13 de abril de 2014

AS CHATICES DA MARI #2: Eu e Os Leitores que NÃO Leem (parte I)



Boa tarde, pessoal.

Semana passada comecei uma nova seção aqui no blog: AS CHATICES DA MARI. Vocês viram?

Hoje vou aproveitar para destilar minha chatice sobre um assunto que há muito vem me incomodando: LEITORES QUE NÃO LEEM.

Desde que criei o blog esse tipo de leitor me incomodou. No Skoob então, parece que me perseguem, mas, foi durante a promoção de aniversário desse ano que acabei por ficar bastante chateada, e às vezes irritada, com tal comportamento. Por isso, resolvi usar essa coluna para falar um pouquinho sobre algumas situações que passei com esse tipo de leitor. Vou dividir esse tópico em três partes: LEITORES QUE NÃO LEEM E AS REGRAS, LEITORES QUE NÃO LEEM E O SKOOB, e começarei hoje por: LEITORES QUE NÃO LEEM E AS RESENHAS, que acredito ser a situação que atinge a grande maioria dos blogueiros.


LEITORES QUE NÃO LEEM E AS RESENHAS.


Quantas vezes, nós blogueiros, não lemos um livro que estávamos odiando até o fim só para poder fazer uma crítica negativa bem fundamentada? Quantas vezes poderíamos ter abandonado um livro que não nos conquistou, mas não o fizemos para que pudéssemos falar sobre seus pontos negativos com propriedade, para que o leitor (que lê) pudesse entender nosso ponto de vista antes de mergulhar às cegas em uma leitura? Quantas vezes passamos mais de uma hora sentadinhos na cadeira para escrever uma resenha negativa, mas não ofensiva; uma resenha capaz de mostrar de forma justa e verdadeira o que nos desagradou durante a leitura?

E quantas vezes fomos surpreendidos com comentários como:
- “fiquei curiosa (o) para ler depois de sua resenha”.
ou ainda
- “bom saber que você gostou do livro, entrou para minha lista de desejados”;

Essas duas situações são corriqueiras no blog e me fazem pensar...

“fiquei curiosa (o) para ler depois de sua resenha” me deixa em dúvida... Será essa pessoa um leitor que não lê? Ou será que ficou curioso para conferir justamente por que eu falei mal e quer tirar as próprias conclusões? Confesso que até gosto do leitor desse exemplo, fico feliz em ficar na dúvida, pois significa que posso ter esperança *_* Eu mesma já li livros que alguns blogueiros disseram ser ruins para poder conferir se eram mesmo. Por isso, gosto de ficar na expectativa que a pessoa tenha ficado curiosa para ler para ver se achou tão ruim quanto eu, ou se vai achar bem legal, afinal, ter opinião diversa é a parte mais interessante.

Já a segunda frase: “bom saber que você gostou do livro, entrou para minha lista de desejados” faz com que eu tenha CERTEZA de estar diante de um LEITOR QUE NÃO LÊ. E é quando me questiono sobre o porquê de o “leitor” ter perdido tempo para deixar um comentário. Só para dizer que passou por ali? Só para concorrer a algum prêmio? Qual a razão, motivo ou causa que fez com que essa pessoa escrevesse algo tão diferente do que eu disse?

Não vou dizer que fico chateada com tal situação, na verdade, apenas dou risada, pois é evidente que esse leitor está enganando a si mesmo quando diz ser um leitor voraz. Ou, talvez a situação seja até pior, talvez ele não saiba interpretar o que leu.

Uma das situações mais divertidas e inesquecíveis pela qual passei com LEITORES QUE NÃO LEEM (ou, nesse caso, que pelo visto não sabem interpretar o que leem), foi na resenha de PERDÃO,LEONARD PEACOCK. Simplesmente AMEI o livro. Fiz mil elogios, e tenho certeza, MAIS QUE ABSOLUTA, que durante a resenha deixei MUITO claro que LEONARD é um personagem e que o autor é o MATTHEW QUICK, quem quiser conferir a resenha, é só clicar AQUI.

Eis que recebi o seguinte comentário por parte de um anônimo: Leonard é uma personagem e o autor (Maththew) nasceu em 1976, apenas para deixar claro.

Eu ri. Eu ri muito quando li tal comentário. Se o anônimo tivesse parado a frase na data, provavelmente eu não teria dado risada, pois acharia que essa pessoa tinha algum problema em relação à interpretação, e não acho que isso seja algo engraçado, pelo contrário, é um assunto bastante sério e bastante triste, que infelizmente atinge boa parte dos estudantes de hoje, mas foi a petulância do final que me fez cair na risada: “apenas para deixar claro.

Oi? Em qual parte isso não ficou claro? Talvez no título do post, que possui o nome do livro e do autor? Talvez na ficha do livro, ao final, que também possui o título do livro e o nome do autor? Se foi durante a resenha, em qual parte? E a data de nascimento do autor (que sim, teve seu nome escrito errado pelo anônimo, que, a meu ver, quis DEIXAR CLARO dados que deixei obscuros), o quê tem a ver com a resenha?


Acho que esse foi o exemplo mais bizarro de leitor que não lê que já passou pelo blog. E vocês, blogueiros, como lidam com essa situação? Dão risada? Ficam putos? Mil questões passam pela cabeça de vocês? Qual a situação mais bizarra que já passaram com os LEITORES QUE NÃO LEEM? Contem para gente!


Comente com o Facebook:

10 comentários:

  1. Oi Mari! É bem chato isso, principalmente porque você tem todo o trabalho de ler, pensar, escrever a resenha e tal, ai você vê que chegou um comentário novo, fica toda feliz e, quando vai ver, é uma coisa dessas. Morro de raiva. Realmente, se não quer ler, não comenta, né? Ou pelo menos dá uma olhada para ter noção do que é (a gente recebe um moooonte de anônimo lá no blog comentando coisa totalmente nada a ver com o post, já vai direto pra spam), sei lá.
    O ficar curiosa depois da resenha negativa realmente tem dupla interpretação, mas se a pessoa escreve só isso normalmente não leu mesmo, sei lá, eu pelo menos justifico o porquê de ter ficado curiosa. O "bom saber que você gostou do livro" é só para dar risada mesmo, nem tem como rs. Adorei a sua ideia, e estou ansiosa para ver os outros posts.

    Beijos,
    Adri Brust
    http://stolenights.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Esse comentário sobre o livro do Matthew Quick, foi engraçado. Mais engraçado ainda foi o comentário da Alessandra. haha Deve ser chato ver esses tipos de comentários, cômicos claro, mas chatos porque vocês tem todo cuidado e carinho pra fazer as resenhas e vai lá gente só pra comentar (as vezes até só pra divulgar um outro blog) algo totalmente sem nexo.

    ResponderExcluir
  3. A frase “fiquei curiosa (o) para ler depois de sua resenha” pode ser o caso que já aconteceu comigo (tanto eu como leitora da resenha, quanto com alguém lendo minha resenha) de achar que o livro pode ser bom por causa justamente de algo que desagrada a quem resenhou (por exemplo, a resenha falava que não tinha muito romance e este ponto foi o que me fez achar que valeria a pena ler o livro porque eu estava saturada de romances...)

    Mas normalmente as pessoas costumam desenvolver mais a frase do tipo "acho que isto [aquilo que não agrado ao resenhista] me agrada na verdade"... sei lá.

    ResponderExcluir
  4. Na época que eu sinalizava comentário como regra obrigatória para participar das promoções eu recebia uma enxurrada de coisas sem noção. Teve uma vez que uma pessoa comentou mais de 10 linhas de nada com nada. Confesso que motivada pelo meu espírito de leitora eu fui impelida a ficar com olhinhos brilhando quando vi um comentário tão grande, mas quando comecei a ler eu simplesmente não consegui decifrar o que a criatura queria dizer (está lá na minha resenha de "Nevermore"). Depois dessa situação fiquei meio traumatizada, tanto que comentar não é mais regra das promoções. Mas mesmo assim ainda me deparo com coisas esquisitas por lá, uma pessoa comentou na minha última resenha que gostava de livros exóticos (o.O). kkkkkkk
    Estou amando sua nova coluna, Mari.
    Beijos,
    Isa | http://www.mundodoslivros.com/

    ResponderExcluir
  5. Sério isso? A pessoa teve a petulância de te corrigir e ainda escrever uma asneira dessa? KKKKKKKK To rindo demais! Eu adorei o texto, sério!
    Eu to passando por aqui algumas vezes e tenho notado que o layout mudou. Ou é impressão minha? Gente, to louca.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Olá Mari,
    Bem, nós blogueiros vivemos situações bem similares, já passei bastante por isso e fico frustrada, sobretudo, quando escrevo uma resenha com tanto carinho - ou mesmo todos os post - e a pessoa só comenta algo "Gostei da postagem" "Gostei da Resenha", puxa, escrevi tantas palavras para receber só essas em troca? Que triste! Mas enfim... na blogosfera mesmo está cheio de leitores que não leem... tipo, tem blogueiro que quer bons comentários em suas postagens, mas não comentam no blog dos outros, não retribuem a visita e quando retribuem fazem comentários vagos... bem, talvez seja hora de repensarmos nossas posturas diante do esforço dos outros para podermos cobrar, ou mesmo vamos dar suporte para cativar bons leitores, contudo, é bom ter os pés firmes no chão porque dificilmente receberemos comentários sempre bons.... sempre haverá isso na blogosfera...

    xoxo
    Mila F.
    @camila_marcia
    http://www.delivroemlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Eu simplesmente odeio quem comenta os posts sem ler, a algum tempo escrevi uma resenha negativa sobre o morro dos ventos uivantes, e tipo 50% dos que comentaram não leram(certeza). Estou rindo da petulância do anônimo "apenas para deixar claro".

    http://lagrimas-de-diamante.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Eu entendo TANTO vc, Mari...estávamos outro dia comentando sobre isso sobre os "bonitos" de plantão que não leem regras das promoções e depois ainda mandam e-mails grossos e mal educados, achando que estão cheios de razão ~ódio.

    "Ou será que ficou curioso para conferir justamente por que eu falei mal e quer tirar as próprias conclusões? " Nesse caso, eu prefiro acreditar que a pessoa quer tirar as conclusões. No meu caso, se a sinopse me chama atenção e por algum motivo leio uma resenha negativa, fico curiosa pra ler para poder debater com a pessoa os pontos que ela colocou como negativos e que por ventura tenham me agradado ;) Mas também acho que o comentário, nesse caso, poderia ser melhor elaborado para não deixar essa sensação dúbia, hahahaha <3

    Beijos,
    Lygia - Brincando com Livros
    @BrincandoLivros

    ResponderExcluir
  9. kkk
    Meu blog não recebe muitas visitas, a maioria das pessoas que comentam lá são outros blogueiros então não lembro de ter passado por algo assim, mas achei seu post muito interessante.

    ResponderExcluir
  10. Eis algo muito irritante. Também perplexa com esses leitores que não leem a resenha ou o post. Teve casos no meu blog que me deixaram na dúvida se eu não soube me expressar ou a pessoa não soube interpretar. Isso é mesmo muito chato.

    Abraço!
    http://constantesevariaveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

* Deixe seu comentário e me faça feliz :D
* Se você tem um blog, não esqueça de deixar o link.