23 de outubro de 2014

RESENHA: CORAÇÃO DE PEDRA + MÃO DE FERRO - Charlie Fletcher (Ed. Geração)



Oi, gente!

Hoje vou postar duas resenhas em uma. Vou falar sobre os dois primeiros volumes da série CORAÇÃO DE PEDRA, escrita pelo CHARLIE FLETCHER e lançada pela GERAÇÃO.

Coração de PedraCORAÇÃO DE PEDRA (vol. 1)
CHARLIE FLETCHER
Série: Coração de Pedra
Editora: GERAÇÃO              
Ano: 2007                 
Nº págs: 464
Gênero: Juvenil, Aventura

SINOPSE: O romance ''Coração de Pedra'', do inglês Charlie Fletcher, publicado pela Geração-Ediouro, conta a fascinante história de uma guerra entre estátuas mitológicas e estátuas de seres humanos em Londres. O início de tudo foi um soco de um adolescente, George Chapman, decepando a cabeça de um dragão de pedra do pórtico do Museu de História Natural. Ele é perseguido por um Pterodáctilo, réptil de dentes afiados e pontudos, que se soltou da fachada do museu e o olhava fixamente com ódio e fome. George é salvo pela estátua do Artilheiro do Memorial de Guerra. Somente o jovem enxerga as estátuas em movimento. Para reparar o estrago que aprontou, ele tem de colocar a cabeça do dragão no Coração de Pedra, mas George não sabe onde encontrá-la. Na busca, conta com a ajuda de Edie, uma menina bem decidida. Com linguagem ágil e fácil, a história tem ritmo eletrizante, mas ao mesmo tempo diverte.

Sempre havia visto a capa de CORAÇÃO DE PEDRA nos sites de vendas, mas, apesar de ela sempre ter me deixado curiosa, nunca li a sinopse nem fui atrás para ler o livro. Isso mudou quando a GERAÇÃO lançou o segundo volume e me deixou bastante curiosa com a propaganda dele. Como adoro juvenis, solicitei ambos e mergulhei nessa aventura que foi bastante instigante.

Uma coisa que me chamou bastante atenção no primeiro volume foi a falta de respostas, por isso o classifico como o ideal de um primeiro volume, o tipo de livro que serve mais como uma introdução. FLETCHER criou um mundo cheio de mistérios e figuras extravagantes, e a cada página conseguiu me deixar mais curiosa por informações; informações essas que não vinham de graça e muitas que ficaram em aberto para o segundo livro. Muita gente odeia quando isso acontece, pois acha que um exagero de questões ficam em aberto, eu já sinto diferente, penso que quando isso acontece é porque o autor planejou previamente que seu livro seria uma trilogia ou série, não que o primeiro volume fez sucesso e ele resolveu se prolongar. Gosto da sensação de saber que tudo foi pensado antes.

George e Eddie, os protagonistas, me conquistaram, principalmente Eddie, que é uma garota incomum. Forte e nada tola, ela tem sempre o pensamento rápido e a língua mais rápida ainda. Gostei bastante do mistério que se fez em relação à vida dela e fiquei surpresa com alguns aspectos que foram revelados no segundo livro, que conto mais para frente.

Gostei bastante de CORAÇÃO DE PREDRA. Achei uma aventura juvenil fantástica, escrita do modo certo para o público a que se destina. Minha nota só não foi maior por causa dos enigmas constantes durante a aventura, enigmas esses que acabaram por me irritar. As crianças estavam doidas atrás de informações para descobrirem o que estava acontecendo, mas todos os personagens que elas encontravam e que poderiam ajudá-las com respostas, fantasiavam a coisa e cercavam-os de enigmas. No começo foi gostoso e interessante, mas a repetição acabou por me irritar.

O livro terminou de forma que me deixou bastante curiosa e fiquei feliz por ter deixado para ler quando já tinha a sequência.


Mão de FerroMÃO DE FERRO (vol. 2)
CHARLIE FLETCHER
Série: Coração de Pedra
Editora: GERAÇÃO              
Ano: 2014                 
Nº págs: 384
Gênero: Juvenil, Aventura


SINOPSE: Numa londres de pesadelo, estátuas de gárgulas e outros monstros ganham vida e perseguem um casal de crianças em ações frenéticas sucessivas Edie e George, tendo como companheiro o Artilheiro, deparam-se com novas ameaças, como o Touro Matador e as armadilhas perversas do Caminhante. Seus poderes terão que ser usados de modo mais consciente e suas personalidades terão que amadurecer. Conseguirão os dois sobreviver a tantos desafios e provas?


MÃO DE FERRO começou de um jeito excelente, até que me deixou embasbacada com uma revelação sobre o pai de Eddie. Sério, parei a leitura, voltei e reli para ver se era aquilo mesmo, e UAU!, era! \o/ Imaginei centenas de situações que envolviam a protagonista, mas jamais o que foi revelado. Depois disso, passei a ler esse segundo volume com bem mais afinco, pois o início foi realmente surpreendente!

Empolgada com esse começo, pensei que teria um livro excelente em mãos, mas, infelizmente, no meio da leitura, ele caiu na mesmice e no marasmo. Queria algo diferente da busca frenética do primeiro livro, mas, mais uma vez, foi o que foi apresentado. A premissa da trilogia é tão interessante e os personagens são tão cativantes, que não entendo a opção do autor por ficar perpassando sempre pelos mesmos aspectos, daí o motivo desse segundo volume também ter recebido apenas 3 estrelas.

Sobre a ambientação é preciso dizer que é um arraso! Em ambos os livros me senti em Londres. O autor disseca a cidade de forma magnífica, seja pela visão dos humanos comuns, seja pela visão dos protagonistas, que têm seus dons revelados. Esse é um aspecto que faria os dois livros receberem nota 10!

O final, mais uma vez, foi caprichado e instigante, o que me fez ficar curiosa para ver como o autor vai fechar a trilogia, contudo, tenho medo do que ele vai apresentar durante o meio da narrativa, pois vou ficar bem chateada se mais uma vez ficar na mesmice. Apesar disso, tenho altas expectativas com o último livro e o destino de Eddie. É uma série que vale a leitura. Confiram!



Comente com o Facebook:

2 comentários:

  1. Essa é definitivamente uma série que eu leria, Mari. Pois me parece que mesmo caindo na mesmice os pontos positivos compensam muito bem. Espero poder ler. Ótima resenha.

    Abraço!
    http://constantesevariaveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Também acho essencial que o primeiro livro não dê todas as respostas e deixe para o segundo, porque assim dá para ver uma clara ligação entre eles. Quando temos todas as respostas logo no primeiro, dá a impressão de que o segundo será um livro à parte. Essa com certeza é uma série que eu lerei. Beijos!

    ResponderExcluir

* Deixe seu comentário e me faça feliz :D
* Se você tem um blog, não esqueça de deixar o link.