7 de outubro de 2014

RESENHA: GAROTO ENCONTRA GAROTO - David Levithan (Ed. Galera Record)



Ei, gentes!

A resenha de hoje é de um livro que me deixou sem palavras: GAROTO ENCONTRA GAROTO do DAVID LEVITHAN, lançado pela GALERA RECORD.

Garoto Encontra GarotoGAROTO ENCONTRA GAROTO
DAVID LEVITHAN
Editora: GALERA RECORD
Ano: 2014                  
Nº págs: 240
Gênero: Romance

SINOPSE: Nesta mais que uma comédia romântica, Paul estuda em uma escola nada convencional. Líderes de torcida andam de moto, a rainha do baile é uma quarterback drag-queen, e a aliança entre gays e héteros ajudou os garotos héteros a aprenderem a dançar. Paul conhece Noah, o cara dos seus sonhos, mas estraga tudo de forma espetacular. E agora precisa vencer alguns desafios antes de reconquistá-lo: ajudar seu melhor amigo a lidar com os pais ultrarreligiosos que desaprovam sua orientação sexual, lidar com o fato de a sua melhor amiga estar namorando o maior babaca da escola... E, enfim, acreditar no amor o bastante para recuperar Noah!

Não consigo escrever uma resenha sobre algum livro do LEVITHAN sem chover no molhado. Preciso sempre dizer que o autor possui uma sensibilidade ímpar na hora de desenvolver seus romances, o que faz com que eu fique com os olhos marejados em muitas situações. GAROTO ENCONTRA GAROTO é um romance gay divino que fez com que cada personagem ganhasse um pedacinho do meu coração.

LEVITHAN aproveitou seu livro não apenas para falar sobre homossexualismo, mas também sobre bissexuais, transexuais, heteros, amor, amizade, confiança e claro, o pior dos preconceitos, o que vem por parte da família. Achei maravilhosa a forma como a cada virar de página o autor conseguia me surpreender ao mostrar os caminhos tomados por cada um dos personagens e cada momento intenso que eles viviam. Foi delicioso acompanhar as descobertas desses jovens, tanto em seus aspectos físicos como emocionais.

Paul, o protagonista, é aquele tipo de personagem que mal aparece e a gente já sabe que vai amar e torcer loucamente por ele. Aliás, foi assim com a maioria dos personagens, mesmo aqueles mais chatinhos me conquistaram e senti um vazio enorme quando o livro acabou, pois queria a companhia deles por muito mais tempo, pois à sua maneira, cada um foi impressionantemente incrível e me cativou de forma única.

Mas, apesar de GAROTO ENCONTRA GAROTO ser um romance gay e o foco do enredo ser a história de amor entre Paul e Noah, confesso que a transexual Infinite Darlene foi quem roubou todas as cenas. A personagem é divertidíssima e teve atitudes que me levaram a loucura. Ao mesmo tempo em que é rainha do baile, é quarterbeck do time da escola, o que a deixa sendo uma personagem ainda mais espetacular, pois ela se vira nos 30 para dar conta de todas as responsabilidades que suas “duas” Darlenes possuem. Para mim, foi a melhor personagem, a mais engraçada, a mais divertida e a mais cabeça, pois ela tem uma maturidade diferente dos demais.

Um fator que adorei em GAROTO ENCONTRA GAROTO foi a forma como LEVITHAN abordou o preconceito. Gostei bastante de ver que a escola que os jovens frequentavam era bastante aberta, assim como a mente dos seus alunos. Achei bastante interessante a forma como o autor retratou esse ambiente sendo tão permissivo e compreensivo com as diferenças. Foi o máximo ter a sensação de estar em um lugar de pessoas evoluídas e livres de preconceitos. Mas claro que DAVID não ia deixar de abordar o preconceito no meio desse enredo, e apesar de ele não vir por parte do ambiente escolar, veio por parte dos pais de um dos personagens, porém, até mesmo isso LEVITHAN abordou de forma linda e impecável.

Sou suspeita para falar do autor, pois desde que li TODO DIA, ele se tornou um de meus preferidos, mas garanto que é impossível ler GAROTO ENCONTRA GAROTO sem um sorriso delicioso nos lábios e uma imensa sensação de prazer. Foi uma leitura maravilhosa e quando acabei só queria abrir o livro e começar de novo, tão gostosa estava a companhia dos diversos tipos de personagens que o enredo abordou. Magnífico e esplêndido. Mais um livro do LEVITHAN que recomendo de olhos fechados! Excelente!


Comente com o Facebook:

3 comentários:

  1. Só vejo elogios a esse livro. Minha vontade de ler algo do Levithan aumenta cada vez mais, e você contribui muito com isso, Mari. [rs] Ótima resenha.

    Abraço!
    http://constantesevariaveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Ainda não consegui ler nenhum livro do Levithan, apesar de ter Todo Dia em casa.
    Acho o tema super interessante, abordar o preconceito que é uma coisa tão latente mas mascarada hoje em dia. É bom abordar sobre temas tão atuais e acho que é exatamente isso que o autor sempre faz nos seus livros, né?
    Adorei!

    bjs.

    ResponderExcluir
  3. Olá Mari!

    Eu li Todo Dia e gostei bastante, gostaria de ler outro livro do Levithan, mas ainda não tive oportunidade.
    Sabe o que mais me tocou na sua resenha, o fato de ter esse ambiente escolar aberto as diferenças... puxa é tão lindo isso. Eu tenho minhas ideologias, minhas crenças e um monte de coisas que formam o que EU SOU, uma delas é respeitar as diferenças e opções sexuais das pessoas, então admiro quando surgem pessoas que aceitam isso. Aceitar e respeitar não quer dizer nada mais do que provar que somos iguais, ficar exaltando um homo ou hétero saindo em defesa de um ou de outro é uma forma de preconceito contra ambos... seria mais lindo cada um viver sua vida.
    Uma coisa que gosto nesses romances gays é que eles podem conscientizar as pessoas do diferente e não terem atitudes homofóbicas ou hererofóbicas, se são relações que as pessoas julgam 'normais' para quê ficar polemizando? O respeito precisa deixar de ser uma palavra ou argumento e se tornar efetivamente uma prática.

    xoxo
    Mila F.
    @camila_marcia
    http://www.delivroemlivro.com.br/

    ResponderExcluir

* Deixe seu comentário e me faça feliz :D
* Se você tem um blog, não esqueça de deixar o link.