14 de junho de 2011

SEGUNDAS L&PM: DEPOIS DO FUNERAL - A. Christie

Bom dia queridos!

Prontos para mais uma segunda L&PM?

É eu sei, hoje é terça, mas explico o atraso: estou montando uma biblioteca aqui em casa! Sim, e está ficando linda J, e por conta disso algumas postagens vão atrasar essa semana.

Mas é claro que eu não ia deixar vocês sem a resenha da L&PM, e para hoje escolhi um livro da diva Agatha Christie que foi reeditado pela L&PM: DEPOIS DO FUNERAL.


Richard Abernethie é um homem muito rico. Na verdade ele ERA muito rico, pois agora está morto e sua fortuna será dividida entre seus familiares. Após o funeral, a família se reúne com o advogado para saber sobre a partilha, eis que Cora, a irmã impertinente de Richard, conhecida por ser uma mulher tola, mas que tem arroubos de falar a verdade, explode com uma frase que deixa todos em choque: "Mas ele foi assassinado, não foi?"

No dia seguinte Cora é encontrada brutalmente assassinada em sua casa. Isso levanta algumas hipóteses, teria ela morrido por saber algo a respeito da morte do irmão? Intrigado com os crimes, o advogado da família chama Poirot para resolver o mistério.

DEPOIS DO FUNERAL é mais um daqueles livros da Agatha que eu ADORO, pois o assassino se encontra no centro familiar. Acho incrível a tensão que ela cria no leitor, em que um daqueles personagens, um daqueles familiares será o assassino. Ela escreve de uma forma que faz com que simpatizemos com os personagens, ao mesmo tempo em que ficamos com dúvidas em relação a eles e acabamos por criar verdadeiros laços de afeto apenas com os mortos e com Poirot, pois sabemos que eles não poderão ser os culpados.

Ainda não li todos os livros da autora, mas acredito que DEPOIS DO FUNERAL tem a forma mais interessante para o descobrimento dos crimes. É um pequeno fato que faz com que a história toda se ligue, situando tempo, espaço, personagens, ações, mentiras e mistérios. Como Agatha conseguiu isso? Fácil gente: A MULHER É UM GÊNIO!

Às vezes me pergunto que espécie de criminosa teria sido Agatha Christie caso não tivesse sido escritora, e chego à conclusão de que teria sido a maior e melhor, e mesmo que Poirot contasse com a ajuda de Marple, Tommy, Tuppence, Batle, Pyne e Ariadna, não seriam capazes de capturá-la. É por isso que ela é, e sempre será, a RAINHA DO CRIME.




Comente com o Facebook: