assassinatos. A dupla é fantasticamente medonha, inescrupulosa, maléfica, e, infelizmente, tremendamente genial, estando sempre um, ou muitos, passos à frente da polícia.

Além desses pontos que já tornam o livro maravilhoso, temos um aspecto que, para mim, faz com que ele seja fenomenal: política. ADORO livros policiais que têm um envolvimento político e um jogo de poder intrincados ao enredo. Deputados, Senadores, Chefes de Departamento do FBI, e tantos outros poderosos estão escondendo alguma coisa, o que só nos deixa mais e mais angustiados e desesperados para compreender qual é a conexão de tantos elementos que JAMES conseguiu incluir na trama.

Uma coisa que sempre comento em relação à série é a sequência. Até o terceiro volume disse que os livros poderiam ser lidos fora de ordem, que em nada interferiria, pois as explicações presentes eram suficientes para compreender o que houve no passado. Contudo, como esse quarto volume retoma alguns importantes aspectos do passado de Bowers, acho interessante ler ao menos o 1º livro antes, pois ele possibilitará uma maior compreensão quanto à maldade que está circuncidando Pat.

No mais, tenho que dizer que esta resenha não está à altura do livro, mas realmente me faltam palavras para falar sobre O BISPO. Justamente por ele retomar muitos pontos passados, tenho medo de falar alguma coisa e entregar uma parte bastante importante do enredo.

Infelizmente, essa é minha despedida do Bowers, por enquanto, claro, já que o 5º volume, A RAINHA, já está chegando \o/ A ansiedade está me consumindo! <3




Comente com o Facebook:

10 comentários:

  1. Oi Mari! Não conhecia o autor, estou adorando conhecer tantos livros policiais por aqui, morrendo de vontade de ler todos rs. Um dia eu consigo. Vou procurar essa série para ler toda ela na ordem, porque realmente, faz diferença. Mesmo quando dá para entender fora de ordem, sempre se perde um pouquinho. Essa tem todos os anteriores publicados em português, né? Já vou atrás rs.
    Livros policiais que envolvem política são outro nível, nem dá para comparar. Fiquei feliz em saber que esse tem.

    Beijos,
    Adri Brust
    http://stolenights.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adriiii, pode passar essa série na frente de todos! Ela é fenomenal. Só acho uma pena que seja pouco conhecida.

      Bjs

      Excluir
  2. E a cada resenha fico mais curiosa pra conferir essa série. Preciso arranjar esses livros. Ótima resenha.

    Abraço!
    http://constantesevariaveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Confere logo, Gabis!

      É uma das mais fodas que já li. Amo, amo, amo.

      Só acho uma pena ser pouco conhecida.

      Quando ler, volta aqui pra me contar, plix.

      Bjão

      Excluir
  3. Gosto de todos os aspectos desse livro. Os assassinatos medonhos me fascinam. Só não entendi uma coisa até agora. Porque os livros têm nomes de peças de xadrez? Tem alguma coisa relacionada com os enredos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nil, também não entendo a nomenclatura :( Apesar que nunca joguei xadrez, então não entendo sobre as peças, mas talvez o comportamento de alguns personagens remetam as funções das peças. Não sei mesmo :(

      Excluir
  4. Mari!
    Muitos assassinatos são bons em livro policial.
    Gostei de saber que a vida pessoal das personagens foi mais desenvolvida nesse exemplar, é bom podermos conhecer um pouco mais.
    “O segredo é não correr atrás das borboletas... É cuidar do jardim para que elas venham até você.”(Mario Quintana)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    Participe no nosso Top Comentarista!

    ResponderExcluir
  5. Menina vou ter que correr atras dessa série (não acredito que até hoje desconhecia série/escritor) chocada comigo mesmo!! :o
    Obrigada pela tua resenha gostei muito. ^_^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ebaaaa, feliz da vida em saber que você se interessou em ler *___*
      Essa série é tudo!

      Bjs

      Excluir
  6. Menina essa série é excelente, estou começando a ler O bispo, e mal posso espera para ler A rainha

    ResponderExcluir

* Deixe seu comentário e me faça feliz :D
* Se você tem um blog, não esqueça de deixar o link.