10 de maio de 2016

PROJETO: Lendo a série Rizzoli & Isles da Tess Gerritsen - Vol.1: O CIRURGIÃO



Olá, pessoas lindas!

Hoje dou início ao novo projeto aqui no blog \o/

De janeiro até a semana passada vocês conferiram o projeto LENDO A TORRE NEGRA do STEPHEN KING, e agora é hora de uma nova meta ser cumprida, e escolhi mergulhar nos livros policiais da TESS GERRITSEN. Nesse momento é dada a largada para o projeto LENDO A SÉRIE RIZZOLI & ISLES.

Todas as terças-feiras vocês vão conferir o que achei dos volumes iniciais dessa série, pois comecei a lê-la pelo 8º livro ¬¬. Confiram então como foi conhecer RIZZOLI em seu primeiro aparecimento: O CIRURGIÃO, lançado pela editora RECORD.

O CirurgiãoO CIRURGIÃO (vol. 1)
TESS GERRITSEN
Série: Rizzoli & Isles
Editora: RECORD
Ano: 2011
Nº págs: 386
Gênero: Policial

SINOPSE: Tess Gerritsen, neste livro assustador, narra o rastro de sangue deixado por um assassino cruel. O agressor entra na casa de suas vítimas na calada da noite e segue até o quarto delas. Mergulhadas em sono profundo, as mulheres ignoram que irão acordar para um terrível pesadelo... A precisão com que ele investe contra as mulheres , somada à crueldade de agressão - útero das vítimas é arrancado -, sugere que o responsável pelas atrocidades seja um médico psicopata. Os jornais de Boston passam então a chamá-lo de "O Cirurgião". Em um livro de tirar o fôlego e com descrições minuciosas, a autora nos apresenta a um rico universo de personagens, ao criar um romance de suspense e profundidade inéditos. 

Ah, minha gente, preciso dizer a vocês o quanto fiquei feliz, impressionada, chocada e surpresa com esse primeiro livro. A felicidade ficou por conta do enredo impressionante e impecável, como eu já imaginava por já ter lido alguns livros da TESS. Impressionada fiquei pelas descrições minuciosas e cuidadosas na obra. Nem sempre os autores policiais se aprofundam nos quesitos médicos da trama, e justamente por TESS ter sido médica é que ela o faz tão bem e permite que o leitor leigo saiba do que ela está falando por usar uma linguagem de fácil acesso a nossa realidade. O choque ficou por conta das descrições dos corpos... Ge-Suis!, cheguei a arregalar os olhos! Não que em seus outros livros TESS não aborde a aparência dos corpos das vítimas, mas aqui achei bem pesado, ainda mais pelo fato de a autora ter abordado o tema do estupro na obra. A grata surpresa ficou por conta do assassino, que ganhou voz na obra e apareceu em alguns capítulos para nos revirar o estômago com seu modo de pensar e suas fantasias medonhas :S

Mas nem só de enredo policial se faz o livro policial, determinante para ele ser excelente são seus protagonistas, e claro que pensei ver Rizzoli e Isles logo de cara, e claro que fiquei absolutamente frustrada quando me dei conta que Maura ainda não ia aparecer nesse volume, que trata da apresentação da Rizzoli, que fez meu queixo despencar ao constatar o quanto a protagonista era diferente!

AMO personagens que evoluem, mas é muito difícil isso acontecer nos livros policiais, geralmente, o detetive resmungão sempre o vai ser, o beberrão vai continuar bebendo pela quantidade de volumes que a série tiver, o depressivo vai continuar assim por muitos e muitos volumes mais... É assim que são os tiras nesse gênero literário, personagens fixas que raramente mudam sua personalidade, e como comecei essa série de trás para frente, posso afirmar que Rizzoli teve uma mudança impressionante! Nesse primeiro livro ela é um pouco fraca diante sua família, reprime seus desejos de mulher e está sempre alerta em relação aos policiais homens que trabalham com ela, sempre insatisfeita e achando que eles querem que ela fique para trás. Ok, eles não são bacanas mesmo, mas ela é o tipo de pessoa que não se esforça para se fazer gostar, que não se esforça para participar do grupo, e não se esforça nem para ser colega de serviço. Ela é um tanto grosseira e rabugenta, e diria até que é um tantinho ciumenta e invejosa dos demais, uma personagem que se eu já não conhecesse e tivesse carinho, provavelmente teria ganhado minha antipatia imediata! Fiquei impressionada com o quanto a personagem mudou, evoluiu, se adaptou, se enturmou e amadureceu até chegar no ponto da série que estou, o último livro. Retornar a esse primeiro foi como estar frente a uma adolescente rebelde, inconsequente e chata! Ainda bem que TESS moldou direitinho sua personagem e permitiu que ela crescesse.


Quem ainda não acompanha essa série, pode começar AGORA a conhecê-la! Semana que vem volto para falar sobre o segundo volume, que vai apresentar Maura Isles, a médica legista, minha preferida na dupla. A ansiedade me consome!


Comente com o Facebook:

18 comentários:

  1. Adoro essa serie, quando li O Cirurgiao amei, so a Rizzoli que nao gostei mas como voce disse ela evolui. Agora a Isle eu ja li os 6 primeiros livros e acho que a personagem nao evolui mas é bom ela como uma parceira da Rizzoli.

    Os capitulos do cirurgiao sao maravilhosos, agora estou aguardando ansiosa a resenha do Clube do Mefisto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rafa, juro que não vou ficar brava se a Isles não evoluir, hahahaha, comecei lendo a partir do livro 8 e fiquei louca por ela do jeitinho que ela é, rs.

      Bjs

      Excluir
  2. Mari, fico muito feliz por você ter se decidido a começar essa série, que é a minha preferida. Realmente Rizzoli cresce muito com o decorrer dos anos e é impressionante como ela, que tinha tudo para ser infeliz acaba encontrando seu caminho e Maura, seu oposto, tem uma vida afetiva tão complicada. Me lembro pouco da Maura em O dominador, mas o livro seguinte é bem focado nela.

    http://porquelivronuncaenguica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ro, pois é, li O DOMINADOR louca pra ver a Maura e aí "fréu" ela só aparece no nível profissional mesmo. Fiquei triste, mas o livro foi excelente e Rizzoli já apresentou mudanças. Quero ler logo o 3º livro.

      Excluir
  3. Eu amo essa série, é uma das minhas favoritas. Agora estou começando a ler alguns avulsos dela, mas não chegam mto perto da escrita dela nessa série. Espero muito que vc continue gostando dos livros, e é legal acompanhar a mudança de personalidade das duas personagens principais ao longo dos livros.

    Bjim

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kau, ainda não li nenhum dos avulsos, quero ver se leio algum deles quando finalizar a série.

      Bjs

      Excluir
  4. Projeto legal. Nunca li os livros da autora e não sei se tenho estômago para tantas descrições de crimes tão realistas. Sempre fico impressionada. Interessante poder acompanhar o crescimento de um personagem, Se tiver oportunidade com certeza vou ler.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lu, e é preciso estômago mesmo! Se-nhor, algumas passagens eu até parava de ler pra dar um pequeno tempo para minha poderosa imaginação, hahahhaa.

      Bjs

      Excluir
  5. Amo essa série. Infelizmente já li todos os lançados e fico na agonia de esperar o próximo, mas sempre que posso releio alguns.
    Desejo que você goste tanto quanto eu. Ótima leitura.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Giiii, quero ter todos lidos muito logo! Fiquei com invejinha de ti ;)

      Bjs

      Excluir
  6. Oi. Quero muito essa serie da Tess. Li somente o livro 10 - A Última Vitima, mas já amei o estilo de leitura. E suas resenhas sempre me deixam muito motivada para seguir lendo a serie, gosto de livros que mechem com nossa imaginação de uma forma assustadora. Obrigada. bjs.

    ResponderExcluir
  7. Ah, a Tess é sempre sensa...Não li todos os livros dela e sinceramente não sei a ordem! ahaha Acho que eu deveria procurar saber e reler/ler na ordem certa hahaha Olha, com relação a detetive ser grossa e fechada e tal...Eu até entendo. Muitas vezes mulheres em ambientes mais masculinos se não forem assim não são levadas a sério, entende? hahaha Mas eu tbm gosto de ver um personagem se desenvolver

    ResponderExcluir
  8. Oi!
    Fui conhecer esse livro pela serie de tv Rizzoli & Isles, que assisti e adorei a historia, quando soube que a serie tinha um livro fiquei muito curiosa para ler, e ainda mais tendo o king elogiando, não sabia que a Tess é medico o que achei bem interessante e gostei muito da historia realmente é bem legal quando os personagens evolui e agora que já sei que a Maura não aparece quando for ler não irei ficar decepcionada por não encontrar ela, mas me deixou ainda mais curiosa para poer ler o segundo adoro essa parceria dela duas !!

    ResponderExcluir
  9. Um começo que já mostra para quê a série veio, trazendo ótimos vilões, descrições bem detalhadas e personagens que vão evoluindo e amadurecendo, há muito tempo desejo ler os livros da Tess, ainda conseguirei um dia.
    O assassino ter voz enriquece muito mais a leitura, assim podemos nos chocar com sua frieza e perversidade, Rizzoli mudar tanto e pra melhor é algo que a autora teve o cuidado de pensar e colocar em prática, que venham as outras resenhas dessa série e dos outros livros da Tess!

    ResponderExcluir
  10. Ah, meu Deus! Não sei o que dizer com tamanha emoção da sua resenha, Mari.
    Só uma coisa: a editora poderia diminuir o preço desses livros. Sério, impossível comprar tantos livros com esse valor tão alto kkkkkkk.
    Quero muito conhecer essa série

    ResponderExcluir
  11. Oi queridas, leio Tess desde 2008, sou completamente apaixonada por todos os livros dela ( e literalmente tenho todos!kkk), fico muito ansiosa na espera dos próximos!

    ResponderExcluir
  12. Oi queridas, leio Tess desde 2008, sou completamente apaixonada por todos os livros dela ( e literalmente tenho todos!kkk), fico muito ansiosa na espera dos próximos!

    ResponderExcluir
  13. Amu todos os livros da Tess, meu preferido é Gravidade, mas fico super com a serie Rizzole e Isles, estou lendo Desaparecidas e my God que livro!!!! Nao estou me aguentando dentro da roupa.

    ResponderExcluir

* Deixe seu comentário e me faça feliz :D
* Se você tem um blog, não esqueça de deixar o link.