4 de novembro de 2014

RESENHA: INQUEBRÁVEL - Kami Garcia (Ed. Galera Record)



Boa noite, pessoal!

Continuando esse começo de semana com resenhas da GALERA RECORD, a de hoje será sobre o contagiante INQUEBRÁVEL, primeiro volume da série A LEGIÃO da KAMI GARCIA. Isso mesmo, KAMI GARCIA, uma das autoras da série BEAUTIFUL CREATURES.

Inquebrável INQUEBRÁVEL  (vol.1)
KAMI GARCIA
Série: A Legião
Editora: GALERA RECORD              
Ano: 2014                  
Nº págs: 288
Gênero: Sobrenatural, Aventura

SINOPSE: Kennedy Waters sempre achou que espíritos vingativos fossem coisa de cinema, até a morte de sua mãe. É quando os gêmeos Lockhart invadem sua casa para lhe livrar de um destino igual que descobre que o véu entre o mundo dos vivos e dos mortos é frágil. Ele deve ser protegido pelos caçadores de fantasmas da Legião da Pomba Negra, que atualmente só tem uma geração de jovens para lidar com seus inimigos, e da qual a mãe de Kennedy outrora fez parte. E agora os gêmeos devem convencê-la de que herdou o seu poder...


Apesar de já ter visto MUITA gente criticar a série BEAUTIFUL CREATURES, faço parte daquele grupinho que ama. Amei a série, amei a escrita das autoras e quando a GALERA anunciou que lançaria os livros que escreveram de forma individual fique hiper feliz, claro que não podia deixar de ler, tinha que conferir como essas duas lindezas se sairiam separadamente.

No uni-duni-tê, INQUEBRÁVEL ganhou, e por isso comecei a leitura por ele. De cara já adorei: história de fantasma! Faz MUITO tempo que não leio um YA com fantasmas e justamente por isso devorei o livro. Não vou ficar aqui falando que KAMI tem uma escrita deliciosa e blá, blá, blá, pois já babei muito ovo na autora nas resenhas da série BEAUTIFUL CREATURES, o que quero falar aqui são sobre as muitas coisas diferentes que senti e encontrei em INQUEBRÁVEL.

É um livro de fantasmas, fato. Mas ao mesmo tempo é uma aventura soberba! INQUEBRÁVEL tem tanta ação que não consegui sentir medo das assombrações, até, claro, KAMI inserir um Dybbuk no meio do enredo. Não sei se vocês já assistiram ao filme A POSSESSÃO, mas ele realmente me assusta, e um dos espíritos do livro (sim, tem mais de um) também é um Dybbuk. Pronto, bastou para me assustar. Sério, até esse momento estava lendo INQUEBRÁVEL bastante alvoroçada e feliz com o que estava encontrando. Estava achando a aventura deliciosa e os “fantasminhas” apesar de tentarem me meter medo, não estavam conseguindo, pois a ação havia se tornado maior que eles. Isso até chegar nesse bendito Dybbuk. Claro que me deixei influenciar por algumas passagens do filme, mas senti um medo genuíno com o que KAMI narrou para esse tipo de espírito malévolo. Piorou porque bem nessa parte minha gata resolveu dar uma arranhada na minha porta. Não preciso dizer o imenso susto que levei e o tempo que fiquei para me recuperar e voltar a narrativa. O fato é que depois disso passei a amar o livro muito mais, afinal, um YA conseguiu me dar medo de verdade! Gente, isso foi magnífico, esplendoroso, glorioso! Mestre KING não é mais o único a conseguir me fazer ter pesadelos, sim, porque mesmo finalizando a história, fiquei pensando no maldito Dybbuk e  tive pesadelos horríveis.

KAMI criou um enredo verdadeiramente envolvente, com direito a sociedade secreta, diversas imagens que são significativas e dão pistas aos personagens do que eles devem encontrar, e personagens que me fizeram cair de amores.

Em todos os livros, quase sempre, temos um personagem favorito. Alguém que por um motivo ou outro nos contagia e parece criar laços conosco, mas em INQUEBRÁVEL não consegui sentir isso por um único personagem, pois consegui amar todos <3 até nos momentos em que eram insuportáveis (e tiveram vários) não consegui desgostar deles.

Mas em relação as personagens, optei por, aqui na resenha, ressaltar Kennedy, a protagonista. Adorei a garota! Mesmo em alguns momentos em que ela parece bobinha e dramática, gostei bastante dela, mas o que chamou atenção na personagem foram as duas principais vertentes que KAMI criou para ela. A primeira, o suposto triângulo amoroso que se fala nas orelhas do livro. Não sei, não enxerguei um triângulo na situação, o que vi foi um interesse genuíno da protagonista por um dos gêmeos. E a autora explorou esse romance de forma deliciosa. A relação foi acontecendo aos poucos, o sentimento sendo gradual, os personagens se conhecendo conforme a aventura prosseguia. KAMI me ganhou ao descrever o romance dessa forma e não narrar um infinito mimimi. Estou bastante curiosa para ver o que o romance vai virar nos próximos livros, já que o rapazinho não é... Digamos assim... Muito confiável.

O segundo motivo pelo qual KAMI conseguiu me ganhar com Kennedy foi pelo final que elaborou para personagem. Ultimamente venho escrevendo muito a palavra “óbvio” nas resenhas. Isso porque MUITA coisa que acontece nos livros são obviedades atrás de obviedades, e o leitor consegue prever o que vai acontecer. Claro que na imensa maioria das vezes isso não prejudica a leitura, pelo contrário, sabemos que essa tal “parte óbvia” é necessária para que a narrativa se desenvolva, como citei ontem na resenha de O QUE RESTOU DE MIM. Mas KAMI conseguiu me surpreender ao abandonar essa obviedade no final. A autora apresentou um desfecho para esse primeiro volume que fez com que eu desacreditasse que ela tinha optado por esse caminho. Voltei e reli só para ter certeza de que era aquilo mesmo, e quando vi que era, VIBREI! Vibrei porque foi um diferencial enorme para narrativas desse gênero e vibrei porque a autora conseguiu me deixar ainda mais curiosa do que já estava até ali. 

Depois desse final, minhas expectativas com a série foram às alturas e preciso ler a continuação urgentemente! A LEGIÃO é mais uma série que entrou para minha lista de “queridonas”. Quero mais! E quero logo *_* 


Comente com o Facebook:

2 comentários:

  1. Poxa!, fiquei muito interessado. O livro parece mesmo ser bem legal. Valeu pela dica. Obrigado! Ah, quando der, passe no meu JefhCardoso.blogspot. Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Fiquei interessadíssima nesse livro, Mari. Uma história tão diferente sobre fantasmas merece ser lida. Ótima resenha.

    Abraço!
    http://constantesevariaveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

* Deixe seu comentário e me faça feliz :D
* Se você tem um blog, não esqueça de deixar o link.