26 de novembro de 2014

RESENHA: OS SOLTEIROS - Meredith Goldstein (Ed. Novo Conceito)



Hei, gentes!

Prometi uma Semana Especial da NOVO CONCEITO e já furei com vocês ontem. Sorry! Estou verdadeiramente sem tempo esses dias, mesmo para postar resenhas já prontas L Mas vou recompensá-los. Hoje postarei duas resenhas ;) Essa primeira será de OS SOLTEIROS da MEREDITH GOLDSTEIN, que está pronta desde 28/04.

Os SolteirosOS SOLTEIROS
MEREDITH GOLDSTEIN
Editora: NOVO CONCEITO              
Ano: 2014                  
Nº págs: 256
Gênero: Romance

SINOPSE: Hannah é diretora de elenco em Nova York e ainda chora pelo ex que a abandonou. Rob não é muito bom em assumir compromissos, mas nos tempos da faculdade quase namorou Hannah — e não se esquece disso... Vicki tem um trabalho lucrativo (embora tedioso) como designer de interiores de uma grande rede de supermercados, e é uma depressiva crônica. Nancy leva uma vida dupla, e Joe é um quarentão que adora namorar mulheres mais jovens... Não há como negar: juntos, eles podem comprometer seriamente os planos de Bee de ter o casamento mais elegante da cidade. Da união desses personagens apaixonados resulta um romance divertido e doce sobre vidas entrelaçadas, relações de amizade e o incontestável amor.

Vocês sabem que sempre que a NOVO CONCEITO anuncia os livros do mês, as capas viram assunto nas redes sociais. Não vi ninguém comentando nada sobre a capa de OS SOLTEIROS, mas achei-a completamente sem graça, e foi exatamente isso que me fez criar expectativas com os livros, pois a imensa maioria dos livros da NOVO CONCEITO que achei que tinham uma capa trágica, foram leituras excelentes, como por exemplo: Qual Seu Número, Os Adoráveis, Aconteceu em Paris, etc. Tomando isso como base, apostei minhas fichinhas em OS SOLTEIROS e então tudo foi por água abaixo L

A narrativa de GOLDSTEIN é deliciosa, confesso, mas mesmo assim não conseguiu me fisgar, isso porque não criei nenhum tipo de laço com nenhum dos personagens. Quando achava que isso iria acontecer, a história tomava um rumo e o personagem me desagradava ou me decepcionava de alguma forma, e então passava a achar a parte em que ele estava presente enfadonha e morna.

Vejam que a idéia da autora foi bem legal: Bee vai se casar e está com dificuldade para dispor seus amigos solteiros nas meses da festa do casamento. Querendo que eles se divirtam, a moça passa horas tentando colocá-los em mesas com pessoas interessantes, o que já me fez questionar o motivo de tanto trabalho, uma vez que seria mais fácil colocá-los todos na mesma mesa, mesmo que isso criasse alguns constrangimentos com ex-namorados e namoradas. Enfim, a intenção de Bee é boa, mas seus amigos solteiros são personagens problemáticos, cheios de manias, desesperados, promíscuos e depressivos, o que garante boas confusões antes, durante e depois da festa de casamento.

Apesar de ter achado a idéia legal, os problemas que envolvem os personagens interessantes, a personalidade de cada um deles cativante, não gostei de como a história foi caminhando. OS SOLTEIROS apresenta uma quantidade incrível de personagens e isso requereria, pelo menos, mais umas 200 páginas no livro. O principal motivo de eu não ter gostado foi esse, para mim, faltaram páginas que desenvolvessem melhor os personagens e seus passados. Não achei o que GOLDSTEIN apresentou sobre eles suficiente para me cativar, ou para que me fizesse torcer por algum deles. Não posso dizer nem que senti algum tipo de raiva, pois tudo pareceu acontecer rápido demais. O que senti foi decepção com algumas atitudes de personagens que pareciam que a qualquer momento iriam crescer na trama, mas continuavam ali, da mesma forma superficial que o início.

Já li vários livros que tive a sensação de estar sendo enrolada pelo autor, que páginas a menos teriam tornado a leitura melhor e menos cansativa, mas OS SOLTEIROS fez o oposto, páginas a mais fariam com que conhecêssemos melhor os personagens e suas personalidades e permitiria uma maior ligação com eles e seus problemas. Para mim, o pecado do livro foi a falta de aprofundamento, por isso da nota tão baixa.



Comente com o Facebook:

2 comentários:

  1. Nossa, Mari... É uma pena quando a premissa é boa mas não aprofundada o suficiente. Triste mesmo. Ótima resenha.

    Abraço!
    http://constantesevariaveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Mari, que pena que o livro acabou sendo bem superficial. Tinha vontade de ler esse livro por achar ser uma leitura leve e rápida, só para me divertir mesmo, mas não tinha nenhuma expectativa. Mas desanimei, então, a não ser que o livro caia nas minhas mãos, não vou ler.

    Beijos,
    Adri
    Stolen Nights

    ResponderExcluir

* Deixe seu comentário e me faça feliz :D
* Se você tem um blog, não esqueça de deixar o link.