30 de novembro de 2014

RESENHA: TIPO DESTINO - Susane Colasanti (Ed. Novo Conceito)



Oi, gente.

Prometi uma Semana Especial da NOVO CONCEITO pra vocês e acabei falhando. Com a Black Friday e os últimos dias para o concurso acabei deixando o blog de lado, mas agora vou postar 4 resenhas, uma para cada dia esquecido. Todas elas bastante antigas, essa é de setembro de 2013 e é sobre o livro TIPO DESTINO da SUSANE COLASANTI.

Tipo DestinoTIPO DESTINO
SUSANE COLASANTI
Editora: NOVO CONCEITO              
Ano: 2013                
Nº págs: 288
Gênero: Romance

SINOPSE: Lani e Erin são melhores amigas, embora não tenham muito a ver uma com a outra. Lani é uma taurina tranquila e Erin é a impetuosa leonina. Uma adora Astrologia (e outras artes adivinhatórias também) e ficar em casa; a outra gosta de pessoas e baladas. Suas preferências — incluindo pizzas e meninos — são bastante diferentes, ou eram, até que Erin começou a namorar Jason… Assim que Lani conheceu o namorado de Erin, sentiu uma enorme conexão com ele. Uma sensação de que já se conheciam a vida toda. E, apesar de acreditar que ele sentia o mesmo, ela sempre soube que Jason estava fora de cogitação, afinal, ele era quem ele era! Ela decidiu ignorar seus sentimentos. Não importava o quanto quisesse ficar perto de Jason, nada a demoveria da ideia de se manter distante dele. Então, Erin viajou durante todo o verão…

Até agora me pergunto por que raios solicitei esse livro. Tinha certeza de que não iria gostar, mas vi tanta gente comentando que era fofo que pensei que talvez eu pudesse estar enganada a respeito dele. Mas não me enganei.

TIPO DESTINO é exatamente o que está escrito na sinopse. Se você não o ler, e ficar só com a sinopse, será suficiente para você conhecer a história e saber o desfecho. A narrativa é fraca e pobre, os diálogos bastante rasos e os personagens nada cativantes.

O que “salvou” no enredo foi a forma de COLASANTI explorar os personagens. Apesar de Lani ter se envolvido com o (ex)namorado da amiga Erin, a autora não retrata ela de forma alguma como uma vilã. Ao contrário, ela é uma garota doce, que pensa bastante em Erin antes de tomar suas decisões. Erin por sua vez é igualmente encantadora, já que sua pequena vingancinha pode ser compreendida, afinal, a menina está de coração partido. Outro personagem que ajuda a trama é Blake, o amigo de Erin, que esconde um segredinho.

A premissa do livro é ótima e ele tinha tudo para ser excelente, mas não foi! Achei-o demasiado infantil. Não diria nem que é adolescente, a não ser que seja para os de 12 anos, acima dessa idade, qualquer adolescente que passasse por tal situação, exigiria um drama mais desenvolvido e uma exploração mais profunda de sentimentos. 

As duas protagonistas têm um passado bastante forte que as une, senti falta de isso ser melhor trabalhado e explorado. O mocinho da trama, algumas vezes, até parece ser maduro para sua idade, mas em outras parece ser um idiotinha. O final foi previsível e não trouxe emoção alguma. Apesar de ter achado BEM MAIS PERTO legal, sou obrigada a dizer que desisti de COLASANTI. Ultimamente li tantos livros com adolescentes maduros, profundos, inteligentes e intensos, que não consigo mais dar valor as historinhas que servem apenas de passatempo e diversão, como é o caso dos livros da autora. 


Comente com o Facebook:

2 comentários:

  1. Mari, quanto tempo não passo aqui! Agora com as férias da faculdade vou ver se dou um jeito rs. Tenho um problema com essa autora, sempre leio a sinopse e acho que o livro vai ser bem legal e fico com vontade de ler, mas não consigo. Tentei um (nem lembro qual foi) e não passei do segundo capítulo, aí sempre fico com um pé atrás em ler os outros, e parece que realmente não melhora. Adorei os diminutivos na resenha, ilustra bem o estilo do livro rs.

    Beijos,
    Adri
    Stolen Nights

    ResponderExcluir
  2. Já não queria ler esse livro e agora descartei de vez, Mari. Historinhas superficiais assim não são comigo. Ótima resenha.

    Abraço!
    http://constantesevariaveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

* Deixe seu comentário e me faça feliz :D
* Se você tem um blog, não esqueça de deixar o link.