28 de outubro de 2014

RESENHA: SE EU FICAR - Gayle Forman (Ed. Novo Conceito)



Bom dia pessoal!

Nesse segundo dia da semana especial da NOVO CONCEITO vou falar sobre um livro que emocionou muita gente, mas que, infelizmente, em mim, não surtiu tal efeito. Estou falando de SE EU FICAR da GAYLE FORMAN.

Se Eu FicarSE EU FICAR (vol. 1)
GAYLE FORMAN
Editora: NOVO CONCEITO              
Ano: 2014                  
Nº págs: 224
Gênero: Romance, Drama


SINOPSE: Depois do acidente, ela ainda consegue ouvir a música. Ela vê o seu corpo sendo tirado dos destroços do carro de seus pais – mas não sente nada. Tudo o que ela pode fazer é assistir ao esforço dos médicos para salvar sua vida, enquanto seus amigos e parentes aguardam na sala de espera... e o seu amor luta para ficar perto dela. Pelas próximas 24 horas, Mia precisa compreender o que aconteceu antes do acidente – e também o que aconteceu depois. Ela sabe que precisa fazer a escolha mais difícil de todas. 


SE EU FICAR esteve desde sempre na minha lista de desejados, mas nunca foi uma prioridade. Quando a NOVO CONCEITO anunciou que iria relançar o livro, vi que finalmente seria a oportunidade de lê-lo. Fiquei ainda mais empolgada quando disseram que a continuação não demoraria a sair. Como tinha certeza de que iria gostar e me emocionar muito, optei por esperar PARA ONDE ELA FOI ser lançado para poder ler os dois de uma vez e chorar mil rios. Acontece que o livro passou longe, bem longe, de provocar tal reação em mim.

Achei Mia completamente sem sal e nada do que ela contou conseguiu provocar algum tipo de reação em mim. Nem sensibilizada com o acidente da família consegui ficar. Na verdade, achei que a forma de narrar é que me impediu de sentir a emoção que muitos sentiram. Quando a garota estava narrando algo sobre o momento atual de sua vida, sobre seu acidente, e parecia que iria conseguir me comover, ela parava de forma abrupta para narrar um fato do passado, antes da tragédia. Isso me irritou bastante, pois a “contação” do passado não parecia algo natural. Para mim, parecia sempre ser interrompido de forma brusca, assim como o era quando ela narrava sobre o passado e voltava para o acidente.

Um ponto que me cansou MUITO durante a leitura foi toda a musicalidade pertencente ao livro. Achei extremamente exagerado e repetitivo, só se falava em música, música, música. Sei que era uma paixão da garota e que fazia parte do enredo, mas acho que tudo tem um limite do quanto pode ser citado, e como já disse, achei que a autora pesou a mão ao repetir TANTO sobre essa parte.

Outra coisa que não gostei foi o romance entre Mia e Adam. Simplesmente não me convenceu. Achei o casal insosso e sem graça. Não torci por eles. Não torci pela recuperação de Mia, não torci por nada, foi uma história que simplesmente não me comoveu em absolutamente nada! 

A única coisa que salvou foi a diagramação da NOVO CONCEITO, que ficou linda! De resto, nada teve que consegui considerar interessante. Portanto, vai para a listinha de NÃO RECOMENDO :S


Comente com o Facebook:

4 comentários:

  1. Fiquei bem surpresa com a sua resenha, Mari. Tenho visto tanta gente postando foto deste livro que esperava comentários super positivos da sua parte. Já não tinha me interessado pelo história, agora então, dúvida que eu pegue pra ler.

    Como sempre, ótima resenha!

    http://contradicoesliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Li esse livro em um dia e adorei.
    O filme também ficou fantástico!
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  3. Vejo opiniões de todo o tipo sobre o livro, Mari, o que me deixou dividida. Mas agora definitivamente não vou ler. Suas palavras me mostraram que não vou gostar. Ótima resenha.

    Abraço!
    http://constantesevariaveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Chato quando a gente se decepciona com um livro, né?!

    Se eu ficar tá na minha lista de livros para ler. Espero que eu goste.

    Bjos!!

    ResponderExcluir

* Deixe seu comentário e me faça feliz :D
* Se você tem um blog, não esqueça de deixar o link.