4 de junho de 2015

RESENHA: SR. DANIELS - Brittainy C. Cherry (Ed. Record)



Boa tarde, pessoal!

Hoje teremos a resenha do belíssimo SR. DANIELS da BRITTAINY C. CHERRY, lançado pela editora RECORD.

Sr. DanielsSR. DANIELS
BRITTAINY C. CHERRY
Editora: RECORD              
Ano: 2015
Nº págs: 310
Gênero: Drama, Romance

SINOPSE: Depois de perder a irmã gêmea para a leucemia, Ashlyn Jennings vê sua vida mudar completamente. Além de ter de aprender a conviver sem parte de si mesma, ela precisa se adaptar a uma nova rotina. Enviada pela mãe para a casa do pai, com quem mal conviveu até então, ela viaja de trem para Edgewood, Wisconsin, carregando poucos pertences, muitas lembranças e uma caixa misteriosa deixada pela irmã. Na estação de trem Ashlyn conhece o músico Daniel, um rapaz lindo e gentil, e a atração é imediata. Os dois compartilham não só o amor pela música e por William Shakespeare mas também a dor provocada por perdas irreparáveis. Ao sentir-se esperançosa quanto a sua nova vida, Ashlyn começa o ano letivo na escola onde o pai é diretor. E não consegue acreditar quando descobre, no primeiro dia de aula, que Daniel, o belo músico de olhos azuis com quem já está completamente envolvida, é o Sr. Daniels, seu professor de inglês. Desorientados, eles precisam manter seu amor em segredo, e são forçados a se ver como dois desconhecidos na escola. E, como se isso já não fosse difícil o bastante, eles ainda precisam tentar de todas as formas superar os antigos problemas e sobreviver a novos e inesperados conflitos.

Assim que li a sinopse de SR. DANIELS fiquei interessada. Motivo: o tema seria o relacionamento de um professor com uma aluna. Quando vi que a RECORD estava mandando o livro para todos os parceiros, fiquei louca para que o meu chegasse logo, pois minha curiosidade estava gigante. Segunda essa belezura apareceu por aqui e na terça meu mundo parou quando iniciei a leitura.

Muitos de vocês vão dizer que eu vivo criticando os new adults e nem gosto desse gênero. Não gosto mesmo e continuarei criticando, pois a imensa maioria dos livros do gênero apresentam bad boys que tratam as mulheres como lixo, achando que o imenso amor que sentem por elas é suficiente para manter uma relação. Outra coisa que me aborrece nos new adults é o fato de as garotas sempre serem retratadas como descerebradas, pois elas acham que o amor que sentem pelos rapazes é o mais importante do mundo e que família e amigos deixam de existir nessa hora, simplesmente acho essa sublimação do amor ABSURDA! Além disso, geralmente, são garotas de 19, 20 anos com carga emocional de mulheres de 30, 40, o que, para mim, não cola. E por fim, odeio o gênero porque acho meio ridículo isso de os autores excluírem os pais desses jovens e mostrar que eles se viram sozinhos desde novos e não precisam de ninguém. Esse afastamento familiar só me dá uma impressão: que o autor tem preguiça CRÔNICA de desenvolver mais sua história e os personagens.

Mas todo gênero guarda uma grande surpresa. E SR. DANIELS foi uma das mais gratificantes, começando pela protagonista, que não é cheia de mimimi e não tenta fazer parecer que carrega uma carga emocional imensa. Ashlyn é a protagonista perfeita: inteligente, com respostas maduras, segura de si, com um sofrimento que, apesar de ter razão em existir, não fica se lamentando a todas as páginas nem o usa como desculpa para justificar seus erros e principalmente, é uma garota RACIONAL, que apesar da paixão, não fica cega para o mundo ao seu redor.

Sr. Daniels, por sua vez, se encaixa também na perfeição, pois é um homem maduro (apesar da pouca idade), doce, romântico, inteligente e encantador. Não tem nada desses caras boçais que esse gênero literário costuma apresentar. Diante de um personagem tão único, até mesmo eu tenho que me render e dizer que ele foi encantador, assim como foi encantador todo romance que envolveu a vida dos dois.

Um fato que me chamou muita atenção em SR. DANIELS foi o não afastamento da família. CHERRY não teve preguiça de desenvolver sua história e seus personagens, pelo contrário, não só apresentou papai e mamãe como também madrasta, padrasto, irmãos de sangue, irmãos postiços, etc. TODOS muito bem trabalhados, muito bem explorados e com histórias que fizeram com que lágrimas caíssem de meus olhos por várias vezes. Além disso, BRITTAINY aproveitou para explorar diversos assuntos, como bullying, homossexualismo, álcool, drogas, e principalmente a morte.

A morte é um dos pontos mais altos do livro. Quando cheguei a determinado momento pensei “mas puxa, isso é meio que cópia de PS EU TE AMO”, mas bastou ler só mais algumas páginas para que meu pensamento fosse “e daí! É perfeito do mesmo jeito!” A autora tratou do tema da morte com uma sensibilidade enorme, que me levou a diversas reações, desde algumas lágrimas de felicidade a um choro convulsivo de tristeza e dor.


Não gosto de new adult, mas reconheço quando tenho um livro comovente e brilhante em mãos, e esse é o caso aqui. Que vocês deixem a história de amor de SR. DANIELS conquistá-los e se debulhem em lágrimas, como eu. Favoritei, claro <3 


Comente com o Facebook:

Um comentário:

  1. Adoro romances racionais.
    Bom saber que um livro que tinha tudo para ser clichê, foi tão bom assim!
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir

* Deixe seu comentário e me faça feliz :D
* Se você tem um blog, não esqueça de deixar o link.