11 de junho de 2015

RESENHA: QUE FALTA VOCÊ ME FAZ - Harlan Coben (Ed. Arqueiro)



Olá, pessoal!

Hoje vou falar sobre o novo livro que a ARQUEIRO lançou do divino diviníssimo, HARLAN COBEN: QUE FALTA VOCÊ ME FAZ.

Que Falta Você Me FazQUE FALTA VOCÊ ME FAZ
HARLAN COBEN
Editora: ARQUEIRO              
Ano: 2015
Nº págs: 368
Gênero: Policial, Suspense

SINOPSE: Dezoito anos se passaram desde que a detetive Kat Donovan sofreu as maiores perdas de sua vida: a morte do pai e o fim do relacionamento com o noivo. Foram dois acontecimentos muito bruscos que ela ainda não conseguiu superar totalmente, mas, no dia a dia, prefere não pensar muito nisso. Contudo, de uma só vez, essas duas feridas voltam a se abrir. Ao saber que o assassino de seu pai será executado, Kat resolve ter uma conversa com ele para esclarecer o caso. Mas o homem nega a autoria, dizendo que foi obrigado a confessar o crime, e ela acaba ficando com mais dúvidas. Ao mesmo tempo, a detetive é procurada por um garoto que acredita que a mãe está desaparecida. Sem entender por que o adolescente insiste que ela, e não um outro policial, investigue o caso, Kat descobre que o sumiço está relacionado a seu ex-noivo e a um site de relacionamentos. Lidando com dois casos simultâneos, ela decide seguir em frente com as investigações, mesmo que todos ao seu redor tentem dissuadi-la disso. Determinada, Kat trabalha segundo suas emoções, e a intuição lhe diz que ela não deve desistir.

Quem acompanha o blog sabe o quanto eu gosto desse homem. Já li todos os livros que a ARQUEIRO lançou dele e sempre estou querendo mais e mais. Em uma das últimas resenhas que postei do autor, passei por um momento de dúvida em relação a ele, pois um leitor deixou um comentário dizendo que o enredo do COBEN era sempre o mesmo, sempre tinha alguém desaparecido que devia ser encontrado. Com tristeza no coração encarei os fatos e percebi que o leitor estava completamente certo, COBEN quase nunca sai dessa fórmula. E digo quase porque dessa vez ele QUASE saiu, rs, uffa!

Sim, QUE FALTA VOCÊ ME FAZ tem alguém desaparecido e que tem que ser encontrado, mas, por incrível que pareça, essa não é a investigação principal da trama. Ok, a investigação principal também tem um desaparecimento, mas é diferente dos que estamos habituados com o COBEN, pois não se trata de alguém que sumiu para esquecer o passado ou para fugir ou para se esconder, nada do tipo. Os desaparecidos sumiram porque não tiveram escolha.

Além dessas duas investigações, Kat, a protagonista e policial, também está investigando o assassinato de seu pai e ela é incansável na busca por respostas. Gostei muito dessa premissa do livro, pois acredito ter sido essa a primeira vez que a investigadora do COBEN era uma mulher, e achei fascinante a vida dela, seu passado, seus tormentos, suas dores. HARLAN é sempre genial na hora de criar seus personagens e dar vida a eles, e aqui não foi diferente. Apesar de ter gostado muito, confesso que não achei o segredo que o pai dela escondia grande coisa. Talvez na época que tenha acontecido era, mas sei lá, não achei tão chocante assim e não entendi a reação da protagonista. Já o assassino do pai fica meio óbvio desde o começo, o que não é bem a característica do COBEN, que quase sempre consegue esconder as evidências muito bem, mas aqui faltou um pouco mais de malícia para conseguir enganar o leitor.

Mas o importante mesmo foi a trama principal, e essa foi ótima! Adorei como a história foi conduzida, os elementos cibernéticos envolvidos, o que se descobriu, e principalmente, como o autor conseguiu mostrar a solidão de algumas pessoas e a forma como elas se apóiam na internet para manter alguns tipos de relações. Achei essa parte bastante interessante porque ela soou como um alerta, um bom alerta, sobre o que pode acontecer com simples conversas na rede.

Além desses elementos, COBEN foi meio sanguinário em QUE FALTA VOCÊ ME FAZ, apresentando cenas de violência das mais intensas que já encontrei em seus livros. Uma das mortes me deixou CHO-CA-DA, tamanha brutalidade, mas claro que adorei.


Sei que muita gente acha que HARLAN só escreve mais do mesmo e que deveria mudar isso de só escrever livros sobre pessoas desaparecidas, não vou negar que também gostaria de vê-lo fugir um pouco disso, mas em QUE FALTA VOCÊ ME FAZ ele já se distanciou um pouco desse mote, quem sabe nos próximos livros não consiga se libertar de vez. Contudo, a verdade é uma só: se ele escrever mais 20 livros sobre pessoas desaparecidas vou ler todos, pois não me canso do COBEN nunca!


Comente com o Facebook:

2 comentários:

  1. Por enquanto li do autor somente Não conte a ninguém e gostei muito. Acho que irei gostar também deste, pois curto bastante livros violentos. Ah, e Que falta você me faz será minha próxima leitura.

    bomlivro1811.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oii, boa tarde acabei de ler o livro Realmente o livro é muito boom o final me surpreende, não sei foi impressão minha mas o final não ficou meio em aberto ? Gostaria da sua opinião, espero que responda:)

    ResponderExcluir

* Deixe seu comentário e me faça feliz :D
* Se você tem um blog, não esqueça de deixar o link.