19 de junho de 2015

RESENHA: A LISTA - Cecelia Ahern (Ed. Novo Conceito)



Boa tarde, pessoal!

Hoje tem mais resenha da NOVO CONCEITO. Dessa vez de uma autora que amo de paixão: CECELIA AHERN e seu novo livro, A LISTA.

A ListaA LISTA
CECELIA AHERN
Editora: NOVO  CONCEITO              
Ano: 2014
Nº págs: 384
Gênero: Drama, Romance

SINOPSE: Kitty Logan tem 32 anos e aos poucos está perdendo tudo o que conquistou: sua carreira está arruinada; seu namorado a deixou sem um motivo aparente; seu melhor amigo está decepcionado com ela; e o principal: sua confidente e mentora está gravemente doente. Antes de morrer, Constance deixa um mistério nas mãos de Kitty que pode ser a chave para sua mudança de vida: uma relação de nomes de pessoas desconhecidas. É com base neles que Kitty deverá escrever a melhor matéria de sua carreira. Quando começa a ouvir o que aquelas pessoas têm a dizer, Kitty aos poucos descobre as conexões entre suas histórias de vida e compreende por que foi escolhida para dar voz a elas.

Até agora li todos os livros que a NOVO CONCEITO lançou da autora, e todos me emocionaram horrores. Com A LISTA não foi diferente. Com uma protagonista, Kitty, que é também jornalista, AHERN me conquistou logo de cara. Kitty é aquela personagem que nos conquista por sua falta de perfeição. Adorei a forma humana e cheia de falhas com que CECELIA a retratou. Ela deu uma bola fora bem feia em sua carreira e está prestes a conhecer a derrocada quando se depara com uma lista de cem nomes. Nomes de pessoas que ela nunca viu e que não sabe onde procurar.

Em meio a turbulência em que sua vida profissional se encontra, é que ela vai atrás dessas misteriosas pessoas para poder fazer uma matéria em homenagem a uma amiga muito querida. É ao seguir as pistas desses desconhecidos que ela descobre um novo "jornalismo" e um novo jeito de contar a história de vida de alguns desses nomes.

Achei interessante o fato de muitas vezes Kitty se posicionar de forma arrogante, mas não demorar para cair em si e ver que sua atitude deveria mudar e sua relação com as pessoas se tornar outra. Gosto muito quando os autores fazem seus personagens amadurecer e enxergar seus erros, e é exatamente isso que AHERN faz com Kitty, transforma a lagarta em borboleta.

Já vi muita gente dizendo que AHERN escreve auto-ajuda disfarçado, mas não me importo se for isso, pois a autora tem uma sensibilidade imensa ao expor a vida dos personagens que escolhe para sua trama, tornando-os tão reais e memoráveis que realmente os vejo como uma forma de ajuda ao leitor. Na verdade, são lições de vida de como podemos sempre ver as situações por um novo prisma e buscar sempre uma saída, mesmo quando tudo parece perdido e fora de rumo.

A LISTA é uma história sobre superação e transformação, seja de identidade ou de personalidade, mas acima de tudo é um livro que fala sobre perdão. Perdoar a si mesmo e ao próximo.


Livro lindo e magnífico! É impressionante a forma como AHERN consegue levar o leitor do mais singelo sorriso as mais profundas lágrimas em poucas páginas de diferença entre as reações. Perfeito, perfeito, perfeito! Leiam ;)


Comente com o Facebook:

2 comentários:

  1. Aiii eu tenho todos os livros da Cecelia!! Só falta ler esse e o Presente! Ammo amo a escrita dela², amei a resenha acho que vai ser minha próxima leitura!!!
    Beijokas
    Jeh
    www.jeitodler.com

    ResponderExcluir
  2. eu ja li, mas sabe aquela história que te marca que você não consegue expressar bem em palavras?
    se pararmos pra analisar é um enredo mais simples, mas talvez o mais significativo da autora, ao trabalhar essa lista interminável de histórias ela nos mostra como cada um é especial! me peguei chorando em alguns momentos, rindo em outros, mas com certeza é um livro que recomendo!
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

* Deixe seu comentário e me faça feliz :D
* Se você tem um blog, não esqueça de deixar o link.