19 de junho de 2015

RESENHA: A LISTA - Cecelia Ahern (Ed. Novo Conceito)



Boa tarde, pessoal!

Hoje tem mais resenha da NOVO CONCEITO. Dessa vez de uma autora que amo de paixão: CECELIA AHERN e seu novo livro, A LISTA.

A ListaA LISTA
CECELIA AHERN
Editora: NOVO  CONCEITO              
Ano: 2014
Nº págs: 384
Gênero: Drama, Romance

SINOPSE: Kitty Logan tem 32 anos e aos poucos está perdendo tudo o que conquistou: sua carreira está arruinada; seu namorado a deixou sem um motivo aparente; seu melhor amigo está decepcionado com ela; e o principal: sua confidente e mentora está gravemente doente. Antes de morrer, Constance deixa um mistério nas mãos de Kitty que pode ser a chave para sua mudança de vida: uma relação de nomes de pessoas desconhecidas. É com base neles que Kitty deverá escrever a melhor matéria de sua carreira. Quando começa a ouvir o que aquelas pessoas têm a dizer, Kitty aos poucos descobre as conexões entre suas histórias de vida e compreende por que foi escolhida para dar voz a elas.

Até agora li todos os livros que a NOVO CONCEITO lançou da autora, e todos me emocionaram horrores. Com A LISTA não foi diferente. Com uma protagonista, Kitty, que é também jornalista, AHERN me conquistou logo de cara. Kitty é aquela personagem que nos conquista por sua falta de perfeição. Adorei a forma humana e cheia de falhas com que CECELIA a retratou. Ela deu uma bola fora bem feia em sua carreira e está prestes a conhecer a derrocada quando se depara com uma lista de cem nomes. Nomes de pessoas que ela nunca viu e que não sabe onde procurar.

Em meio a turbulência em que sua vida profissional se encontra, é que ela vai atrás dessas misteriosas pessoas para poder fazer uma matéria em homenagem a uma amiga muito querida. É ao seguir as pistas desses desconhecidos que ela descobre um novo "jornalismo" e um novo jeito de contar a história de vida de alguns desses nomes.

Achei interessante o fato de muitas vezes Kitty se posicionar de forma arrogante, mas não demorar para cair em si e ver que sua atitude deveria mudar e sua relação com as pessoas se tornar outra. Gosto muito quando os autores fazem seus personagens amadurecer e enxergar seus erros, e é exatamente isso que AHERN faz com Kitty, transforma a lagarta em borboleta.

Já vi muita gente dizendo que AHERN escreve auto-ajuda disfarçado, mas não me importo se for isso, pois a autora tem uma sensibilidade imensa ao expor a vida dos personagens que escolhe para sua trama, tornando-os tão reais e memoráveis que realmente os vejo como uma forma de ajuda ao leitor. Na verdade, são lições de vida de como podemos sempre ver as situações por um novo prisma e buscar sempre uma saída, mesmo quando tudo parece perdido e fora de rumo.

A LISTA é uma história sobre superação e transformação, seja de identidade ou de personalidade, mas acima de tudo é um livro que fala sobre perdão. Perdoar a si mesmo e ao próximo.


Livro lindo e magnífico! É impressionante a forma como AHERN consegue levar o leitor do mais singelo sorriso as mais profundas lágrimas em poucas páginas de diferença entre as reações. Perfeito, perfeito, perfeito! Leiam ;)


Comente com o Facebook:

Um comentário:

  1. Aiii eu tenho todos os livros da Cecelia!! Só falta ler esse e o Presente! Ammo amo a escrita dela², amei a resenha acho que vai ser minha próxima leitura!!!
    Beijokas
    Jeh
    www.jeitodler.com

    ResponderExcluir

* Deixe seu comentário e me faça feliz :D
* Se você tem um blog, não esqueça de deixar o link.