12 de maio de 2016

INDICAÇÃO: PRIMEIROS CONTOS DE TRUMAN CAPOTE - Truman Capote (Ed. José Olympio)



Boa tarde, pessoal!

Quinta-feira é dia de INDICAÇÃO, aquele post mais curtinho em que falo de um livro que vocês DEVEM ler sem falta e que vai modificar a vida de vocês, e o escolhido de hoje foi PRIMEIROS CONTOS DE TRUMAN CAPOTE do TRUMAN CAPOTE, lançado mês passado pela editora JOSÉ OLYMPIO.


Primeiros contos de Truman CapotePRIMEIROS CONTOS DE TRUMAN CAPOTE
TRUMAN CAPOTE
Editora: JOSÉ OLYMPIO             
Ano: 2016
Nº págs:160
Gênero: Contos

SINOPSE: Reunião de contos inéditos, descobertos em 2013, na Biblioteca Pública de Nova York. Textos curtos e fortes, que já demonstram o talento para narrar histórias e a capacidade de empatia do autor, que se tornaria um dos mais importantes escritores do século XX com os emblemáticos Bonequinha de luxo e A sangue frio. Se os contos encontrados neste livro pudessem ser lidos como cinema, nos remeteriam aos filmes de Lucrecia Martel: as cenas são cotidianas e quase banais, mas ao entrar nas histórias, a sensação é de uma constante tensão. A atenção ao detalhe pareceria sem importância se não fosse um dos motores para sentirmos uma catástrofe iminente, que pode ser desencadeada a qualquer momento ou até não acontecer. De todo modo, ficamos muito próximos dos personagens e nos identificamos com eles, como se o autor tocasse na vida sem tentar explicá-la.

Tenho alguns livros do CAPOTE aqui em casa, mas nunca li nenhum deles, e acho que fiz bem, pois, pelo visto, comecei-os pela ordem cronológica correta, já que aqui temos seus primeiros contos escritos.

Já ouvi falar muito no autor por causa de seu A SANGUE FRIO, mas jamais o imaginei tão brilhante como foi. Cada conto me surpreendeu, pois nenhum deles acabou como imaginei, e achei isso fantástico! CAPOTE iniciava seus contos e me fazia crer que os levaria para um determinado caminho, mas quando os finalizava, criava um final tão fantástico e inimaginável que me fazia soltar pequenos sorrisos bobos.


Para mim, o melhor conto do livro foi ISTO É PARA JAMIE, cheguei a chorar com o relato e fiquei muito impressionada pelo fato de o autor ter conseguido me tocar em tão poucas páginas, e isso é algo que surpreende MUITO, pois todos os contos são demasiados curtos, mas todos eles provocam algum tipo de reação e não permitem a indiferença. Um escritor tem que ter muito dom com as palavras para poder provocar grandes reações nos leitores com tão poucas palavras, e agora sei que CAPOTE é esse grande autor. Preciso correr para ler mais coisas dele. Leiam vocês também ;)



Comente com o Facebook:

10 comentários:

  1. Eu gosto muito de começar as ordens de leitura de um autor seguindo a ordem cronológica deles, isso te possibilita seguir o amadurecimento da escrita e da criatividade do autor, ou o declínio do mesmo, estou fazendo isso com a Agatha Christie e estou gostando bastante.

    Bjim

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kau, vc está realizando meu sonho em relação a Agatha, meu maior desejo é reler tudo dela em ordem cronológica e de detetive <3

      Bjs

      Excluir
  2. Infelizmente contos não fazem muito meu estilo, mas esse me deixou animada em ler. Tomara que eu goste e possa ler mais do mesmo.
    Obrigada pela indicação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas, Gi, contos são mara *____* Você precisa dar mais chances a eles. Esse livro foi incrível!

      Bjs

      Excluir
  3. Oi, Mari.
    Bom demais pegar um livro que ainda nos emociona. Fiquei com vontade de ler para conhecer.

    ResponderExcluir
  4. Concordo quando você diz que o autor tem que ter o dom para transmitir tudo que deseja em poucas paginas. Não curto muito contos, quando gosto da historia sempre fico querendo mais.

    ResponderExcluir
  5. Oi.
    Não conhecia esse autor, mas por suas palavras, as obras devem ser muito interessantes. Se houver oportunidade, darei uma chance a seus livros. Mas prefiro ler algumas resenhas primeiro. Obrigada pela dica. Bjs

    ResponderExcluir
  6. Oi! Não conhecia o autor! Amei saber que ele é tão bom, mas a principio nao pretendo ler nada dele, pq não costumo me dar muito bem com contos! :/ Todos os livros dele são contos? Não consegui entender isso ://

    ResponderExcluir
  7. Oi!
    Fui conhecer os livros do Capote recentemente, mas ainda não tive oportunidade de ler, porem estou bem curiosa para poder conhecer sua escrita e como esse é um livro de contos com poucas paginas quero começar por ele !!

    ResponderExcluir
  8. Indicação valiosa essa, em poucas linhas deu para perceber o quanto você aproveitou a leitura.
    Realmente um escritor precisa saber muito bem usar as palavras e criar estórias, personagens para que nos emocione, fazendo com que fiquemos envolvidos com os acontecimentos e Truman sabe fazer isso com maestria, vou atrás desse livro e depois dos outros do autor.

    ResponderExcluir

* Deixe seu comentário e me faça feliz :D
* Se você tem um blog, não esqueça de deixar o link.