16 de agosto de 2011

RESENHA: UM LUGAR ESPECIAL - Peter Straub (Bertrand Brasil)


Bom dia amores!

Hoje temos resenha de um livro BEM pesado. Trata-se de UM LUGAR ESPECIAL do Peter Straub (Ed. Bertrand Brasil).


UM LUGAR ESPECIAL tem um enredo que gira, basicamente, em tordo de dois personagens: Keith Hayward e seu tio Till. Ainda quando criança Keith mata um gatinho. Sua mãe fica horrorizada e seu tio Till, que aparece de forma misterioso na casa do irmão, resolve conversar com o garoto. Durante a conversa o tio nota que Keith gostou do que fez, percebe então que o menino tem traços claros para se tornar um sociopata. Para proteger o garoto diz à cunhada que o gato já estava morto, que o sobrinho apenas o abriu por uma questão de curiosidade, mas que ela não precisava se alarmar.

Mas na verdade Till tinha outras intenções em relação à Keith. Ele passa a “treinar” o garoto para que esse não seja pego quando resolver fazer tais coisas, sugere então, que ele precisa de UM LUGAR ESPECIAL, isolado e com chaves para praticar seus desejos.

Imediatamente Keith vai em busca desse lugar. Daí em diante a história dá um salto no tempo. Keith está no colégio, com 17 anos, e salva um menino no banheiro dos homens, porém passa a tratar o garoto como se fosse um bicho de estimação. Enquanto isso os animais dos vizinhos passam a sumir e mulheres estão sendo assassinadas.

Pouco posso falar da história quando ela entra em seu nível mais profundo, pois estaria revelando alguns detalhes importantes. Porém reforço que o livro é bastante pesado. Não apenas pelas mortes de animais e mulheres, mas também pelas cenas de sexo e extrema brutalidade.

Quem, de repente, ler a resenha e lembrar de Dexter, já aviso: não se deixe enganar. No começo da leitura tive a mesma sensação, que foi se dissipando conforme eu prosseguia na leitura. Keith não é um justiceiro às avessas como Dexter, ele mata pelo prazer de matar, sem pensar se a vítima é merecedora da morte.

O tio Till é também uma figura bastante sinistra. Primeiramente, antipatizamos com a personagem pelos conselhos absurdos dados ao sobrinho, e depois, pelas atitudes absurdas que o próprio demonstra ter.

Na verdade, Straub foi bastante genial ao construir um enredo sem mocinhos. Tudo que cerca a história direciona-se ao mal. Não é possível sentir algo de bom por nenhum personagem, apenas um deles toca o leitor, mas é no sentido de sentir pena, e não qualquer outra coisa.

Apesar de ter gostado bastante do livro, achei que ele poderia ser mais desenvolvido, as páginas são poucas e dão uma sensação que acaba no nada. Eis que me deparo com as páginas finais e descubro que na realidade Keith Hayward está presente em outro livro de Straub, A Dark Matter, e que UM LUGAR ESPECIAL é a história da formação psicológica e assassina desse sociopata, tal informação fez crescer muito meu interesse pela história.

Na capa do livro Stephen King diz que “quando Peter Straub liga as máquinas, ninguém na fábrica de horrores se equipara a ele.” Tenho que concordar com o mestre, entender a formação de uma mente assassina desde a infância foi um verdadeiro choque de horror. Dou nota mil ao livro e ao autor, e vou aguardar ansiosa o lançamento de A Dark Matter no Brasil, pois mesmo odiando Keith, quero saber qual será seu fim.

E já que estava falando do conteúdo da capa, não posso deixar de comentar sobre ela e do trabalho primoroso da editora Bertrand Brasil em todo o livro. A capa é no estilo aveludado de Fallen, mas com detalhes a mais, como alto relevo, e uma faca plastificada na contra capa. O tamanho da fonte é algo simplesmente maravilhoso de se ler as altas horas da madrugada, quando os olhos já estão cansados. A edição é realmente muito bem feita. UM LUGAR ESPECIAL é um livro de extrema qualidade, em TODOS os aspectos. Vale a pena ler e ter


FICHA DO LIVRO

PhotobucketUM LUGAR ESPECIAL
PETER STRAUB
            Editora: BERTRAND BRASIL 
Ano: 2011                    
Nº págs: 176
Gênero: Horror

Cortesia da editora para resenha.


-------- TOP COMENTARISTA --------

         



Comente com o Facebook: