13 de novembro de 2014

RESENHAS: CAIXA DE DESEJOS e DE VOLTA À CAIXA DE DESEJOS - Ana Cristina Melo (Ed. Tordesilhas)



Oi, gentes!

Hoje vou unir dois livros em uma só resenha: CAIXA DE DESEJOS e DE VOLTA À CAIXA DE DESEJOS da ANA CRISTINA MELO, ambos lançados pela TORDESILHAS JOVENS LEITORES.

Caixa de DesejosCAIXA DE DESEJOS  (vol. 1)
ANA CRISTINA MELO
Série: Caixa de Desejos 
Editora: TORDESILHAS JOVENS LEITORES
Ano: 2014                  
Nº págs: 182 
Gênero: Juvenil

SINOPSE: Marília tem onze anos, é muito introvertida e não tem amigos. Ela mora com os pais, avós maternos e um tio, mas tem uma ligação muito forte com a avó paterna, a vó Laurinda, que vive em outra cidade. Quando vó Laurinda morre, deixa para Marília uma caixa "mágica" onde ela deve guardar seus desejos para nunca se esquecer deles. Com esse recurso Marília aprende a lidar com os conflitos de forma positiva, superando os problemas de relacionamento na escola e até conquistando o primeiro amor. Com uma prosa saborosa e cheia de vida, Caica de Desejos aborda com muita sensibilidade a tumultuada entrada na adolescência, mesclando as dores e as dúvidas do crescimento com a alegria de descbrir o amor e uma vocação.


De volta à Caixa de DesejosDE VOLTA À CAIXA DE DESEJOS (vol. 1)
ANA CRISTINA MELO
Série: Caixa de Desejos
Editora: TORDESILHAS JOVENS LEITORES
Ano: 2014                  
Nº págs: 304
Gênero: Juvenil

SINOPSE: Com muitas coisas acontecendo ao mesmo tempo, a vida de Marília não anda fácil. Apaixonada por literatura, ela está terminando e ensino médio e se preparando para prestar o vestibular, momentaneamente conformada de fazer o curso de Jornalismo, uma sugestão dos pais. Dividida entre um namorado ciumento e agressivo e a atração por um colega do colégio, a sensível e inteligente Marília sabe que precisa tomar uma decisão, mas não faz ideia do que ainda terá de passar para sair desse conflito inteira. A chegada do misterioso Joca à casa da família acrescenta ainda mais turbulências ao cotidiano, mas a volta de Francine, sua querida irmã e conselheira, vai ajudá-la a encontrar o caminho no meio do caos. Com um texto inventivo e saboroso, a escritora Ana Cristina Melo constrói com sensibilidade uma história envolvente de jovens reais e de sua passagem para a vida adulta, jovens que lutam para descobrir seu lugar no mundo: seus amores, suas paixões, sua vocação.

Apesar de ter achado as sinopses interessantes, quando os livros chegaram não tinha certeza se iria lê-los, mas como o primeiro livro era bem fininho, resolvi encarar a leitura, que de fato foi bastante rápida. Contudo, não gostei. Adoro livros juvenis, mas, para mim, eles têm que trazer uma importante lição e alguma significação, e achei CAIXA DE DESEJOS bastante bobinho, sem nenhum aprofundamento e até superficial. Quando fechei o livro, tinha decidido não ler o segundo, mas a relação das irmãs, Marília e Francine, havia me deixado curiosa, e a realidade é que eu havia gostado bastante de Francine. Foi só por isso que decidi ler DE VOLTA À CAIXA DE DESEJOS, e foi muito bom ter tomado essa decisão.

No segundo volume é NOTÁVEL o amadurecimento da história, das personagens, mas, principalmente, da escrita da ANA CRISTINA MELO. Se o primeiro livro parecia mais bobinho, esse ganhou traços de um verdadeiro juvenil. Não que trouxe uma grande lição, mas incluiu assuntos que são do interessa da faixa etária para o qual é indicado, como romance, obsessão, ciúme, medo, vestibular, relações familiares, divórcio, etc.

Foi bem gosto acompanhar que tudo que cercava essa história evoluiu. Marília perdeu os ares de menina e ganhou traços de adolescentes, dessas que não são rebeldes, mas não querem parecer santa também. Uma menina normal, vivendo experiências comuns à idade e divertindo o leitor com suas aventuras.

 Francine continuou sendo minha personagem preferida. Ela está ainda mais madura e responsável nesse volume. Gosto da forma dela de pensar e agir, mas, principalmente dos bons conselhos que dá para a irmã. Apesar de Marília ser a protagonista, para mim, foi Francine quem brilhou. 

Fiquei satisfeita por não ter desistido do segundo volume, e apesar de não ter gostado do primeiro livro, é importante lê-lo para acompanhar a evolução que as personagens e a história sofreram. É uma leitura gostosinha.


Comente com o Facebook:

2 comentários:

  1. Oi Mari..
    Que bom que gostou do segundo. Geralmente quando eu não gosto do primeiro livro, nem quero ler o segundo.
    Vi elogios sobre o primeiro livro, as opiniões são divididas.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Tinha bastante dúvida sobre esses livros, Mari. Contudo, mesmo você dizendo que o segundo volume é bem melhor não posso dizer que fiquei com vontade de ler. Mas se a escrita da autora evoluiu estarei atenta às futuras obras. Ótima resenha.

    Abraço!
    http://constantesevariaveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

* Deixe seu comentário e me faça feliz :D
* Se você tem um blog, não esqueça de deixar o link.