8 de novembro de 2014

RESENHA: OSSOS PERDIDOS - Kathy Reichs (Ed. Record)




Boa noite, pessoal!

Mais uma vez chego super tarde com a resenha, mas é a reta final do concurso e estudar é preciso. Espero que compreendam. Continuando com a Semana Especial do Grupo Editorial Record, hoje teremos mais resenha da RECORD, dessa vez falo sobre o excelente e magnífico OSSOS PERDIDOS da KATHY REICHS.

Ossos PerdidosOSSOS PERDIDOS (vol.8)
KATHY REICHS
Série: Ossos
Editora: RECORD              
Ano: 2014                  
Nº págs: 378
Gênero: Policial, Suspense

SINOPSE: Como se a vida de Temperance Brennan já não fosse agitada o suficiente, desta vez ela se envolve com o assassinato de um comerciante de itens religiosos que parece ter encontrado um esqueleto que acredita-se ser de Jesus Cristo. Tempe e o namorado, o detetive Ryan, não perdem tempo e, quando encontram a pista correta para desvendar o assassinato, percebem que estão no caminho de poderosas instituições. As pistas levarão o casal até a conturbada Israel, onde todos parecem ocultar alguma peça fundamental para a resolução do quebra-cabeça. E apenas ela e Ryan terão coragem para enfrentar todos os obstáculos e desvendar esse mistério. Ossos perdidos é o segundo livro publicado no Brasil da coleção sobre Temperance Brennan, antropóloga forense especializada na investigação de restos de ossos humanos. 

Para quem ainda não sabe, essa é a série de livros em que a série de TV, BONES, se baseou. Como adoro BONES, não perdi a oportunidade de ler OSSOS quando a RECORD lançou. Infelizmente, passou-se muito tempo para que a editora trouxesse mais um volume dessa série, mas por fim a espera acabou, pois OSSOS PERDIDOS chegou e fez com que eu ficasse ainda mais fascinada pela série e pelo brilhantismo da riquíssima narrativa de REICHS.

O pesar dessa série é que ela não está sendo lançada em ordem e a RECORD também não detém o direito de todos os volumes, o que é meio triste de acompanhar, afinal, muito provavelmente a coleção nunca estará completa nem uniforme. Contudo, em relação ao enredo, em momento algum me senti prejudicada pela ordem de leitura, pelo contrário, tudo foi muito bem amarrado e exposto, e mesmo a vida pessoal dos personagens, que vêm se desenvolvendo com o passar dos volumes, foi passível de compreensão, mesmo este sendo o 8º livro.

Uma das coisas de que mais gosto de fazer quando leio essa série é ficar comparando a Dra. Brennan da TV e a do livro. Ambas são mulheres incríveis, mas possuem diferenças enormes. Enquanto Brennan da TV tem suas emoções praticamente inertes e é completamente racional, a do livro tem uma vida social comum, foi casada, tem uma filha já adulta, etc. Gosto muito de comparar as duas porque, apesar de serem muito diferentes, elas se encaixam perfeitamente nos temas propostos em suas respectivas mídias. Não consigo imaginar a “seca” Brennan da TV nos fabulosos livros da REICHS, assim como não consigo imaginar a sociável Brennan dos livros no seriado de TV. E acho essa coisa de ter duas visões de uma mesma personagem uma das coisas mais deliciosas e prazerosas na leitura.

Geralmente, leio os livros policiais de uma só vez. Não gosto de interromper e ler no outro dia. Parece que perco o fio da meada e não consigo brincar de detetive, mas por OSSOS PERDIDOS trazer uma trama extremamente complexa, foi impossível terminá-lo no mesmo dia. Quando terminei só consegui ficar com a sensação de que REICHS é muito mais genial que aparenta. Nessa trama que se torna tão enorme com o passar das páginas, a autora aborda ossos perdidos que podem pertencer a linhagem de Jesus ou até mesmo ao próprio Jesus.

Gosto imensamente dessas narrativas que misturam ficção e religião, e REICHS fez uma mistura digníssima de completa atenção e fascínio. Fiquei assoberbada com a quantidade de informações que a autora trouxe para a narrativa e em como me fez refletir sobre os pilares que sustentam a religião e o que poderia acontecer com o mundo caso eles fossem derrubados. 

OSSOS PERDIDOS foi uma leitura impressionante que me fez ficar ainda mais curiosa para ler os demais volumes da série. Torço para que a RECORD dê um jeitinho e consiga lançar todos os livros, ou pelo menos os anteriores a esse. REICHS merece ter sua obra completa publicada por aqui, e nós merecemos poder conferir a excelência da qualidade narrativa dessa mulher. Recomendo de olhos fechados! Leiam!


Comente com o Facebook:

2 comentários:

  1. Se se baseia em Bones eu já gostei!
    Mas tendo cuidado com o que o livro quer abordar! Não gosto desses livros que fazem ficção sobre quais os ossos de Jesus é heresia ao meu ver. Não importa se é só história, tanta coisa para falar e o cara escolhe um tema que vai confrontar religião! O.o
    Não entendo.
    Só por causa disso eu o leria e acredito que quando eu terminasse, assim como na série, se provaria que não é nada disso do que se especulou no começo kkk

    Amei a resenha
    bjos
    O antigo Leirura de Ouro mudou -
    agora é Tá no Blog! - andressasantostanoblog.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Como Bones é uma série que tenho muita vontade de ver já é um ponto para ler também. E o enredo desse livro me deixou muito curiosa, Mari. Só é uma pena que a série literária não esteja completa aqui no Brasil, isso é algo que me incomoda. Então vou esperar e torcer para que a Record compre o direito dos livros restantes. Ótima resenha.

    Abraço!
    http://constantesevariaveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

* Deixe seu comentário e me faça feliz :D
* Se você tem um blog, não esqueça de deixar o link.