14 de novembro de 2014

RESENHA: A FORMATURA - Joelle Charbonneau (Ed. Única)



Muito boa tarde, pessoal!

É com alegria e tristeza que hoje vou falar sobre A FORMATURA, terceiro e último volume da trilogia distópica O TESTE, escrito pela JOELLE CHARBONNEAU e lançado pela editora ÚNICA.

A FormaturaA FORMATURA (vol. 3)
JOELLE CHARBONNEAU
Série: O Teste
Editora: ÚNICA      
Ano: 2014                  
Nº págs: 320
Gênero: Distopia

   
SINOPSE: O futuro nunca foi tão incerto e desesperador. Cia Vale jamais imaginaria que as coisas pudessem chegar a esse ponto. Ela tem uma importante missão: liderar as ações para a verdadeira reconstrução do mundo pós-guerra, um caminho sem volta. Agora, ela é a peça-chave para concretizar o plano de pôr fim ao Teste, para o bem das pessoas. Diante de um horizonte cheio de cicatrizes brutais, uma guerra prestes a começar e um governo cruel e corrompido, Cia não tem escolha a não ser se preparar para chegar às últimas consequências – se for preciso.Será que seus colegas a seguirão para a batalha final? O amor de Tomas será forte o suficiente para aceitar e sobreviver à prova mais difícil de suas vidas? Os riscos são maiores do que nunca, e para Cia só resta confiar nos próprios instintos. A formatura, o desfecho da distopia que nos fez perder o fôlego!

Antes de começar a falar do livro em si, preciso fazer um grande elogio à editora ÚNICA, que vem demonstrando muito respeito ao leitor por não demorar para publicar as sequências. Um dos motivos de adorar as séries da editora é esse, a rapidez com que eles publicam e não nos deixam esperando (às vezes anos) pela continuação. Agradeço imensamente por isso.

Agora vou falar sobre A FORMATURA. Disse no parágrafo inicial que falaria do livro com alegria e tristeza, alegria porque o fechamento foi excelente! JOELLE caprichou no enredo e me deliciou com as mais diversas reviravoltas e revelações. Sério, em muitos momentos fiquei pasma! Essa mulher divou para encerrar O TESTE <3. A tristeza fica mesmo por conta do fim da trilogia, pois Cia foi uma das melhores protagonistas femininas que encontrei nas distopias e senti um amor imenso pela personagem. Ao mesmo tempo em que gosto quando os autores finalmente terminam suas séries e não ficam só as prolongando porque fizeram sucesso, também sofro com a despedida e sinto que não ficaria triste se tivesse mais. Esse é um caso em que não me importaria se tivesse mais um livro, apesar de ter plena consciência de que a autora fechou com chave de ouro e deu um final soberbo a sua história.

Aliás, já vou aproveitar que falei sobre o final e continuar falando dele. O que foi esse final que JOELLE apresentou? Gente, sofri! Chorei horrores! A mulher estraçalhou meu coração! Fiquem tranquilos que não vou comentar as razões aqui. Apesar de o final ter sido bastante condizente com a personalidade completamente realista de Cia, ainda assim fiquei assustada com a decisão da garota. Apesar de esperar por algo do tipo, ver meus pensamentos tomarem forma em palavras me golpeou de um jeito certeiro, e apesar das lágrimas, a escolha de Cia fez com que eu a amasse ainda mais por sua imensa coragem e jeito desafiador.

Como falei sobre o final primeiro, nada mais justo que falar um pouquinho do enredo e do comportamento de alguns personagens. Acho que em relação a esse segundo ponto esse foi o livro da série que mais me chocou. Claro que desde o primeiro volume estamos acompanhando personagens que mudam da água para o vinho, que se mostram sem caráter ou ao contrário, que durante o teste foram verdadeiros crápulas e depois tiveram a personalidade modificada. Mas A FORMATURA me surpreendeu ao mostrar que nem mesmo os personagens que considerei que estavam com seu caráter definido realmente estavam. Muitos mudaram de lado de acordo com os acontecimentos e com o que os favoreceu. Outros, fizeram um joguete tão fenomenal que me deixaram em dúvida várias e várias vezes sobre o lado que realmente estariam. E confesso que essas foram minhas partes preferidas. É delicioso torcer por um personagem sem saber se lá no fim ele vai estar do lado dos bons ou dos maus, se vai nos surpreender ou nos fazer arrepender. Adoro ler livros em que posso apostar fichas em personalidades e sempre encontrar algum tipo de falha nelas. E como JOELLE explora bem essas falhas!

Quanto ao enredo, A FORMATURA, apesar de seguir com o mote principal dos livros anteriores, tornou-se tão grande que algumas vezes fiquei em dúvida se a autora iria mesmo conseguir finalizar sua história nele. O resultado foi um livro repleto de ação e acontecimentos. Não há sequer uma página em que ficamos inertes com a leitura. Tudo nos leva a pensar, refletir, opinar. Para os que esperavam um último livro repleto de emoção, podem ter certeza que JOELLE oferece isso em porções gigantescas!

Sobre o romance, e preciso MUITO falar dele aqui, como fiquei satisfeita! Sempre tive um pé atrás quanto à relação de Cia e Tomas. Não sei, talvez por tudo que cerca a garota ser sempre tão obscuro e incerto, nunca consegui ler as (míseras) partes “românticas” de forma convicta. Gostei muito da abordagem da autora para o romance e principalmente, a forma como ela expôs um pouco mais Tomas. Isso me permitiu formular uma opinião melhor em relação ao personagem, que obviamente não vou revelar aqui qual foi. 

Para mim, JOELLE apresentou uma das melhores personagens femininas distópicas em sua trilogia e também uma das histórias mais inteligentes e complexas. Adorei acompanhar do começo ao fim e com certeza os livros ficarão marcados em minha memória. Aos fãs de distopias, só posso pedir para que não deixem de ler essa maravilhosa e grandiosa narrativa criado por CHARBONNEAU. Confiram e se apaixonem! 


Comente com o Facebook:

4 comentários:

  1. Quero muito ler essa trilogia, Mari. E é ótimo saber que a autora a encerrou de forma brilhante. Espero que a Editora Única faça um box lindo como fez da Saga Encantadas. ^^ Ótima resenha.

    Abraço!
    http://constantesevariaveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Terminei "A Formatura" ontem de madrugada, e sério, FIQUEI DESTRUÍDO. Joelle finalizou a trilogia de forma épica, emocionante, e chocante, e não tenho palavras para descrever o quão inteligente ela foi ao construir um enredo tão cheio de reviravoltas e eletrizante. Pra mim, esse é o melhor volume da trilogia, onde tudo foi muito bem trabalhado, esclarecido, e todos os personagens tiveram seu momento. Cia <3 Eu amo essa garota, e compreendo todas as suas decisões. Fiquei com o coração na mão no último capítulo e no que ele tem pela frente à fazer.

    Amo O Teste, amo a Joelle, amo Cia, e essa foi uma das trilogias distópicas que me fizeram vibrar de emoção, e uma das surpresas deste ano. Os livros já tem um lugar especial na minha estante <3

    Abraços,
    - pensamentosdojoshua.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Acabei de terminar o segundo livro e estou desesperada para ler a continuação! Mas preciso muito saber sobre Tomas e Cia!!!! Nao pode me dar nem um spoilerzinho? 😁

    ResponderExcluir
  4. Acabei de terminar o segundo livro e estou desesperada para ler a continuação! Mas preciso muito saber sobre Tomas e Cia!!!! Nao pode me dar nem um spoilerzinho? 😁

    ResponderExcluir

* Deixe seu comentário e me faça feliz :D
* Se você tem um blog, não esqueça de deixar o link.