30 de agosto de 2011

SEGUNDAS L&PM: CAIXA ESPECIAL HORROR

Bom dia amorecos!

Ontem tive alguns contratempos e não consegui fazer o post das Segundas L&PM, então, deixei para hoje. Peço que me desculpem.

Como comentei com vocês na CAIXA DE CORREIO de domingo, hoje quero falar um pouquinho sobre a CAIXA ESPECIAL HORRORES que a editora lançou. Já possuo todos os livros e eles foram muito legais em me enviar a caixinha.



O que vou fazer aqui é falar sobre cada um dos volumes que compõe a caixa, e não apresentar uma resenha de cada um deles, pois o post ficaria ENORME. Porém, vocês podem conferir a resenha de dois deles: A TUMBA e CONTOS DE FANTASMAS, AQUI e AQUI.



Vou começar falando sobre meu título preferido da caixa: DRÁCULA do Bran Stoker. Atualmente, estamos vivendo um momento “vampírico”. São centenas de títulos e coleções sobre o tema, e cada vez mais pessoas se rendem ao charme desses seres tão sedutores. Infelizmente, a grande maioria dos jovens de hoje ainda não leu o DRÁCULA do Stoker. Li DRÁCULA quando tinha 16 anos e ele foi o grande responsável pela minha paixão por vampiros. Ainda não li nenhum livro sobre tal tema que seja tão sensual e terrível ao mesmo tempo. Da forma de narrar, ao enredo, tudo é fabuloso no livro de Stoker: vampiros são vampiros “de verdade”, a parte do romance é realmente avassaladora, e o medo fica por conta de um mergulho psicológico tão intenso que por vezes fechamos o livro para dar aquela respirada. Não bastando a perfeição da obra, em 1992 Copolla dirigiu o versão cinematográfica, que surpreende por ter a mesma qualidade do livro, e principalmente, por ter um final completamente diferente do escrito por Stoker. Além disso, Copolla dirigiu um elenco fabuloso, e desde que vi ao filme pela primeira vez, sempre tive a imagem do Gary Oldman como Drácula.

Aos amantes dos vampiros, eu digo: LEIAM DRÁCULA. É impossível não se apaixonar pela leitura desse livro que é um clássico da literatura.



O MÉDICO E O MONTRO do Robert Louis Stevenson é minha outra grande paixão. Perdi as costas de quantas vezes li a história sobre a dupla identidade do Dr. Jeckyll. O livro é narrado de forma singular, pois mantém a atmosfera do horror por todo o tempo. A isso, mistura-se um toque de suspense e policial que deixa o leitor completamente fascinado e apaixonado, e aqui sou obrigada a dizer que a paixão não é pelo livro, mas sim pelo autor, que nos conquista com suas particularidades e nos faz correr para ler outras obras suas. E aproveito para dizer que o sentimento de paixão realmente aflora com a leitura de outros títulos seus, cito como exemplo o famosíssimo A ILHA DO TESOURO, que é impossível fechar antes de terminar, tamanho o fascínio que Stevenson nos causa ao contar essa aventura.

Stevenson é um grande autor, e mais que isso, é um autor bastante eclético, pois consegue permear com sucesso por qualquer gênero narrativo.



A TUMBA do H.P. Lovecraft é um livro composto por treze contos. Os contos são bastante perturbadores e de terror psicológico, que eu considero a melhor forma de dar medo no leitor, rs. Apesar dos contos serem curtos, Lovecraft tem uma narrativa densa, lenta, sinistra e bastante descritiva, não deixando que nos falte nada na leitura. A maioria dos contos desse livro são em primeira pessoa, o que nos dá a terrível sensação de que alguém está perto de nós contando a história. 

Dos cinco títulos contidos na CAIXA ESPECIAL HORROR, A TUMBA é o mais terrível deles, aquele que dá mais agonia, angústia, pavor, e quaisquer outros sentimentos que se relacionem com o medo. 



CONTOS DE FANTASMAS do Daniel Defoe é composto por 12 contos que giram em torno de histórias fantasmagóricas, mas, apesar disso, a maioria das histórias não causa medo ou susto. No entanto, a simplicidade com que os relatos são contados, nos faz ter a sensação que os fatos realmente aconteceram. 

Conheci o autor através de Robinson Crusoé e confesso que odiei o livro, e por isso, me surpreendi imensamente com seus contos, que apesar de não serem apavorantes, deixam bem pouco para a margem da fantasia, por vezes tive a sensação que ele contava algo real.


E o último título da caixa que falta comentar é FRANKEINSTEIN da Mary Shelly. Sou um pouco suspeita para falar desse livro, pois é o único título da caixa que eu não gosto. Li FRANKENSTEIN faz unas 4, 5 anos, em um curso extra de Literatura Inglesa e acredito ter sido a única pessoa da sala que não gostou do livro. Até hoje lembro da reação de espanto do meu professor. Mas achei a narrativa da Shelly completamente enfadonha e com excesso de palavras que poderiam ser jogadas fora. Uma coisa é você detalhar acontecimentos, como a fase do experimento e da criação do monstro, que assumo ser fantástica, outra coisa é detalhar um personagem caminhando por campos verdes e encontrando uma solitária florzinha... Um dia tentarei ler novamente para ver se mudo de opinião, mas, por enquanto, ainda sou obrigada a dizer que Shelly me decepcionou.

No mais, todos os livros escolhidos para fazer parte da caixa são clássicos fantásticos que merecem a leitura por parte de todos. Então, quando tiverem a oportunidade, não hesitem! Levem essa caixa para casa e passem dias de Horror com ela. Vocês não irão se arrepender


FICHA DO LIVRO

CAIXA ESPECIAL HORROR

VÁRIOS
               Ano: 2011                    
Editora: L&PM
Nº págs: 1264
Gênero: Horror, Terror

Cortesia da editora 


-------- TOP COMENTARISTA --------

         


Comente com o Facebook: