2 de maio de 2016

RESENHA: ADEUS, MINHA QUERIDA - Raymond Chandler (Ed. Alfaguara)



Olá, pessoas lindas!

Hoje vou falar de um autor que adoro: RAYMOND CHANDLER e o último livro dele relançado pela editora ALFAGUARA: ADEUS, MINHA QUERIDA.

Adeus, Minha QueridaADEUS, MINHA QUERIDA
RAYMOND CHANDLER
Editora: ALFAGUARA              
Ano: 2015
Nº págs: 312
Gênero: Policial

SINOPSE: Durante um caso de rotina, o detetive Philip Marlowe conhece “Moose” Malloy, o Alce, um brutamontes cruel recém-saído da prisão. Malloy está disposto a tudo para encontrar Velma, uma cantora de cabaré com quem mantivera uma relação. Em paralelo, o investigador se vê no meio de um caso de chantagem e assassinato, ligados ao roubo de um colar de jade. Entre videntes charlatões, milionárias insaciáveis e gângsteres implacáveis, as duas investigações aos poucos se unem numa trama só, entremeada de violência e corrupção, bem ao contrário das histórias policiais clássicas, em que o mordomo é quase sempre o culpado. “Não é esse tipo de história”, nos diz Marlowe. “Não é elegante e não é engenhosa. É sombria, e cheia de sangue.

Faz certo tempo que sou fã desse homem e mais tempo ainda que li esse livro, não apenas esse, mas todos os que ele já escreveu. Porém, foi com empolgação que recebi a reedição de seus livros pela ALFAGUARA, que vem fazendo um trabalho primoroso com suas obras e brindando o leitor com prefácios interessantíssimos e cartas finais escritas por CHANDLER que soam até mesmo melhor que o livro. Admito que me contorço de raiva do homem pelo seu esnobismo ao falar mal de autores policiais que amo, como AGATHA CHRISTIE, mas, ao mesmo tempo, sei respeitar seu ponto de vista e sua opinião, afinal, nessas críticas tão ferrenhas, muitas vezes ele soa tão cínico e áspero como seu grande detetive, Marlowe, o que torna impossível não amar CHANDLER, mesmo ele escangalhando alguns grandes autores.

Mas estou aqui para falar de ADEUS, MINHA QUERIDA, que foi um livro incrível, uma leitura deliciosa e um aprendizado soberbo sobre Marlowe, que considerava já saber tudo de sua personalidade pelos livros anteriores, mas aqui meio que descobri que ele sempre se mantém distante de rabos de saia, e não sei, dessa vez senti que não é apenas porque ele gosta de ser um lobo solitário, mas porque ele é medroso mesmo, hehehe. Bom, mas nosso herói teria de ter medo de algo, afinal, sua língua o mete em cada enrascada... E não o vemos sendo menos audacioso por isso ou por levar algumas pancadas, pelo contrário, ele sempre encara de frente qualquer coisa que o façam sentir e está sempre disposto a revidar. E é isso o que mais gosto no detetive, o fato de ele ser tão destemido a ponto de parecer não se importar com sua vida.

Confesso que, para mim, o melhor de ADEUS, MINHA QUERIDA, foi Marlowe. Já li livros do CHANDLER que quase tive um treco por considerar o enredo abismal de tão interessante, bem como os personagens, como foi o caso de A DAMA DO LAGO, porém, dessa vez, no que diz respeito ao enredo, fiquei um tantinho decepcionada, pois pareceu mais do mesmo. Fiquei incomodada por encontrar situações e personagens semelhantes a outros livros, mas fiquei mesmo aborrecida com alguns momentos de morosidade que encontrei durante a leitura, pois Chandler NUNCA é moroso, pelo contrário, os livros dele são devoráveis! Mas, mesmo assim, dei 5 estrelas. Dei 5 estrelas porque amo esse homem e porque mesmo tendo ficado entediada em alguns momentos, Marlowe garantiu (como sempre) um prazer completo, principalmente com seus diálogos, astúcia, audácia e cinismo, sua característica mais marcante e que mais me entusiasma.


CHANDLER é um mestre, seus livros são clássicos da literatura policial, não tem como não amar! Leiam! Mas leiam todos!


Comente com o Facebook:

25 comentários:

  1. Nossa, Mari, se mesmo decepcionada com o enredo você deu 5 estrelas, fico imaginando tamanha qualidade desse livro. Não conhecia o autor, confesso, fiquei bem interessada para ler.
    Você tem o dom de aguçar nossa curiosidade hahaha.
    Adoro livros do gênero e você também, então confio no seu taco.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Naty, obrigada pela confiança.

      Você vai adorar, garanto.

      :*

      Excluir
  2. Eu tenho esse livro no kindle para ler, faz séculos que ta la e ainda não tive a vontade de pegar abrir ele e ler, aliás, nunca li nada desse autor, vamos ver se esse ano tomo coragem pra ler rs

    Bjim

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kau, leia todos, mas A Dama do Lago é meu preferido <3

      Bjs

      Excluir
  3. Não conhecia nada desse autor, acho que é pelo fato de não ter costume de ler livros desse gênero. Pelo que percebi você já leu todos os livros dele, e parece gostar muito, no entanto desse vez a estória ficou muito clichê, por ter semelhas com outros livros,isso de certa forma e desanimador, acho que o autor não soube aproveitar a trama, fiquei bastante curiosa para saber mais sobre esse livro, apesar dos pontos negativos, me pareceu ser bem bacana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lana, Chandler é um autor incrível! Pode conferir que você vai adorar!

      Excluir
  4. Conhecia o autor mas não conhecia o livro mas me empolguei com sua resenha. Já está anotado na listinha de livros para ler.

    ResponderExcluir
  5. Não conheço o autor, ele parece ótimo. Não leio muitos livros policiais, mas este me interessou. Gosto quando os personagens são audaciosos e principalmente um pouco cínico.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lu, se você gosta de personagens assim, prepare-se para morrer de amores pelo Marlowe... Um dos melhores detetives de todos os tempos! <3

      Excluir
  6. Oi!
    Ainda não li nada do Raymond Chandler, mas lendo a resenha fiquei bem curiosa para poder conhecer sua escrita pois esse é um gênero que gosto muito e gostei desse livro, achei o enrende interessante e a historia bem escrita e quero dar uma olhada na resenha de A Dama do Lago !!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Su, A Dama do Lago é fantástico! Leia a resenha e o livro também ;)

      Bjs

      Excluir
  7. oi tudo bem..
    Ainda nao li esse ou qualquer livro do autor,tb nao tnho visto muitas resenha desse livro ,mas pela sua resenha achei bem interessante o conteudo e fiquei curiosa pra ler,espero que eu goste dele..
    bjo e muito sucesso.

    ResponderExcluir
  8. Li apenas um livro do Chandler e quero ainda ler todos, esse é um dos que estão na lista de futuras leituras.
    Deu para ver como você gosta do autor e é muito bom quando isso acontece, ficamos viciados na narrativa, nas estórias criadas e mesmo quando é um pouco abaixo do que estamos acostumados, continuamos gostando.
    O ponto forte é o detetive Marlowe que é destemido e continuando resolvendo todo o tipo de casos, quero saber se ele supera esse medo aí de mulheres, rs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. David, garanto, quando você ler algum dos livros dele, vai ficar doido pelo Marlowe, é o detetive mais foda ever! Hahahaha

      Bjs

      Excluir
  9. Não li nada desse autor ainda, mas pretendo. Ouço muitos elogios e já tenho alguns na lista. Vou ler em breve e espero gostar.

    ResponderExcluir
  10. Não conhecia esse autor, talvez por ler muito romance, não conheço muitos autores de outros genêros, mas estou mudando um pouco isso, estou começando a ler um pouco de suspense e policial, vou colocar esse na lista, por que você me fez querer conhecer esse autor rs


    ResponderExcluir
  11. Olá. Não conhecia esse autor e me senti um peixe fora d'agua por isso...Mas adorei sua resenha e fiquei super empolgada para ir atras das obras desse autor, pois amo livros policiais, com um enredo bem escritos e que prendem na leitura de uma forma inimaginável. Como não conhecia o autor olhando a capa desse livro, achei que se tratasse de outro tema. Amei! Já adicionado a minha lista de desejados. Muito obrigada. bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maaaa e não deixe de ler A Dama do Lago, para mim é o melhor dele! <3

      Bjs

      Excluir
  12. Eu sinceramente não consigo me lembrar se já li algum livro dele, mas fiquei um pouco chateada de saber que tem momentos lentos nesse livro. Gosto de livros policiais pq costumo devorar eles, mais ou menos como aconteceu com Gataca, o ultimo policial que eu li.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Feeer, Gataca do Franck Thilliez? Se for... OMG, melhor livro EVER! Sou louca por esse homem. Vivo mandando email pra Intrínseca pedindo por mais.

      Bjs

      Excluir
  13. Boa tarde,em primeiro lugar,parabéns pelo blog.Sou muito fã de Raymond Chandler,já li todos seus livros(pena serem tão poucos...)e gosto de todos mas meu preferido é O Longo Adeus,que eu acho que extrapola o universo do romance policial.Não sabia desse relançamento da sua obra pela ALFAGUARA,acho que vou comprar todos outra vez rsrs

    ResponderExcluir

* Deixe seu comentário e me faça feliz :D
* Se você tem um blog, não esqueça de deixar o link.