21 de novembro de 2014

RESENHA + SORTEIO: DOUTOR SONO - Stephen King (Ed. Suma de Letras)



Muito bom dia, pessoal!

Hoje encerro a Semana Especial ALFAGUARA / SUMA DE LETRAS com a resenha e sorteio do mais novo lançamento do mestre STEPHEN KING: DOUTOR SONO.

Doutor SonoDOUTOR SONO
STEPHEN KING
Editora: SUMA DE LETRAS              
Ano: 2014                  
Nº págs: 480
Gênero: Terror, Drama

SINOPSE: Mais de trinta anos depois, Stephen King revela a seus leitores o que aconteceu a Danny Torrance, o garoto no centro de O iluminado, depois de sua terrível experiência no Overlook Hotel. Em Doutor Sono, King dá continuidade a essa história, contando a vida de Dan, agora um homem de meia-idade, e Abra Stone, uma menina de 12 anos com um grande poder.
  Assombrado pelos habitantes do Overlook Hotel, onde passou um ano terrível de sua infância, Dan ficou à deriva por décadas, desesperado para se livrar do legado de alcoolismo e violência do pai. Finalmente, ele se instala em uma cidade de New Hampshire, onde encontra abrigo em uma comunidade do Alcoólicos Anônimos que o apoia e um emprego em uma casa de repouso, onde seu poder remanescente da iluminação fornece o conforto final para aqueles que estão morrendo. Ajudado por um gato que prevê a morte dos pacientes, ele se torna o Doutor Sono.
Então Dan conhece Abra Stone, uma menina com um dom espetacular, a iluminação mais forte que já se viu. Ela desperta os demônios de seu passado e Dan se vê envolvido em uma batalha pela alma e sobrevivência dela. Uma guerra épica entre o bem e o mal, uma sangrenta e gloriosa história que vai emocionar os milhões de fãs de O Iluminado e satisfazer os leitores deste novo clássico da obra de King.

Como todo mundo sabe, DOUTOR SONO é a continuação de O ILUMINADO, justamente por isso, antes de falar sobre o lançamento, vou dar uma volta no tempo e falar sobre o primeiro livro. Peço que os fãs de KING e de O ILUMINADO não me apedrejem, mas simplesmente não consigo ver esse livro como um dos melhores e mais brilhantes do mestre. Pelo contrário, para mim, é um livro comum, sem nada demais e com algumas passagens até forçadas. Dito isso, também confesso minha “antipatia” por Danny. Não que não tenha gostado do garotinho, mas acho que O ILUMINADO é o tipo de livro que aproxima muito mais o leitor de Jack e do Overlook do que de Danny. Pelo menos me senti mais impelida a ler o livro por conta desses dois fatores. Confesso também, por mais bizarro que possa parecer, que prefiro mil vezes o filme do Kubrick ao livro, principalmente pela incrível interpretação do Nicholson, que me dá medo mesmo se aparece em comédias. Até hoje não compreendo o motivo de KING não gostar da adaptação e preferir a minissérie, de que também não gosto.

Exposta minha opinião sobre O ILUMINADO, admito que só senti curiosidade em ler DOUTOR SONO por causa do fator tempo. Explico: sempre que uma sequência é escrita, ou é logo após o primeiro livro, ou uns dois anos depois, ou ainda há um grande salto no tempo dentro do enredo e não no tempo real; mas em DOUTOR SONO o fator tempo se fez realmente presente, foi preciso mais de 30 anos para que os leitores pudessem saber o que ocorreu com o sobrevivente Danny. E mesmo sem simpatizar com o guri em sua infância, queria muito conferir o que KING tinha aprontado para reavivar sua história.

Logo no começo já me senti em êxtase, pois KING cita Charles Manx. Para quem não sabe, Manx é o fabuloso vilão do livro NOSFERATU do JOE HILL, filho do KING. Bastou ler o nome do personagem que minha empolgação com a leitura bateu no teto, mas não demorou para que ela voltasse ao chão. Como nunca simpatizei com Danny, ficar páginas e mais páginas lendo sobre sua derrocada me deixou um pouco cansada. Claro que sabia que isso era porque o garotinho nunca havia me conquistado, então, claro, nem pensei em desistir. Infelizmente, quando as passagens sobre O Verdadeiro Nó começaram a aparecer, me senti da mesma forma e já estava achando que a continuação seria como o primeiro livro para mim. Mas foi só Abra aparecer no enredo que uma mudança gigante aconteceu. De repente me vi dragada para dentro das páginas de DOUTOR SONO e desesperada por mais e mais e mais.

Abra e sua delicadeza me conquistaram tanto, que passei até a simpatizar com Danny, isso no começo, quando eles passaram a ter uma conexão, depois que os laços se estreitaram mais, assumo que todo o entusiasmo que nunca senti por Danny, que agora é apenas Dan, veio com força total <3 Quando um segredo sobre o passado de Jack foi revelado então... Aí sim ele ganhou meu coração, acho até que seria capaz de ter outra opinião sobre O ILUMINADO se o relesse.

KING foi divino em nos inserir na aventura mental que tomou conta de Abra e Dan, tudo foi tão intenso que foi possível sentir a conexão entre os personagens e todos os fortes sentimentos que emanavam deles. A coragem dos dois para enfrentar algo tão medonho quando O Verdadeiro Nó também foi algo abismal! A cada página um desespero crescente tomava conta de mim e só queria poder chegar ao final e ver como aquilo tudo acabaria.

Aliás, se no início achei esse tal de O Verdadeiro Nó algo sem graça, no decorrer das páginas o grupo cresceu e me meteu medo de verdade, tanto que tive pesadelos horríveis à noite e acordei duas vezes na madrugada para acender a luz, pois tinha cismado que tinha alguma coisa no quarto. ADORO estar velha e mesmo assim ser provocada pelo terror que mestre KING cria. Quem fala que perdemos a imaginação com a idade e que deixamos de ter medo do improvável e do impossível, ou é porque é tolo, ou é porque não sabe apreciar uma obra dessa e se deixar levar pela convicção de que tudo é real. A mim, KING sempre consegue convencer e provocar reações, exatamente por isso o amo tanto.

Quanto ao final de DOUTOR SONO... Gente!, que final de tirar o fôlego! Ação, ação, ação e mais um pouco de ação, uma surpresa maravilhosa sobre um personagem, e claro, uma pitada de drama, porque KING é mestre também em nos fazer chorar em meio ao terror. Quem disse que segurei as lágrimas? Não apenas não as segurei, como também fechei o livro pensando que queria mais Dan, que queria conhecer mais sobre ele, seus anos antes dessa aventura, e KING teria coisa pra contar, afinal, ele nos deu apenas uma pequena parcela do que aconteceu durante os muitos anos do personagem até chegar aqui. Achei fenomenal como o autor conseguiu me convencer a olhar com outros olhos para um personagem que sempre acreditei ter sido superestimado por todos. Abra me conquistou por toda sua força e coragem, mas Dan ganhou e dilacerou meu coração com sua evolução como ser humano.

O que posso dizer sobre DOUTOR SONO para finalizar? Só consigo pensar em uma coisa: saiam agora da frente do computador e corram para ler!

Ficou curioso (a) com o livro e quer ganhar um exemplar? 
Preencha o formulário do Raffle abaixo e cruze os dedos!


Regras Gerais:

- Ter endereço de entrega no Brasil.
- O sorteado terá até 48 horas para responder ao email de contato.
- O livro será enviado pela editora em até 60 dias.
- O blog não se responsabiliza por eventuais extravios, roubos ou perdas dos correios.

Regra OBRIGATÓRIA:


- Não basta VISITAR a página do blog e da editora no face. Tem de CURTI-LAS.


a Rafflecopter giveaway

Comente com o Facebook:

27 comentários:

  1. Já li O iluminado e gostei muito, quando fioquei sabendo dessa continuação me empolguei muito, agora que to vendo as resenahs ta me deixando doido, eu quero esse livro, eu tbm tava pensando em reler O iluminado, ainda mais agora que ganhei ele, quando eu li foi o antigo agora a suma de letras relançou e ta bacana demais.

    ResponderExcluir
  2. Também confesso que O Iluminado não está dentre os melhores livros do King (ele tá no top 10, mas por fazer parte dos primeiros livros de terror que li). Mas quando soube que haveria uma continuação, fiquei hiper curiosa...
    Depois da divulgação da capa original, caí de amores, essa capa ficou muito linda!!! Quando soube que a Suma iria traduzir o nome não gostei muito, mas já me acostumei...
    Comecei a ler Doutor Sono juntamente com Nosferatu e foi uma grata surpresa ver que havia um personagem do Hill citado pelo King!!! O começo do Dr. Sono foi meio chato, mas agora estou totalmente cativada pelo livro. E estou ao mesmo tempo querendo acabar e não querendo que acabe!! Amei sua resenha e espero gostar tanto dele assim =D

    ResponderExcluir
  3. Também não achei nada de espetacular em O Iluminado, o King tem livros muito melhores. Mas essa é a minha opinião, respeito os fãs.
    Não sabia que Manx era citado no livro, isso aumentou em mais de 100% meu nível de empolgação por este livro.

    ResponderExcluir
  4. Li bons comentários sobre esse livro e depois dessa resenha muito bem escrita, abordando o livro de uma forma fácil de entender, minhas expectativas aumentaram

    ResponderExcluir
  5. Eu gosto muito de O Iluminado, e acho o livro muito mais assustador que o filme. Adoro o Jack Nicholson e não entendo porque King não gosta do filme, afinal, tudo quanto é adaptação deixa a desejar mesmo. Por causa disso vivo uma horrorosa expectativa quanto a série/filme/whatever que vão acabar criando para a Torre Negra. Vai ser muito amor e ódio, muito sofrimento e êxtase.

    ResponderExcluir
  6. Eu li O iluminado muito tempo atrás e gostei muito, para mim o personagem principal era o próprio hotel e os fatos mais importantes, os que ocorreram no passado. Quero muito ler Doutor sono, esse título ficou bem estranho em português. Acho incrível a maneira como o King consegue lidar com tantos acontecimentos e emoções e no final ele amarra tudo direitinho.

    ResponderExcluir
  7. Você sabe que é responsável por muitas das minhas leituras, Mari. Minha paixão por livros policiais começou lendo o blog e minha curiosidade para ler King também. Tenho apenas 4 livros dele e estou a meses protelando a leitura de Misery por um simples motivo: me viciei na leitura na mesma proporção em que comecei a sentir asco da protagonista. Por isso dei uma paradinha para ler em um momento em que me "espírito" estivesse mais receptivo a leitura, mas o que falar dessa continuação de "O Iluminado"? Bom, de pronto já posso dizer que não li o primeiro livro porque sempre morri de medo, mas lendo sua resenha vi que mesmo nos livros tops de terror escritos pelo King, ainda assim é possível encontrar um drama que exige do emocional do leitor de um modo diferente que o terror puro. Só isso já me deixou curiosa para fazer uma dobradinha com esses livros, mas ter o selo de qualidade da Mari só me deixou mais ansiosa. haha
    Beijos, linda.
    Isabelle | http://www.mundodoslivros.com/

    ResponderExcluir
  8. Oi, Mari! Muito boa sua resenha. Me fez querer ler o livro como também deixar ele de lado, mas voltei a querer. rs Gosto muito de livro policiais, não de todos é claro.
    Tenho apenas Carrie, a estranha que ganhei em um sorteio, mas tenho uma amiga que ama os livros dele e isso me deixa sempre curiosa para saber o porque.

    Lendo sua resenha e sabendo da sua antipatia com o Dan, fiquei aqui pensando que quando for ler o livro, vou me lembrar disso e poderei nem gostar do garoto por causa da sua opinião. Mas o fato ação e mais ação me deixou bem curiosa. Nunca vi os filmes também, mas quero assistir caso tenha caoragem

    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Curiosa, apenas essa palavra define o que penso ao ver esse livro, li o iluminada e assim.. RADUM adoro esse livro arrepio na espinha ao lembra-lo. Não vejo a hora de poder ler esse livro ele é muito!!

    ResponderExcluir
  10. Ainda não li O Iluminado, mas se tem um autor que consegue surpreender sempre é o King, como você disse. Como o livro anterior a esse é uma das minhas próximas leituras, com certeza já quero o exemplar de Doutor Sono.
    Gosto bastante quando o King foca em vários personagens, ele consegue explorar bem as nuances de cada protagonista criado. Além disso, fiquei curiosa quanto a esse livro por causa do toque de humor que fiquei sabendo que ele traz e pelas citações de outros livros. Certamente é um livro que eu quero muito ler.

    Bjs!
    =]

    vsg_caue@hotmail.com

    ResponderExcluir
  11. Hey, Mari
    Ainda não li O Iluminado, mas depois de ler sua resenha e Doutor Sono (fiquei até arrepiado) minha vontade em ler os dois livros só aumentou. Mas vou com calma, já que dizes não ser O Iluminado o melhor livro do autor. Eu já comprei minha edição datada de 1970 (e pouco), bem surradinha na verdade, mas que está em bom estado para a leitura. Esse Doutor Sono me parecer ser muito melhor que O Iluminado e com uma montanha russa de emoções. Assim que puder, lerei a ambos. *-*

    Att,
    decaranasletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Estou ansiosa pra saber dessa trama. Sempre quis saber como andaria o Danny Torrance. E agora vou poder matar minha curiosidade. Adorei a notícia quando vi o lançamento. E não vejo a hora de poder ler este romance de King.
    Beijos.
    elizabethmsalles@hotmail.com

    ResponderExcluir
  13. ê, vontade. Já ia falar que vou reler o iluminado antes desse, mas ai lembrei que roubaram o meu. hahah a vida é um terror, e o stephen é o mestre

    ResponderExcluir
  14. Agora fiquei ainda mais curiosa para ler O Iluminado, Doutor Sono e Nosferatu. Esses seus comentários entusiasmados sempre me empolgam, Mari. E claro que vou participar do sorteio né? Ótima resenha.
    gabicz2@yahoo.com.br

    Abraço!
    http://constantesevariaveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Gente, eu amo/sou muitos livros do King!
    Tinha achado meio desnecessário o cara fazer continuação de um livro que obviamente acabou bem. Gosto muito de O Iluminado, foi o primeiro dele que li, e o Jack ASFJASBGUIBUOSGA como eu tenho medo daquele cara! Odiei o filme, mas amei a atuação do Nicholson por ele ter dado a profundidade medonha que o personagem tem no livro.
    Mas, pelo visto, mudei de ideia! Se o livro é tão bom assim eu vou super dar uma chance pra ele - e não, também não gostava nada do Danny, não tinha me ligado ao personagem, mas quero tentar amar o Dan! *o*
    Amei a resenha e fiquei super curiosa pela leitura! Participando do sorteio, claro! deniseflaibam@hotmail.com

    Beijos,
    Denise Flaibam.
    http://blogsomaisum.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Ainda nem li O Iluminado, preciso comprar e nunca vejo em promoção, estou lendo outros do King agora. Já li IT, a Coisa e é fantástico, super recomendo.
    Se eu conseguir ganhar esse livro eu compro O Iluminado mesmo no preço normal (que acho caro :/ )
    Gimme this book!!

    ResponderExcluir
  17. Também não acho O iluminado o livro mais brilhante do King, mas tem seus méritos, claro!

    http://gotasdexp.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Respondendo sua perg.: sim!!! fiquei morrendo de curiosidade de conhecer o livro e quero muito ler "doutor sono" deste mestre do terror que e stephen king! o livro parece se rmuito bom, provoca medo, choro...

    ResponderExcluir
  19. Quero muito ler esse livro, mas ainda não li O ilumindado. Terei que ler os dois!

    ResponderExcluir
  20. Stephen King é um grande mestre mesmo. Ainda não li "O Iluminado", mas sempre tive vontade. Isso de você não achar " O Iluminado" tão bom assim é normal. Tem algumas obras que não nos conquistam mesmo. Mas que bom que você deu uma chance a " Doutor Sono", pois só assim, o King pode se redimir com você, né?!?!
    E quero ler esse muito em breve, pois me amarro nessas tramas que nos fazem tremer e nos deixar paranóicos. kkkkk

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  21. Participando
    obrigado pela oportunidade

    ResponderExcluir
  22. Jéssica Mendes
    Quero muito, torcendo!!

    ResponderExcluir
  23. O iluminado foi um dos primeiros livros do King que li e me lembro o quanto ele me aterrorizou... fiquei alguns dias sem conseguir dormir... Sempre tive curiosidade em saber o que acontecia depois do fim do livro e depois de tantos anos o King vem com essa super novidade!! Preciso muito ler. Quem sabe não tenho sorte??
    Beijos!

    ResponderExcluir
  24. Olha a coincidencia, fui hoje almoçar na casa da minha tia e encontrei o livro O Iluminado e logico que pedi para mim! E tenho que ganhar esse doutror sono. Adoro livros de suspense. E faz tanto tempo que não leio nada do King!
    Beijos
    Adriana

    ResponderExcluir
  25. Vim ler sua resenha desse livro pq comecei ele e nao tava gostando muito hahaha...ufa!!!!

    ResponderExcluir

* Deixe seu comentário e me faça feliz :D
* Se você tem um blog, não esqueça de deixar o link.