24 de outubro de 2014

RESENHA: PROIBIDO - Tabitha Suzuma (Ed. Valentina)



Bom dia, pessoal.

Hoje vou falar de um livro que já li há mais de um mês, mas que simplesmente não conseguia sentar para escrever a resenha. Estou falando de um dos últimos lançamentos da editora VALENTINA, o famoso, polêmico e tão aguardado PROIBIDO, da TABITHA SUZUMA.

ProibidoPROIBIDO
TABITHA SUZUMA
Editora: VALENTINA              
Ano: 2014                  
Nº págs: 304
Gênero: Drama

SINOPSE: Ela é doce, sensível e extremamente sofrida: tem dezesseis anos, mas a maturidade de uma mulher marcada pelas provações e privações da pobreza, o pulso forte e a têmpera de quem cria os irmãos menores como filhos há anos, e só uma pessoa conhece a mágoa e a abnegação que se escondem por trás de seus tristes olhos azuis. Ele é brilhante, generoso e altamente responsável: tem dezessete anos, mas a fibra e o senso de dever de um pai de família, lutando contra tudo e contra todos para mantê-la unida, e só uma pessoa conhece a grandeza e a força de caráter que se escondem por trás daqueles intensos olhos verdes. Eles são irmão e irmã. Mas será que o mundo receberá de braços abertos aqueles que ousaram violar um de seus mais arraigados tabus? E você, receberia? Com extrema sutileza psicológica e sensibilidade poética, cenas de inesquecível beleza visual e diálogos de porte dramatúrgico, Suzuma tece uma tapeçaria visceralmente humana, fazendo pouco a pouco aflorar dos fios simples do quotidiano um assombroso mito eterno em toda a sua riqueza, mistério e profundidade.

Acredito que tenha sido uma das poucas pessoas que solicitou o livro sem saber do que se tratava, justamente por isso é que foi tão difícil escrever essa resenha, pois todas as vezes em que eu pensava em escrevê-la, acabava soltando alguma coisa que não queria. Como tive a incrível sorte de me surpreender com essa narrativa maravilhosa, queria poder proporcionar o mesmo para quem lesse a resenha, ou seja, queria conseguir escrever de forma a não revelar o principal sobre o livro, mesmo sabendo que a grande maioria já sabe do que se trata. A forma que encontrei para fazer isso foi deixar o tempo passar, assim, os detalhes me fugiriam da mente e não correria o risco de entregar nada para vocês. Mas me enganei, porque foi só sentar aqui para escrever que todas as emoções que senti com a leitura voltaram a jorrar, o que me fez ter uma certeza: PROIBIDO é o tipo de livro inesquecível, aquele que pode-se passar anos e ainda assim vai conseguir trazer algum tipo de reação a qualquer um que o ler. Contudo, ainda assim, vou me esforçar para não entregar nada.

A primeira coisa que quero falar é sobre o talento de SUZUMA na hora de narrar. Fiquei absolutamente absorta com as palavras dessa mulher e incrivelmente tocada com o que ela apresentou. PROIBIDO é um livro bastante polêmico e trata de um assunto bem pesado, mas a forma como a autora conduziu a história foi capaz de colocar minhas próprias crenças em jogo. A frase na capa do livro: “como uma coisa tão errada pode parecer tão certa” é a exata expressão do que essa leitura me fez sentir. Por alguma razão, o que aconteceu nas páginas do livro, a forma como aconteceu, e o caminho percorrido pelos personagens para colidirem no ponto X da questão, pareceu-me certo. Nesse momento, gostaria muito de expressar minha opinião e falar sobre quem é que julga o que é certo e o que é errado, mas, para isso, teria que revelar o tema que o livro aborda, e prometi que não vou fazer isso, não quero estragar a surpresa dos que, assim como eu, vão ter o prazer de pegar o livro para ler às cegas. Para mim, foi excelente poder ler PROIBIDO sem saber do que se tratava, pois pude me deixar levar pela narrativa de SUZUMA e ser conduzida para dentro da cabeça e coração dos personagens, exatamente por isso li PROIBIDO despida de qualquer (pré) conceito (pré) formulado.

Em relação aos personagens, mais uma vez é difícil falar, pois poderia entregar algo indevido. Só digo que a relação entre os cinco irmãos é, ao mesmo tempo, bela e trágica, e que dá um aperto imenso no coração acompanhar a história de vida de cada um deles.

Claro que todo bom livro tem que ter um personagem detestável, e SUZUMA não economizou nesse quesito, colocou logo dois odiosos em seu enredo. Um, um dos irmãos, um adolescente rebelde, arredio e que me fez ter vontade de estapeá-lo; outro, e mais importante, a destrambelhada mãe dessas crianças. Desde o início é possível perceber o quão desequilibrada e sacana essa mulher é, mas confesso que por não acreditar que uma mãe se portaria da forma como ela se portou. Li PROIBIDO com uma esperança tremenda de ver a rendição dessa mulher, de vê-la se tornando mais mãe, mais humana. A cada aparição dela, pensava que as coisas mudariam e que ela passaria a se dedicar aos filhos e que surpreenderia por sua mudança de atitude. Tive tal esperança até perto do fim do livro, quando me dei conta de que a personagem já estava inteiramente moldada e que nada mais a faria mudar. Se senti vontade de estapiar um dos irmãos, em relação a essa mãe, tive mesmo é vontade de matá-la! Fiquei tão envolvida com a leitura que em determinado momento só lia para ver essa mulher se dar mal, ver algo de ruim acontecer com ela, pois com suas crianças tudo de pior já havia acontecido.

Chorei mil rios lendo PROIBIDO. Favoritei-o, mas não dei 5 estrelas. Apesar de ter idolatrado o livro e de achar que ele será um desses que vai me marcar por toda a vida, não consegui aceitar o final que SUZUMA deu para essa mãe que deixou meus nervos em frangalhos. Por tudo que ela não fez para os filhos, por todo o mal que causou a eles, esperei um final bastante digno para essa desprezível mulher, contudo, isso não aconteceu, o que me causou revolta e desgosto, fazendo com que, por não aceitar esse final, acabasse por dar 4 estrelas para o livro.

Acredito que é impossível não se comover em algum momento dessa leitura, assim como é impossível não se revoltar também. Espero que como eu, muitos tenham a sorte de poder ler sem saber qual é o tema abordado, acredito que sem saber do que se trata, é muito mais fácil de se deixar emocionar pelo que acontece nas páginas de PROIBIDO. Livro lindo, intenso, marcante e perfeito. Leiam!




Comente com o Facebook:

3 comentários:

  1. Como faço parte dos que já sabiam do tema do livro acabei não tendo tanto interesse em lê-lo, Mari. Não por julgamento, mas porque realmente não me atraiu. Mas, quem sabe um dia? Ótima resenha.

    Abraço!
    http://constantesevariaveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Fiquei bastante interessada, porém eu não me controlo, estou sempre lendo resenhas e as vezes confesso que isso prejudica a leitura, porque talvez se eu tivesse lido sem saber sobre o livro, teria sido mais surpreendente!!
    Abraços
    www.estantedepapel.com

    ResponderExcluir
  3. Essa foi a unica resenha que li que se preocupou em não relevar o assunto polemico do livro, e você tem razão ler o livro as cegas pode ser uma experiencia muito melhor. Tinha colocado Proibido na minha lista de desejados pela capa e quando resolvi ler uma resenha fiquei doida querendo o livro mas fico imaginando como a leitura seria mais surpreendente se eu já não soubesse sobre o tabu do livro.

    ResponderExcluir

* Deixe seu comentário e me faça feliz :D
* Se você tem um blog, não esqueça de deixar o link.