18 de fevereiro de 2016

INDICAÇÃO: 3 livros do Grupo COMPANHIA DAS LETRAS



Oi, pessoal!

Como estão?

Dei uma sumida essa semana para colocar minhas séries de TV em dia e para terminar os livros que já estavam começados há algumas semanas, mas hoje não poderia deixar de vir fazer um post de indicação, e vou falar sobre três livros incríveis do GRUPO COMPANHIA DAS LETRAS que li e adorei.



A Revolução dos BichosA REVOLUÇÃO DOS BICHOS
GEORGE ORWELL
Editora: CIA DAS LETRAS              
Ano: 2007
Nº págs: 147
Gênero: Sci Fi

SINOPSE: Verdadeiro clássico moderno, concebido por um dos mais influentes escritores do século 20, "A Revolução dos Bichos" é uma fábula sobre o poder. Narra a insurreição dos animais de uma granja contra seus donos. Progressivamente, porém, a revolução degenera numa tirania ainda mais opressiva que a dos humanos. Escrita em plena Segunda Guerra Mundial e publicada em 1945 depois de ter sido rejeitada por várias editoras, essa pequena narrativa causou desconforto ao satirizar ferozmente a ditadura stalinista numa época em que os soviéticos ainda eram aliados do Ocidente na luta contra o eixo nazifascista. De fato, são claras as referências: o despótico Napoleão seria Stálin, o banido Bola-de-Neve seria Trotsky, e os eventos políticos - expurgos, instituição de um estado policial, deturpação tendenciosa da História - mimetizam os que estavam em curso na União Soviética. Com o acirramento da Guerra Fria, as mesmas razões que causaram constrangimento na época de sua publicação levaram A Revolução Dos Bichos a ser amplamente usada pelo Ocidente nas décadas seguintes como arma ideológica contra o comunismo. O próprio Orwell, adepto do socialismo e inimigo de qualquer forma de manipulação política, sentiu-se incomodado com a utilização de sua fábula como panfleto.

Acredito que eu tenha sido uma das últimas pessoas a ler A REVOLUÇÃO DOS BICHOS, mas quando o fiz o saboreei em cada momento. Não sei se quem já leu teve o mesmo pensamento que o meu, mas achei que ORWELL previu a situação brasileira “atual”. No livro temos os porcos lutando por seus companheiros, dizendo que são iguais a eles e que querem uma fazenda igualitária, sem privilégios e com os mesmos direitos e deveres para todos, não demora muito para os porcos colocarem as manguinhas de fora, deixarem os colegas trabalhando o dobro de antes e acharem que merecem diversos privilégios. É um jogo político através das palavras e da imposição. Não consegui ler o livro sem pensar em um certo sindicalista que lutou pelos companheiros, desejando a igualdade e nenhuma regalia, mas que hoje goza de fortuna e riqueza, conseguida com o suor dos companheiros que pagam impostos. Um livro BRILHANTE! Demorei a conferir, mas acho que o fiz no momento certo.



A Ilha do Dr. MoreauA ILHA DO DR. MOREAU
H.G. WELLS
Editora: ALFAGUARA              
Ano: 2012
Nº págs: 170
Gênero: Sci-Fi

SINOPSE: À deriva, sem esperanças de sobreviver em alto mar, Charles Prendick é resgatado por um navio em missão das mais incomuns: levar a uma pequena ilha no Pacífico algumas espécies de animais selvagens. Ainda debilitado, Prendick é obrigado a desembarcar na ilha junto com o carregamento. Lá, ele conhece a figura do dr. Moureau, um cientista que, exilado por suas pesquisas polêmicas na Inglaterra, realiza experimentos macabros com seus animais. Uma parábola sobre a teoria da evolução, também uma mordaz sátira social, "A ilha do dr. Moreau" é um romance que, mais de cem anos após sua publicação original, permanece com a mesma força da surpresa e do horror.

A ILHA DO DR. MOREAU foi mais um clássico que demorei a ler e fiquei um tanto quanto perturbada quando o fiz. Por alguma razão, tinha uma ideia completamente diferente sobre o enredo. Para mim, Moreau seria um vampiro disfarçado de médico. Acho que fiquei com isso em mente por causa da capa. Mas fiquei ASSOMBRADA e HORRORIZADA com a verdadeira natureza do doutor, com seus experimentos e a forma de enxergar e pensar sobre a vida. Sempre achei que esse seria um livro de terror com algo de sobrenatural, mas me deparei com o horror em sua forma mais pura: a possível, a real, a experimental. Quem tem curiosidade de conhecer, pode se jogar na leitura, que é rápida, dinâmica e ao mesmo tempo assombrosa. Sem dúvida um dos livros mais surpreendentes que li na vida! CHOQUE puro!



Causas Nada NaturaisCAUSAS NADA NATURAIS
P.D. JAMES
Editora: CIA DAS LETRAS
Ano: 2011
Nº págs: 280
Gênero: Policial, Suspense

SINOPSE: Adam Dalgliesh, o brilhante inspetor da Scotland Yard, resolve tirar uns dias de descanso após resolver um caso muito difícil, que mobilizou a opinião pública britânica. Além disso, seu relacionamento com a namorada chegou a um ponto que não permite mais adiamentos: ou eles se casam ou cada um seguirá o seu rumo. Assim, ele resolve se retirar para a casa da tia — sua única parente viva —, na pequena comunidade de Monksmere Head, na costa do Condado de Suffolk, região em que terra e mar parecem travar uma guerra há séculos. Mas o intuito de Dalgliesh é desfeito na manhã de sua chegada. Um grupo de habitantes locais, composto de escritores, dramaturgos e críticos literários, bate à sua porta para aconselhar-se sobre o desaparecimento de Maurice Seton, romancista policial de fama moderada que após o suicídio da mulher herdara uma fortuna avaliada em 200 mil libras. A secretária de Seton acabara de receber um manuscrito que dava todas as pistas de que alguém estava tentando se passar por ele. Mas, antes que o grupo vá embora, um inspetor da polícia local traz a notícia: Seton foi encontrado morto em um barco à deriva, com as mãos cortadas na altura do punho. Mesmo que a autópsia diga que foi uma morte por causas naturais, o entorno de Seton, que acumulou vários inimigos e cuja família se resume a um meio irmão distante, leva Dalgliesh a acreditar num crime premeditado e astuciosamente elaborado. Para solucioná-lo, precisará se dividir entre Londres e Monksmere, além de pôr em prática suas faculdades múltiplas: será um pouco psicólogo, um pouco filólogo e outro tanto historiador do crime.


CAUSAS NADA NATURAIS foi meu primeiro contato com a autora. Aqui temos um escritor de livros policiais que morre da mesma forma que a vítima do romance que estava escrevendo. A história é bem do tipo que gosto, um grupo de pessoas suspeitas e a narrativa girandp em torno de desvendar o passado e o psicológico dessas pessoas. Sim, eu compararia a autora a AGATHA CHRISTIE e colocaria as duas no mesmo nível de excelência, ao menos por esse meu primeiro contato. Não nego que o livro tem uma fonte terrível, que cansa os olhos durante a leitura, mas o enredo é tão instigante que é possível deixar isso de lado e concluir a leitura em uma só sentada. Além da morte do autor, temos também que solucionar o misterioso assassinato de um gatinho. O final, quando revela o criminoso, é até óbvio e sem surpresas, mas a carta que este deixa, explicando todos os motivos pelo qual cometeu o crime... Ah!, essa foi soberba!


Espero que vocês curtam as indicações de hoje ;)


Comente com o Facebook:

15 comentários:

  1. Li "Revolução dos Bichos" tem uns três anos, nunca odiei tanto algum bicho - Napoleão-. A analogia que o George Orwell faz com o socialismo e a ditadura stalinista é brilhante. Eu li o livro em algumas horas, consultei referências, ri, passei raiva, me indignei, me emocionei, e por fim, indico o livro para todas as pessoas. O livro era emprestado, mas depois de terminar a leitra não me conformei enquanto não adquiri o meu.
    Os outros livros que você mencionou eu não conhecia, mas gostei da premissa.
    "A ilha do Dr. Moreau" fala sobre a Teoria da Evolução, essa por sua vez, muito me intriga, e o fato de ser um horror palpável e real deixa o livro mais digno de leitura (e com um toque de tensão).
    Livros de suspense tem um lugar no meu coração, não é meu gênero favorito, mas quando começo um a história me prende até o final. "Causas nada naturais" já me agradou pela premissa, morte de autor assim como seu personagem? Com certeza isso me interessa (e posso dar uma de Sherlock e tentar descobrir quem cometeu o crime :P).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Joicy, Napoleão e seu cinismo foram mesmo duro de engolir. Entendo seus sentimentos pq tive todos eles. Foi revoltante!

      A Ilha do Dr. Moreau achei horripilante, se-nhor.

      Hahahaha, adoro brincar de tentar descobrir quem cometeu o crime também. Acho essencial que o livro policial permita o leitor fazer isso.

      Bjs

      Excluir
  2. Nunca li esse de A revolução porque tive uma professora que contou o livro pra turma e perdi toda a vontade de ler. Iria saber demais e nem conferi. Não sei se pego algum dia...
    Os outros dois não conhecia e as sinopses são bem tensas, parece bom. Gostei mais desse ultimo, acho que seria uma leitura de favoritos pra mim porque com a sinopse parece ser do tipo que amo ler.
    Boas dicas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas como assim? Ela contou TUDO? Ai, senhora spoiler, merecia uma bronca! Hahahaha.

      Bjs

      Excluir
  3. Mari, mas é claro que amei as indicações de hoje, né? :)
    Não li nenhum destes citados, porém tenho uma grande curiosidade em ler todos, em especial, A Revolução dos Bichos que parece ter uma história bem interessante em abordar uma situação em que hoje estamos vivenciando. Adorei!
    Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Le, leia, e veja se não consegue enxergar nossa situação também. Ai, Deus, é triste ver essa realidade escancarada. Adoro esse livros atemporais.

      Bjs

      Excluir
  4. Mari!
    Li apenas A revolução dos bichos e assisti o filme da Ilha do Dr. Monroe e gostaria de ler o livro.
    Muito boas indicações.
    “O início da sabedoria é a admissão da própria ignorância. Todo o meu saber consistem em saber que nada sei.” (Sócrates)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    Top Comentarista fevereiro, 4 livros e 3 ganhadores, participe!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rudy, preciso assistir essa adaptação de Dr. Moreau, um monte de gente me falou dela, estou curiosa.

      Bjs

      Excluir
  5. É esse justamente o defeito da PD James que me fez afastar de seus livros: os finais são muito previsíveis, geralmente o culpado é o principal suspeito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai, Ro, é verdade, mas achei que o motivo compensou a solução fácil do culpado.

      Bjs

      Excluir
  6. Oi Mari! Morrendo de vergonha aqui, não li nenhum dos livros. Eu já conhecia, mas cadê que lembro de comprar quando passo na livraria. Amei as dicas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha, é sempre assim. Às vezes fico louca por um livro que vejo em um blog, marco nos desejados e esqueço de ficar sempre de olho pra ver o valor. Fico P* comigo quando isso acontece, rs. Entendo você completamente, rs.

      Bjs

      Excluir
  7. A REVOLUÇÃO DOS BICHOS é muito boa, cara eu juro que eu imaginei o Stalin (é o Stalin não é?, faz tanto tempo que li, lol), e resto, como os personagens, muito bom!

    ResponderExcluir
  8. Orwell é muito bom mesmo, tenho que ler esse ainda, mas o 1984 dele é fabuloso.

    ResponderExcluir
  9. Adorei suas indicações. Já li A revolução dos bichos 2x e acho tão sensacional. Li 1984 dele tb e amei.
    Bem os outros livros não li nem conhecia.
    Não costumo ler livros de terror, mas esse me soou meio O médico e o monstro, e eu gostei desse então fiquei curiosa, apesar de achar que sua indicação é mais assombrosa.
    Adoro policial e gostei de saber desse livro e se é tipo Agatha Christie sei que vou gostar. Achei parecido com uns livros que li da Tess Gerritsen tb.
    Adorei suas indicações e pretendo do ler ;)

    ResponderExcluir

* Deixe seu comentário e me faça feliz :D
* Se você tem um blog, não esqueça de deixar o link.