24 de junho de 2015

RESENHA: CONTOS DE IMAGINAÇÃO E MISTÉRIO - Edgar Allan Poe (Ed. Tordesilhas)



Olá, pessoal!

Hoje trago para vocês a resenha de CONTOS DE IMAGINAÇÃO E MISTÉRIO do EDGAR ALLAN POE, lançado pela editora TORDESILHAS.

Contos de Imaginação e MistérioCONTOS DE IMAGINAÇÃO E MISTÉRIO
EDGAR ALLAN POE
Editora: TORDESILHAS              
Ano: 2012
Nº págs: 424
Gênero: Contos, Terror, Horror, Suspense

SINOPSE: 1917. O exímio artista irlandês Harry Clarke se encarrega de um dos trabalhos que determinariam sua fama: a ilustração do clássico de Edgar Allan Poe, "Contos de Imaginação e Mistério". Preparada pela editora Harrap e publicada em Londres em 1919, a edição foi reconhecida imediatamente como uma das joias bibliográficas da época. Desde Então, os desenhos de Clarke continuam exercendo um estranho magnetismo, fruto de uma bela e trabalhosa execução que honrou as histórias sublimes que a inspiraram. Essa edição lendária é retomada aqui com o prefácio de Charles Baudelaire sobre o autor.

Antes de qualquer coisa, preciso dizer que essa edição da TORDESILHAS está lindíssima e de encher os olhos. Poucas vezes vi uma edição tão caprichada. Do POE então... Não temos muita sorte por aqui, pois tudo que nos é oferecido do autor são edições de bolso ou edições com a obra completa em papel bíblia. A TORDESILHAS de fato caprichou, e para ficar melhor, só falta lançar mais volumes dessa coleção com o restante dos contos e com os poemas também. Portanto, vamos mandar MUITOS emails para a TORDESILHAS pedindo ;)

Dito isso, vou estruturar essa resenha da mesma forma que fiz com o livro TRIPULAÇÃO DE ESQUELETOS do KING, ou seja, vou falar sobre os contos em forma de diário, contanto como foi cada dia da leitura desse magnífico livro.

Então, vamos lá:

04/04/2015 – Leitura do Prefácio e dos contos WILLIAN WILSON e O POÇO E O PÊNDULO:
O prefácio do livro foi escrito por ninguém menos que CHARLES BAUDELAIRE, daí já podemos ter uma ideia que coisa boa e críticas ferrenhas vêm pela frente.
BAUDELAIRE abre o Prefácio fazendo uma crítica àqueles que velam como literatura apenas a Estética Clássica, e que o discurso acadêmico diz ser vergonhoso não obedecer tal “lei”. Esse início já chamou minha atenção logo de cara, pois na época em que cursei Letras, tinha professores que pensavam desse mesmo jeito, e adorei ver BAUDELAIRE dando essa “alfinetada”. Aliás, não faltaram “alfinetadas” por parte do autor, principalmente ao falar dos críticos americanos que não reconheciam POE como grande poeta e também não lhe davam o devido valor como crítico literário. Diante disso, explicou como POE aplicava a critica literária de acordo com suas três categorias. Depois de muitos elogios ao autor gótico, fez ainda muitos mais ao gênero CONTO e o consagrou como sendo muitas vezes superior até mesmo ao poema:
“[o conto possui] uma enorme gama de nuances de linguagem”
p.17

Mas é claro que ele não relega seus elogios a POE apenas como contista, mas lhe faz diversas observações sobre o grande poeta que foi. O que mais gostei nesse prefácio foi a sensação de voltar as aulas de literatura e de sentir que BAUDELAIRE deu um “cala boca” em muitos críticos <3.

Depois de ter me apaixonado por essa introdução, mergulhei na leitura dos dois primeiros contos:

WILLIAN WILSON
Apesar de já ler lido MUITOS dos contos do POE, não me lembrava de ter lido esse, e creio que se o tivesse feito iria me lembrar, pois o achei fantástico! Adoro a forma como POE explora a mente humana e suas mazelas, e esse conto fala exatamente disso. Quando Willian Wilson começa contando sobre seu xará, já sabemos as razões de ele existir ali, e confesso ter ficado com dó do personagem muitas vezes, principalmente pelo fato de POE explorar a loucura de forma tão magnânima. Mesmo sem trazer surpresa alguma durante todo o conto, ainda assim a finalização foi deveras impressionante. Esse vai para minha listinha de preferidos do POE, junto com O GATO PRETO e alguns outros.

O POÇO E O PÊNDULO
Esse é mais um conto magistral em que POE retrata o sofrimento humano, seja emocional ou físico, de forma estupenda! O narrador passa por terrores e temores tão profundos que o final é completamente surpreendente. Já li esse conto mais de uma vez, mas sempre me surpreendo com o final, pois o medo e a angústia que cercam o personagem são tão genuínos que saltam das páginas e nos atinge diretamente, fazendo com que seu pavor seja nosso pavor, e sua loucura seja nossa loucura. Por toda maldade existente na psique dos torturadores que se “agarram” ao narrador, considero esse um dos contos mais densos e fortes do autor.


12/04/2015 – Leitura de MANUSCRITO ENCONTRADO NUMA GARRAFA e O GATO PRETO
Depois de alguns dias sem ler nenhum dos contos, no domingo resolvi dar continuidade à leitura.
MANUSCRITO ENCONTRADO NUMA GARRAFA foi um conto soberbo, como me lembrava de ser. Adoro histórias com navios, tempestades e sobreviventes. Além de tudo isso, nesse conto POE também pende um pouco para a ficção científica ao falar de outra dimensão. Ainda estou no começo do livro, mas por já conhecer esse conto e muitos outros do POE, digo que é um dos melhores *_*.

O GATO PRETO é um conto que dispensa apresentações. Acredito que esse é um dos mais famosos contos do POE e por mais que eu mesma saiba que existem contos melhores que este, ainda é o meu preferido. Costumo ler esse conto umas 3 ou 4 vezes por ano e nunca me enjoo dele, assim como nunca deixo de me surpreender ou de achá-lo apavorante, rs. Tenho certeza de que até terminar esse livro voltarei a ele muitas e muitas vezes, pois não consigo pensar em POE sem imaginar imediatamente O GATO PRETO.

13/04/2015 – Leitura de OS FATOS DO CASO DO SR. VALDEMAR
Já conhecia esse conto, por isso, sabia como iria terminar, mas isso não influenciou nadinha meu desespero durante a leitura, que foi enorme e angustiante ao ver o que acontecia com o moribundo. Apesar de já conhecido, adoro esse conto e acho que é um dos melhores finais de POE *_*



12/05/2015 – Leitura de O CORAÇÃO DENUNCIADOR e UMA DESCIDA NO MAELSTROM

Fiquei um tempão sem ler os contos do POE, mas fiquei feliz por finalmente poder voltar a ficar na companhia desse magnífico autor.

O CORAÇÃO DENUNCIADOR é um conto bastante famoso do POE e já o li diversas vezes. Adoro a forma como a neurose, loucura e impaciência se instalam no narrador, fazendo com que ele seja brilhante para esconder seus atos, mas delatando a si mesmo quando a lucidez some de seu ser.

UMA DESCIDA NO MAELSTROM é um conto sobre morte. É fabulosa a forma como POE consegue transformar uma aventura em algo sombrio e decadente. É um bom conto, mas não figura entre meus preferidos ao autor.



02/06/2015 – Leitura de O BARRIL DE AMONTILLADO, A MÁSCARA DA MORTE VERMELHA, ENTERRO PREMATURO e O ENCONTRO MARCADO
Fiquei um tempão sem ler o livro e no dia 2 finalmente retomei a leitura. Não gosto de ler livros de contos de uma vez e sim 2 ou 3 por dia, mas demorei demais para terminar esse livro por conta dos muitos livros de parceria.

O BARRIL DE AMONTILLADO foi um dos contos que menos gostei. Ainda não conhecia ele e não achei grande coisa, tirando o final, que foi magistral, mas o começo e meio não foram tão envolventes quanto vários outros contos do POE

A MÁSCARA DA MORTE VERMELHA é bastante conhecido e impressionante. Simplesmente adoro esse conto, a tensão de suas páginas, a angústia que ele passa e a forma como termina. Adoro, adoro, adoro!

ENTERRO PREMATURO é um dos contos mais sinistros, angustiantes e perturbadores do POE. O próprio título já deixa explicito sobre o que vai falar. É medonho e delicioso <3 E percebemos que o autor tem um fraco por esse tipo de enterro :S



03/06/2015 – Leitura de MORELLA, BERENICE e LIGEIA
MORELLA é um conto sobre casamento, amor (ou falta dele) e morte. Acho que não preciso falar mais nada, rs.

BERENICE é mais um conto sobre amor e morte, mas a ele somam-se doenças e obsessão. DIVINO!

LIGEIA é o terceiro conto seguido que fala do amor e morte, mas considerei-o mais fraco que os outros dois... Não sei a razão, mas ele não me atraiu tanto quanto os outros.



04/06/2015 – Leitura de A QUEDA DA CASA DE USHER, O COLÓQUIO DE MONOS E UNA e SILÊNCIO – UMA FÁBULA
A QUEDA DA CASA DE USHER é um dos contos mais famosos do POE e também um dos mais assustadores, em minha opinião. O autor gosta muito do mote do enterrado vivo e aqui ele apresenta uma história magistral com o tema.

O COLÓQUIO DE MONOS E UNA é mais um conto sobre a morte. POE é mestre em retratar o tema, mas não coloco esse como um de meus preferidos.

SILÊNCIO – UMA FÁBULA nesse conto temos a presença especial do senhor das trevas. Acho que não preciso falar mais ^^



05/06/2015 – Leitura de O ESCARAVELHO DE OURO e OS ASSASSINATOS DA RUA MORGUE
O ESCARAVELHO DE OURO é um conto que mescla suspense com aventura. Considero-o diferente dos demais por causa disso e um exemplo belíssimo dos toques enigmáticos do autor. É bastante conhecido também.

OS ASSASSINATOS DA RUA MORGUE acreditem, eu NUNCA havia lido o mais famoso dos contos do POE, mas tenho um bom motivo: sempre que alguém falava do autor, eu lembrava desse conto e, infelizmente, foram várias as pessoas idiotas que passaram por minha vida e que deram um tremendo spoiler sobre o final desse mistério. Conclusão: esperei que anos e anos se passassem para ver se eu me desapegava e esquecia do final. Obviamente, por ser uma coisa tão diferente, nunca esqueci e aí tive que ler já sabendo o desfecho ¬¬ Claro que foi uma leitura divina e obtive prazer em cada palavra, mas não nego que teria ficado muito mais feliz e satisfeita se não soubesse diante mão o que iria acontecer. Foi fantástico, mas queria poder saborear o descobrimento final L



06/06/2015 – Leitura de O MISTÉRIO DE MARIE ROGET, O REI PESTE e LEONIZANDO.
O MISTÉRIO DE MARIA ROGET é também um dos contos mais famosos do POE, e assim como OS ASSASSINATOS DA RUA MORGUE traz o detetive Dupin como protagonista. Eu ainda não havia lido nenhuma das histórias com Dupin e achei essa brilhante. Fiquei ainda mais extasiada pelo conto quando busquei informações e descobri que POE se baseou em um caso real de assassinato pra escrevê-lo.

O REI PESTE. Morte, peste e maldição estão presentes nesse conto do POE, que me surpreendeu do começo ao fim. Apesar de já ter lido muitos dos contos do autor presentes no livro, eu jamais havia ouvido falar nesse, e foi uma das leituras mais gratas de CONTOS DE IMAGINAÇÃO E MISTÉRIO.

LEONIZANDO é o conto que fecha o livro e apesar de não perder o ar sombrio de POE é mais ameno e até mesmo cômico. Foi bel lega, mas prefiro os contos sinistros.


Depois de mais de dois meses em companhia desse livro de contos, por fim o terminei. O mais magnífico nessa leitura foi o fato de os contos serem narrados em primeira pessoa, muitas vezes por um narrador não identificado, e isso me fez imaginar que cada um desses narradores fosse a verdadeira personalidade do enigmático POE, um autor que sempre deixou lacunas sobre sua vida.


A edição da TORDESILHAS para CONTOS DE IMAGINAÇÃO E MISTÉRIO está soberba! Capa dura, prefácio feito pelo Baudelaire, folhas amarelas e tamanho de fonte excelente. É um livro magnífico! Leiam! <3 


Comente com o Facebook:

Um comentário:

  1. Li a maioria destes contos e quase todos achei muito bons. O meu preferido também é O gato preto, simplesmente genial.

    bomlivro1811.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

* Deixe seu comentário e me faça feliz :D
* Se você tem um blog, não esqueça de deixar o link.