22 de agosto de 2011

SEGUNDAS L&PM + PROMO: AS AVENTURAS DE HUCKLEBERRY FINN

Boa tarde, galera!

Começamos essa Segunda L&PM MUITO bem! Hoje temos resenha e promoção de AS AVENTURAS DE HUCKLEBERRY FINN, do genial Mark Twain.

AS AVENTURAS DE HUCKLEBERRY FINN é a continuação de Tom Sawyer, porém, pode ser lido de forma independente. Huck é o melhor amigo de Tom e nos conta as diversas aventuras que ele viveu no século XIX no interior dos Estados Unidos.


Após a descoberta de um tesouro, em TOM SAWYER, os meninos colocam a fortuna nas mãos do juiz Thatcher, para que ele possa fazer investimentos. Huck é então adotado pela viúva Douglas e pela Srta. Watson, mas ele é arredio e está acostumado com outro tipo de vida, sendo educá-lo bastante complicado, principalmente ao que concerne à educação escolar.

Insatisfeito com esse tipo de vida, e de vestes limpas, Huck vai em busca de aventura. É quando Tom e outros garotos formam um bando para roubar e assassinar os passantes, mas, como eles são apenas meninos, tudo não passa de um faz de conta, e, não conseguindo atingir o objetivo, a quadrilha é desfeita.

Huck tem ainda uma relação complicada com o pai alcoólatra. Quando mais jovem vivia apanhando e isso ainda não havia mudado. Após um tempo sem aparecer, o pai de Huck retorna, da-lhe uns safanões e diz que se ele continuar a frequentar a escola vai apanhar mais, pois ninguém na família havia tido instrução, e não seria ele o primeiro a ter. Além disso, ele rouba o dinheiro do filho para poder comprar bebida.

Com a volta do pai, o novo juiz da cidade decide que a guarda de Huck deve pertencer a ele. Ambos vão morar em uma casa de madeira bastante afastada, mas Huck logo foge, pois as surras que o pai lhe dá se tornam cada vez mais frequente.

Quando foge encontra com Jim (escravo fugido da Srta. Watson) em uma ilha. Um dia Huck decide ir até a cidade para saber das novidades, e vestido de menina, descobre que seu pai e Jim são suspeitos de tê-lo assassinado. Com medo do que possa acontecer ao amigo, Huck volta para a ilha, encontra com Jim e ambos fogem da ilha. Usando uma balsa eles descem o rio e passam a viver grandes aventuras e perigos.

AS AVENTURAS DE HUCKLEBERRY FINN é o tipo de livro que toda e qualquer pessoa gosta. A narrativa é deliciosa, os capítulos são curtos e cheios de acontecimentos e a expectativa do leitor é cada vez maior em relação às andanças e Huck. Em momento algum o livro se torna monótono ou enfadonho, pelo contrário, a sensação é de que cada palavra é essencial e fundamental para transformar o livro no sucesso que sempre foi.

No começo da leitura sentimos certo desconforto com as passagens que se referem ao pai de Huck. É impossível deparar-se com esse personagem e não sentir certa revolta e raiva, mas Huck narra os fatos de tal forma que em pouco tempo o desconforto se dissipa para dar lugar a uma louca ânsia por aventura.

Mas nem tudo é aventura em AS AVENTURAS DE HUCKLEBERRY FINN, por vezes a narrativa se torna pesada, pois se trata do período da escravidão americana e Huck vive com peso na consciência por fugir junto com Jim, um escravo foragido que pertencia a uma velhinha.

As questões raciais são fortemente debatidas no livro e nos servem como uma lição da história americana.

AVENTURAS DE HUCKLEBERRY FINN é um livro que deve ser lido por qualquer pessoa, de qualquer idade, pois com certeza vai agradar. Mark Twain conseguiu praticamente o impossível, agradou a gregos e troianos com sua obra, não é a toa que o livro é considerado um dos maiores clássicos da literatura americana.

Quer ganhar o livro AVENTURAS DE HUCKLEBERRY FINN?

É só seguir 4 regrinhas e cruzar os dedos:


1.     Seguir o blog (no menu: seguir este site)
2.     Seguir @LePM_Editores no twitter

3.     Seguir @S2LerMRVentura no twitter

4.     Twittar a frase: RT! Sigo o blog S2 Ler+ @S2LerMRVentura+ @LePM_Editores e vou ganhar AS AVENTURAS DE HUCKLEBERRY FINN. Regras>>http://kingo.to/MHH


O sorteio será realizado pelo sorteie.me no dia 29-08 às 12h


Vencedora: @aymee_
Link: http://sorteie.me/1Uow3d

FICHA DO LIVRO

AS AVENTURAS DE HUCKLEBERRY FINN
MARK TWAIN
               Ano: 2011                    
Editora: L&PM
Nº págs: 319
Gênero: Aventura

Cortesia da editora para resenha e promoção.


-------- TOP COMENTARISTA --------

         


Comente com o Facebook: