Boa tarde galera!
Hoje vou apresentar a resenha de um livro que me deixou de pernas bambas de tão chocada. Falo do livro CRIMES da Ed. RECORD, que apesar de fininho, precisa-se de coragem para ler numa sentada só, isso por que não conseguimos ter certeza se os contos são ficcionais ou reais.
Pela simplicidade e modo convincente com que os casos foram contados, resolvi tomá-lo por um livro que conta casos reais.
Como dito acima, é o advogado Ferdinand quem narra os 11 contos do livro, com seu pensamento rápido, instinto aguçado e língua afiada, ele faz com que todos os casos nos perturbem e nos choquem, fazendo com que reflitamos acerca dos crimes, alguns, sem solução ou sem motivo. Os crimes giram em torno de ciúme, cansaço psicológico e físico, roubo, assassinato e até canibalismo.
Na leitura do primeiro conto, FÄHNER, confesso que até o achei engraçado, e por algum motivo pensei que o pobre homem teria boas razões para fazer o que fez (não vou contar o que ele fez). Mas quando cheguei ao segundo conto A TIGELA DOS TANATA, senti um pouco de angústia e perturbação, o conto é forte e o modo como um dos corpos é encontrado causou-me verdadeira aflição. Tive que parar de ler e continuar no dia seguinte. Fiquei com medo de não conseguir dormir.
No dia seguinte retomei a leitura, e o conto O VIOLONCELO, que fala sobre a história da família Tackler foi tão chocante quanto os lidos anteriormente. O patriarca da família é um homem frio e distante, não demonstra sentimento algum por seus filhos, que um dia resolvem sair de casa e abandonar o pai. Vivendo juntos e felizes acabam por sofrer um acidente de moto. O filho fica em coma e quando retorna algumas partes do corpo foram amputadas e ele está sem memória, a filha toma conta dele, mas sem saber que a jovem é sua irmã, ele começa a ter atitudes estranhas em relação a ela. A densidade desse conto me causou, além de desconforto, uma dor de estômago horrível, o que me fez agradecer por Ferdinand ter resolvido contar casos curtos, se tivesse prolongado as histórias, acho que não teria agüentado chegar até o fim.
Acredito, no entanto, que um bom livro é aquele que consegue despertar algum tipo de sentimento no leitor, e quando ele consegue despertar alguma reação física em nós, então ele deixa de ser bom e passa a ser excelente. É isso que CRIMES faz, é isso que CRIMES é. Um livro excelente, que nos transporta para um mundo jurídico e nos faz ter certeza de que todos os casos são reais, pois por mais chocantes que pareçam, sabemos que não são improváveis de acontecer. Soma-se a isso a incrível habilidade de contador de histórias de Ferdinand e temos a única coisa que CRIMES poderia ser: UM SUCESSO!
FICHA DO LIVRO
CRIMES
Editora: RECORD
Nº págs: 176
Gênero: Policial/Crimes/Jurídico
Cortesia da editora para resenha.
Comente com o Facebook: