5 de maio de 2016

INDICAÇÃO: EU VEJO KATE - Cláudia Lemes



Olá, pessoal!

Quinta-feira é dia de indicação e hoje vou tentar convencê-los a ler um livro FANTÁSTICO: EU VEJO KATE da CLÁUDIA LEMES.

Eu vejo KateEU VEJO KATE
CLÁUDIA LEMES
Editora: - (em 2015 relançado pela Empíreo)              
Ano: 2014
Nº págs: 300
Gênero: Policial

SINOPSE: A jovem, porém deprimida e instável escritora Kate Dwyer mergulha numa investigação sobre um famoso assassino em série para produzir sua biografia póstuma. Ao revisitar os bárbaros homicídios conduzidos por um homem que aterrorizou sua cidade natal, Kate esbarra em segredos antigos e poderosos, que ameaçam não apenas sua sanidade, mas sua vida. Com a ajuda de um ex agente federal com mistérios próprios e métodos assustadores, ela luta para salvar-se, enquanto desconfia de todos ao seu redor. Eu Vejo Kate é uma obra policial que oferece um insight brutal e verossímil sobre a mente de assassinos em série e as pessoas que dedicam suas vidas a compreendê-los. O livro abandona mitos hollywoodianos e não suaviza por um segundo a narrativa dos pensamentos violentos e sexuais que cercam a mente humana. Sua narrativa, contada do ponto de vista do próprio serial killer morto, da escritora, e do profiler, revela peças de um quebra cabeça que quando completo, assombrará o leitor por noites e mais noites.

Tomei conhecimento do livro através da Kauzinha, leitora aqui do blog, que me falou dele em uma caixa de correio, ainda no ano passado (!!!!). Imediatamente fui atrás dele no Skoob e consegui em uma troca, mas acabei deixando de lado. Esse ano, como fiz o post de 20 livros policiais para ler em2016, resolvi que era hora de colocá-lo na lista e tomar vergonha e fazer a leitura, e, meu Deus!, que leitura!

O livro é contado em primeira pessoa através de 3 personagens: Kate, a escritora, Ryan, ex-agente do FBI, e Nathan, serial killer já morto(!!!!!) Sim, minha gente, pasmem, um dos narradores é um espírito, e vou dizer, foi justamente por causa dele que achei o livro magnífico!

Nathan não é um assassino bonzinho, pelo contrário, ele é cruel e impiedoso e por mais que em algumas passagens possamos pensar que ele é humano, lá no fundo sabemos que ele não é, e não é pelo fato de estar morto, é por sua natureza assassina e pelos seus delírios, anseios e desejo de morte. Ele é um cara mal, mas é um narrador incrível, um narrador que deveria ter ganhado ainda mais espaço na trama e que me chocou com sua forma de pensar e enxergar a vida e aos próximos.

Kate é uma mistura de mocinha tola com heroína inteligente, mas não é o tipo de protagonista que me faz suspirar, assim como Ryan, que foi um policial comum, como os que existem nos milhares de livros policiais, contudo, o personagem cumpre seu papel e desempenha corretamente sua função de investigar e proteger.

O enredo não é dos mais brilhantes e o assassino é passível de ser descoberto bem antes da hora. Na verdade, a gente o descobre por um mero chute (um dia vou dar A dica de como descobrir os assassinos nos livros policiais, já reparei que em 90% das vezes acerto por me embasar pelos mesmos critérios). Mas não pensem que não existem surpresas ao final. Por mais que tenhamos na mente “É FULANO”, uma situação acontece e a gente fala: “PUTA MERDA! MAS X ESTÁ ENVOLVIDO!” E aí é que vem o bizarro do livro, que não está em desvendar culpados, mas sim ter estômago para compreender motivos.


Já falei algumas vezes em resenhas de livros policiais e vou repetir aqui: ADORO quando os autores não tentam fazer finais mirabolantes e apresentar culpados improváveis só para surpreender o leitor. Gosto de autores que seguem sua história, que a enriquecem com elementos e situações, e que colocam como culpado o personagem pertinente para sê-lo, mesmo que esse seja óbvio, e é o que CLÁUDIA fez em EU VEJO KATE. Quase não há surpresa nos culpados; a angústia do leitor fica por conta das situações que eles criam e pelo mal que semeiam, e como já li muitos livros policiais, posso dizer que EU VEJO KATE foi um dos mais pesados que li. Estupro, mutilação, violência (física e psicológica), são apenas algumas das situações que o livro apresenta. O melhor dele? Autora brazuca! Sim, galera, brasileiríssima! Espero que tenha convencido-os a ler essa maravilha. CONFIRAM!


Comente com o Facebook:

13 comentários:

  1. Estou louca para ler esse livro, só li críticas falando super bem dele. Ainda mais que amo livros policiais. Além de que a capa é linda!!!!
    Depois da sua indicação, com certeza vou ler. Só preciso arranjar dinheiro... rsrs
    Já está anotado.
    Bjss

    http://umolhardeestrangeiro.blogspot.com.br/2016/04/sorteio-draco-marcadores.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eba, Carol, fiquei mega feliz de saber que você gostou \o/ Depois volta pra contar o que achou da leitura ;)

      Bjs

      Excluir
  2. Amei sua resenha flor, vc resumiu bem uma boa parte do que eu achei do livro. Eu tinha descoberto antes tbm quem era o culpado, aliás, um dos culpados né, o outro me surpreendeu. Achei o livro pesado sim, mas como diz a Claudia no começo do livro, livro sobre assassinato, psicopata e crimes não dá pra se suavizar, ou vc tenta retratar a realidade do crime ou não retrata e ela resolveu ser fiel nisso e confesso que gostei mais dela por isso, por se ater a realidade nessa parte.

    Bjim e obrigada pela resenha maravilhosa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kau, minha linda, eu que lhe agradeço por ter me indicado esse livro fantástico! Espero por mais indicações suas ;)

      Bjs

      Excluir
  3. Ouço muitos elogios sobre esse livro e a cada resenha me vontade de ler aumenta. Vou adicionar a minha lista e espero ler em breve. Adoro livros desse gênero e espero que não seja uma decepção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gi, não será uma decepção, prometo! Você vai amar! Depois que ler, volta pra contar o que achou.

      Bjs

      Excluir
  4. Gosto de historias em primeira pessoa e achei interessante o fato de um dos narradores ser um espirito, parece que fez a diferença. Como você citou o livro possui estupro, mutilação e violência física, sempre fico receosa de ler algo com este conteúdo, mas adorei o fato da autora ser brasileira então seria um elemento a favor da leitura. Quem sabe eu animo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lu, vou torcer para você se animar e dar uma chance, é realmente ótimo!!!

      Bjs

      Excluir
  5. Olá.
    Amei a dica, pois estou numa fase de ler tudo do gênero policial. Não conhecia o livro, mas a sinopse me agradou e sua resenha me deixou animada para ler essa obra. Talvez até outros livros do autor. Vou pesquisar no Skoob. Com certeza ótimos momentos de leitura deve proporcionar. Obrigada. Bjs.

    ResponderExcluir
  6. UMA BRASILEIRA ESCREVENDO UM LIVRO POLICIAL SENSA??? Já quero, de verdade. Mim dá. Brincadeira a parte haha, achei bem inusitado o serial killer ser também um narrador e acho q principalmente por isso eu fiquei bem curiosa pela resenha. É um livro que, sem duvida, eu leria.

    ResponderExcluir
  7. Oi!
    Ultimamente estou vendo muitos comentários positivos sobre essa historia que me deixou bem curiosa para poder ler, achei bem interessante temos um espirito como narrador e achei interessante que mesmo descobrindo o assassino o autora ainda consiga nos surpreender, fiquei curiosa sobre a dica !!

    ResponderExcluir
  8. Pronto, me convenceu a ler!
    Já tinha visto alguma coisa sobre o livro, mas não parado para ler uma resenha mais aprofundada igual a sua foi, um dos narradores ser o assassino e morto deixa tudo mais interessante, mesmo que policial não seja tão empolgante e a versão de Kate também não surpreenda muito, a autora se manteve coerente e colocou o culpado que o leitor desconfia ou chega perto de adivinhar, a parte de ser o mais pesado também me faz querer ler por representar querendo ou não uma parte da realidade que vivemos, vou procurar mais sobre o livro. Um livro pesado e um dos meus favoritos é No Escuro, sensacional! Apenas lembrei por ter tido que esse também é bem forte. Por fim só posso falar que sejam publicados mais livros como Eu Vejo Kate e que haja valorização da literatura nacional, temos sim bons escritores essa é a prova.

    ResponderExcluir
  9. Mari, que Nathan é esse? MEU DEUS!
    Fiquei aqui estagnada e desejando conhecer esse vilão. Adoro aqueles piores e mais cavernosos.

    ResponderExcluir

* Deixe seu comentário e me faça feliz :D
* Se você tem um blog, não esqueça de deixar o link.