7 de novembro de 2011

SEGUNDAS L&PM + PROMO: ENCONTRO COM A MORTE

Bom dia!!!!

Hoje é dia de Segundas L&PM e com resenha e promoção de mais um livro da Agatha Christie. O livro escolhido é ENCONTRO COM A MORTE, lançado originalmente em 1938.

Em ENCONTRO COM A MORTE, Agatha nos leva a uma viagem até o Oriente Médio junto com a família Boyton. A família é bastante atípica, pois a Sra. Boyton mantém os filhos sob guarda constante, não os deixando ter contanto com o mundo exterior e nem ter amigos. Ela é uma mulher controladora, egoísta, mesquinha, fútil e cruel.

Pela primeira vez a família deixa a isolada casa onde vivem e partem para uma viagem ao Oriente Médio. Na viagem de trem os filhos conhecem uma jovem e querem ser amigos dela, mas a mãe os impede. Infelizes com a condição de escravos da senhora, um dia, dois dos filhos conversam sobre as atitudes da mãe, eis quando um deles fala: “Você entende que ela tem de ser assassinada. Não entende?” Infelizmente, é Poirot quem ouve essa frase. De início o belga não dá muita atenção, pois os jovens podem estar falando sobre um filme, um livro, ou outra coisa. Mas quando a família Boyton sai em excursão para passar alguns dias em um morro e a senhora Boyton é encontrada morta, as suspeitas do detetive mudam de rumo e tenta encontrar um assassino.

A princípio todos achavam que a morte poderia ser acidental, afinal, a subida foi extremamente longa e ela já era idosa, com sobrepeso e com o coração fraco. Mas uma coisa intrigante coloca um dos médicos que acompanhava a expedição em alerta e ele passa acreditar que houve um crime. É quando resolve chamar Poirot para resolver o mistério.

Creio que essa é a primeira vez que começo uma resenha da Agatha sem dizer que o livro é ótimo, perfeito, que eu amei, etc. A falta desses elogios não é por não ter gostado do livro, eu gostei sim, mas em comparação com seus outros livros a história demora muito para desenrolar. Chegamos até a página 100 e o crime ainda não foi cometido, o que causa certa frustração nos leitores mais apressadinhos para bancar o detetive, meu caso.

Contudo, acho que a demora para o crime tem uma explicação lógica, Agatha quis explorar a personalidade da Sra. Boyton e, por isso, dedicou tantas páginas para contar suas desavenças com os filhos e sua autoridade sob eles. Além disso, o lado ruim da personagem é toda hora exposto, bem como seu lado egocêntrico e maldoso. Creio que esse foi o artifício usado pela autora para ter uma “justificativa” pela qual a irritante Sra. Boyton deveria morrer. Se essa era a intenção de Agatha, não tenho dúvidas que ela conseguiu atingir seu objetivo, pois antes da página 50 eu mesma já tinha desejado enforcar tal senhora.

Ler Agatha é sempre surpreendente. Dessa vez ela me surpreendeu não apenas com o final, que para variar se quer passou pela minha cabeça, mas me surpreendeu pela narrativa mais lenta e pela demora em acontecer o crime e inserir Poirot na história para desvendá-la.

E quem quer ganhar um exemplar de ENCONTRO COM A MORTE?


É só seguir 4 regrinhas e cruzar os dedos:
  
1.     Seguir o blog (no menu: seguir este site)
2.     Seguir @LePM_Editores no twitter
3.     Seguir @S2LerMRVentura no twitter
4.     Twittar a frase: RT! Sigo @S2LerMRVentura e @LePM_Editores e vou ganhar ENCONTRO COM A MORTE da AGATHA CHRISTIE. Regras>>>http://kingo.to/SJI


O sorteio será realizado pelo sorteie.me no dia 14-11 às 12h

VENCEDOR: @misslarkin_


FICHA DO LIVRO


ENCONTRO COM A MORTE
AGATHA CHRISTIE
            Ano: 2011                    
Editora: L&PM
Nº págs: 230
Gênero: Policial


Cortesia da editora para resenha e promoção.


-------- TOP COMENTARISTA -------- 


         


Comente com o Facebook: