Prontos para mais uma segunda L&PM?
Após reler UM CONTO DE NATAL para postar a resenha no blog, fiquei muito interessada em ler outras obras do Dickens. Como esse primeiro me colocou no clima dos fantasmas, escolhi para hoje HISTÓRIAS DE FANTASMAS, um modo de conhecer mais do autor, mas falando do mesmo assunto.
O livro é composto por treze contos. Treze contos de fantasmas. No entanto, Dickens não é um Poe ou um Lovecraft, seus contos de fantasmas não são assustadores ou causam medo, o que nos causam é uma tremenda tensão psicológica.
O que eu mais gosto em Dickens é que seus contos (quase sempre) costumam ser uma “embalagem” para mostrar uma moral (como nos contos de fadas) ou fazer uma crítica à época que o autor viveu, fazendo com que percebamos o quão genial ele é.
O SINALEIRO é o primeiro conto do livro, e creio que não haveria modo melhor de começá-lo. Um conto que desperta a curiosidade e que dá o perfeito impulso para continuarmos a ler os demais contos. Esse conto faz parte da seleção de MELHORES CONTOS DO SÉCULO XIX.
MANUSCRITO DE UM LOUCO conta sobre um casal unido em matrimônio pelo interesse na família da noiva no dinheiro do esposo. Percebendo que fora vítima de um golpe o noivo resolve vingar-se, mas a loucura bate à porta de sua casa. Foi o conto que mais gostei, e o que mais me deixou ansiosa para saber o final.
Comente com o Facebook: